Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua. Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.
id UFMT-3_b4d38d75d0fa3f1663643b4f519dcdd5
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3833
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagemWeb currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.Currículo e contextos de aprendizagemEste trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua. Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.Universidade Federal de Mato Grosso2016-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/383310.29286/rep.v25i59/2.3833Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 526-5462238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833/2614Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de2016-06-29T17:16:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3833Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-06-29T17:16:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
title Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
spellingShingle Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de
Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.
Currículo e contextos de aprendizagem
title_short Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
title_full Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
title_fullStr Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
title_full_unstemmed Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
title_sort Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem
author ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_facet ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de
dc.subject.por.fl_str_mv Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.
Currículo e contextos de aprendizagem
topic Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.
Currículo e contextos de aprendizagem
description Este trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua. Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833
10.29286/rep.v25i59/2.3833
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i59/2.3833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833/2614
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/2 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 526-546
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i59/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216318283776