Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHETTINI, Bruno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476
Resumo: A declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.AbstractThe Declaration of Bologna sees theeducation as a public good and starts the“Bologna Process”. The succeeding conferencein Lisbon, however, declares bindingconditions. The definition of EuropeanUnion as an economy based on the knowledgebinds European policies to policies oflabor. The situation is devastating for schooland university because it eventually followsthe same categories of flexibility, mobilityand deregulation that belong to the liberalmarket. Process of critical reevaluation of theLisbon process is undergoing the resumptionof it and in agreement with some issues oftheir Declaration of Bologna.Keywords: Higher education. Knowledgesociety. Lifelong learning  
id UFMT-3_b5d320a4d8e9e3719dc2f4983d2f5f0f
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/476
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and EuropePalavras-chaveEnsino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.Processo de BolonhaA declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.AbstractThe Declaration of Bologna sees theeducation as a public good and starts the“Bologna Process”. The succeeding conferencein Lisbon, however, declares bindingconditions. The definition of EuropeanUnion as an economy based on the knowledgebinds European policies to policies oflabor. The situation is devastating for schooland university because it eventually followsthe same categories of flexibility, mobilityand deregulation that belong to the liberalmarket. Process of critical reevaluation of theLisbon process is undergoing the resumptionof it and in agreement with some issues oftheir Declaration of Bologna.Keywords: Higher education. Knowledgesociety. Lifelong learning  Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/47610.29286/rep.v18i37.476Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 273-2942238-20970104-596210.29286/rep.v18i37reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476/412SCHETTINI, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/476Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
title Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
spellingShingle Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
SCHETTINI, Bruno
Palavras-chave
Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.
Processo de Bolonha
title_short Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
title_full Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
title_fullStr Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
title_full_unstemmed Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
title_sort Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
author SCHETTINI, Bruno
author_facet SCHETTINI, Bruno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHETTINI, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave
Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.
Processo de Bolonha
topic Palavras-chave
Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.
Processo de Bolonha
description A declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.AbstractThe Declaration of Bologna sees theeducation as a public good and starts the“Bologna Process”. The succeeding conferencein Lisbon, however, declares bindingconditions. The definition of EuropeanUnion as an economy based on the knowledgebinds European policies to policies oflabor. The situation is devastating for schooland university because it eventually followsthe same categories of flexibility, mobilityand deregulation that belong to the liberalmarket. Process of critical reevaluation of theLisbon process is undergoing the resumptionof it and in agreement with some issues oftheir Declaration of Bologna.Keywords: Higher education. Knowledgesociety. Lifelong learning  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476
10.29286/rep.v18i37.476
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476
identifier_str_mv 10.29286/rep.v18i37.476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476/412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 273-294
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v18i37
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215058944000