Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674 |
Resumo: | Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede. |
id |
UFMT-3_b24d6d209ceb9ce5ff9630ef9dc4c6d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3674 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em redeInteração. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede.Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede.Universidade Federal de Mato Grosso2016-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367410.29286/rep.v25i59/1.3674Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 261-2752238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674/2572ARAGÓN, Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3674Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
spellingShingle |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede ARAGÓN, Rosane Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede. interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede. |
title_short |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_full |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_fullStr |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_full_unstemmed |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
title_sort |
Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede |
author |
ARAGÓN, Rosane |
author_facet |
ARAGÓN, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAGÓN, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede. interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede. |
topic |
Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede. interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede. |
description |
Este artigo discute os processos de interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas, definidas enquanto microecossistemas cognitivos que oferecem condições estruturantes para as aprendizagens. Exploramos as ideias de interação interindividual e mediação distribuída para a aprendizagem em rede, que servem de base para a análise das interações de um grupo de estudantes na vivência da arquitetura pedagógica Debate de Teses. Os resultados evidenciam que a criação de um espaço estruturante de debates favoreceu a problematização dos conhecimentos dos alunos, o confronto de ideias que as desestabiliza e também ofereceu condições para a reconstrução das formas de apropriação dos conteúdos.Palavras-chave: Interação. Mediação Distribuída. Arquiteturas Pedagógicas. Aprendizagem em Rede. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674 10.29286/rep.v25i59/1.3674 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i59/1.3674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3674/2572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 261-275 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i59/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216023633920 |