Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Estudo (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014 |
Resumo: | Este artigo apresenta a segunda etapa de uma pesquisa que visou a investigar as estratégias de mediação realizadas por crianças em situações de interação no contexto de sala de aula. Também intentou envolver os professores, através de colaboração e intervenção. O estudo, de base etnográfica, foi desenvolvido em duas escolas do município de Fortaleza, das quais uma era particular e outra, filantrópica. Os procedimentos envolveram observações e vedeogravações das atividades discursivas das crianças no cotidiano de sala de aula quando realizavam conjuntamente tarefas escolares, para posterior análise microgenética. Ao tentar resolver as atividades escolares, as crianças expressavam seus pensamentos, reorganizavam suas ações e buscavam modos viáveis e eficientes para solucionar os problemas. Foram percebidas as peculiaridades de entonação e expressão da linguagem, bem como formas de liderança e modos de legitimação da posição enunciativa de cada criança que reafirmam os processos subjetivos em curso no espaço interativo da sala de aula. |
id |
PUC_RIO-24_8d2f6b04ca2e23a59320a137d3f1d4e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-73722010000100014 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-24 |
network_name_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de FortalezaInteraçãomediação semióticaaprendizagemEste artigo apresenta a segunda etapa de uma pesquisa que visou a investigar as estratégias de mediação realizadas por crianças em situações de interação no contexto de sala de aula. Também intentou envolver os professores, através de colaboração e intervenção. O estudo, de base etnográfica, foi desenvolvido em duas escolas do município de Fortaleza, das quais uma era particular e outra, filantrópica. Os procedimentos envolveram observações e vedeogravações das atividades discursivas das crianças no cotidiano de sala de aula quando realizavam conjuntamente tarefas escolares, para posterior análise microgenética. Ao tentar resolver as atividades escolares, as crianças expressavam seus pensamentos, reorganizavam suas ações e buscavam modos viáveis e eficientes para solucionar os problemas. Foram percebidas as peculiaridades de entonação e expressão da linguagem, bem como formas de liderança e modos de legitimação da posição enunciativa de cada criança que reafirmam os processos subjetivos em curso no espaço interativo da sala de aula.Universidade Estadual de Maringá2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014Psicologia em Estudo v.15 n.1 2010reponame:Psicologia em Estudo (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:PUC_RIO10.1590/S1413-73722010000100014info:eu-repo/semantics/openAccessColaço,Veriana de Fátima RodriguesChaves,Hamilton VianaJucá,Ana Cleide BarrosTeixeira,Paulo André SousaAlves,Ricardo Rilton NogueiraSá,Ticiana Santiago depor2010-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-73722010000100014Revistahttps://www.scielo.br/j/pe/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevpsi@uem.br1807-03291413-7372opendoar:2010-05-19T00:00Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
title |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
spellingShingle |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues Interação mediação semiótica aprendizagem |
title_short |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
title_full |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
title_fullStr |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
title_sort |
Inter(ação) social nos contextos de pesquisa/intervenção em escolas de Fortaleza |
author |
Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues |
author_facet |
Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues Chaves,Hamilton Viana Jucá,Ana Cleide Barros Teixeira,Paulo André Sousa Alves,Ricardo Rilton Nogueira Sá,Ticiana Santiago de |
author_role |
author |
author2 |
Chaves,Hamilton Viana Jucá,Ana Cleide Barros Teixeira,Paulo André Sousa Alves,Ricardo Rilton Nogueira Sá,Ticiana Santiago de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colaço,Veriana de Fátima Rodrigues Chaves,Hamilton Viana Jucá,Ana Cleide Barros Teixeira,Paulo André Sousa Alves,Ricardo Rilton Nogueira Sá,Ticiana Santiago de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação mediação semiótica aprendizagem |
topic |
Interação mediação semiótica aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta a segunda etapa de uma pesquisa que visou a investigar as estratégias de mediação realizadas por crianças em situações de interação no contexto de sala de aula. Também intentou envolver os professores, através de colaboração e intervenção. O estudo, de base etnográfica, foi desenvolvido em duas escolas do município de Fortaleza, das quais uma era particular e outra, filantrópica. Os procedimentos envolveram observações e vedeogravações das atividades discursivas das crianças no cotidiano de sala de aula quando realizavam conjuntamente tarefas escolares, para posterior análise microgenética. Ao tentar resolver as atividades escolares, as crianças expressavam seus pensamentos, reorganizavam suas ações e buscavam modos viáveis e eficientes para solucionar os problemas. Foram percebidas as peculiaridades de entonação e expressão da linguagem, bem como formas de liderança e modos de legitimação da posição enunciativa de cada criança que reafirmam os processos subjetivos em curso no espaço interativo da sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-73722010000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo v.15 n.1 2010 reponame:Psicologia em Estudo (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Psicologia em Estudo (Online) |
collection |
Psicologia em Estudo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Estudo (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revpsi@uem.br |
_version_ |
1752127904996655104 |