Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua. Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade. |
id |
UFMT-3_b4d38d75d0fa3f1663643b4f519dcdd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3833 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagemWeb currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.Currículo e contextos de aprendizagemEste trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua. Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.Universidade Federal de Mato Grosso2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/383310.29286/rep.v25i59/2.3833Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 526-5462238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833/2614Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de2016-06-29T17:16:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3833Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-06-29T17:16:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
title |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
spellingShingle |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade. Currículo e contextos de aprendizagem |
title_short |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
title_full |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
title_fullStr |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
title_sort |
Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem |
author |
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de |
author_facet |
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade. Currículo e contextos de aprendizagem |
topic |
Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade. Currículo e contextos de aprendizagem |
description |
Este trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua. Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833 10.29286/rep.v25i59/2.3833 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i59/2.3833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833/2614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 526-546 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i59/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216318283776 |