As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5003 |
Resumo: | A UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo. Palavras-chave: Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária. |
id |
UFMT-3_b52a6383bbe69006d9a60f95961a1408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5003 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-UniversidadeEducação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária.UNEMAT e formação de professores indígenasA UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo. Palavras-chave: Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária.Universidade Federal de Mato Grosso2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/500310.29286/rep.v26i62/1.5003Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 421-4322238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5003/3375Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Adailton Alves daFERREIRA, Waldinéia Antunes de AlcântaraFERREIRA, Lucimar Luisa2017-06-13T13:17:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5003Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:17:46Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
title |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
spellingShingle |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade SILVA, Adailton Alves da Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária. UNEMAT e formação de professores indígenas |
title_short |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
title_full |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
title_fullStr |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
title_full_unstemmed |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
title_sort |
As Etapas Intermediárias como espaço de formação na Licenciatura Intercultural: interações e nexos entre Aldeia-Universidade |
author |
SILVA, Adailton Alves da |
author_facet |
SILVA, Adailton Alves da FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, Lucimar Luisa |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, Lucimar Luisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Adailton Alves da FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, Lucimar Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária. UNEMAT e formação de professores indígenas |
topic |
Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária. UNEMAT e formação de professores indígenas |
description |
A UNEMAT desenvolve cursos específicos para formação de professores indígenas. Esta experiência organiza-se em duas etapas: Intensiva/Universidade; e Intermediária/Aldeia. Apresentamos aqui discussões/reflexões sobre a organização e o desenvolvimento das Etapas Intermediárias. Teoricamente, balizamo-nos em Freire, Hall, Melià, Dussel, Santos, Meneses e Nunes, e Viveiros de Castro. A metodologia consistiu na observação participante, escuta, rodas de conversa, nos diálogos e círculos de cultura, ocorridos nas Oficinas Pedagógicas das Etapas intermediárias. O estudo possibilitou-nos compreender que a formação de professores indígenas deve se dar a partir da aldeia; uma formação construída/oferecida de modo a reconhecer e valorizar os aspectos socioculturais de cada povo. Palavras-chave: Educação. Formação de Professores/as Indígenas. Etapa Intermediária. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5003 10.29286/rep.v26i62/1.5003 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5003 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i62/1.5003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5003/3375 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 421-432 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i62/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216384344064 |