Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAGÓN, Rosane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674
Resumo: Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.
id UFMT-3_b24d6d209ceb9ce5ff9630ef9dc4c6d1
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3674
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em redeInteração. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede.Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.Universidade Federal de Mato Grosso2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367410.29286/rep.v25i59/1.3674Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 261-2752238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674/2572ARAGÓN, Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3674Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
spellingShingle Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
ARAGÓN, Rosane
Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.
interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede.
title_short Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_full Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_fullStr Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_full_unstemmed Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
title_sort Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
author ARAGÓN, Rosane
author_facet ARAGÓN, Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAGÓN, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.
interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede.
topic Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.
interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede.
description Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674
10.29286/rep.v25i59/1.3674
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i59/1.3674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674/2572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 261-275
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i59/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216023633920