Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476 |
Resumo: | A declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.AbstractThe Declaration of Bologna sees theeducation as a public good and starts the“Bologna Process”. The succeeding conferencein Lisbon, however, declares bindingconditions. The definition of EuropeanUnion as an economy based on the knowledgebinds European policies to policies oflabor. The situation is devastating for schooland university because it eventually followsthe same categories of flexibility, mobilityand deregulation that belong to the liberalmarket. Process of critical reevaluation of theLisbon process is undergoing the resumptionof it and in agreement with some issues oftheir Declaration of Bologna.Keywords: Higher education. Knowledgesociety. Lifelong learning |
id |
UFMT-3_b5d320a4d8e9e3719dc2f4983d2f5f0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/476 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and EuropePalavras-chaveEnsino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.Processo de BolonhaA declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.AbstractThe Declaration of Bologna sees theeducation as a public good and starts the“Bologna Process”. The succeeding conferencein Lisbon, however, declares bindingconditions. The definition of EuropeanUnion as an economy based on the knowledgebinds European policies to policies oflabor. The situation is devastating for schooland university because it eventually followsthe same categories of flexibility, mobilityand deregulation that belong to the liberalmarket. Process of critical reevaluation of theLisbon process is undergoing the resumptionof it and in agreement with some issues oftheir Declaration of Bologna.Keywords: Higher education. Knowledgesociety. Lifelong learning Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/47610.29286/rep.v18i37.476Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 273-2942238-20970104-596210.29286/rep.v18i37reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476/412SCHETTINI, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/476Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
title |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
spellingShingle |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe SCHETTINI, Bruno Palavras-chave Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida. Processo de Bolonha |
title_short |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
title_full |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
title_fullStr |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
title_full_unstemmed |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
title_sort |
Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe |
author |
SCHETTINI, Bruno |
author_facet |
SCHETTINI, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHETTINI, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida. Processo de Bolonha |
topic |
Palavras-chave Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida. Processo de Bolonha |
description |
A declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.AbstractThe Declaration of Bologna sees theeducation as a public good and starts the“Bologna Process”. The succeeding conferencein Lisbon, however, declares bindingconditions. The definition of EuropeanUnion as an economy based on the knowledgebinds European policies to policies oflabor. The situation is devastating for schooland university because it eventually followsthe same categories of flexibility, mobilityand deregulation that belong to the liberalmarket. Process of critical reevaluation of theLisbon process is undergoing the resumptionof it and in agreement with some issues oftheir Declaration of Bologna.Keywords: Higher education. Knowledgesociety. Lifelong learning |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476 10.29286/rep.v18i37.476 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v18i37.476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476/412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 273-294 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v18i37 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215058944000 |