O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470 |
Resumo: | No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis. |
id |
UFMT-3_e3cad0eb7940070036e889202ed85048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12470 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTESAbandono docenteEducação superiorProfessoras iniciantesPedagogia universitáriaNo trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis.Universidade Federal de Mato Grosso2021-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1247010.29286/rep.v30ijan/dez.12470Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-222238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10092https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10923https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10924https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10925https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10927https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10926Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessVolney GIULIATO, Mauro FELDKERCHER, Nadiane 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12470Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
title |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
spellingShingle |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES Volney GIULIATO, Mauro Abandono docente Educação superior Professoras iniciantes Pedagogia universitária |
title_short |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
title_full |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
title_fullStr |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
title_full_unstemmed |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
title_sort |
O ABANDONO DA DOCÊNCIA POR PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS INICIANTES |
author |
Volney GIULIATO, Mauro |
author_facet |
Volney GIULIATO, Mauro FELDKERCHER, Nadiane |
author_role |
author |
author2 |
FELDKERCHER, Nadiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volney GIULIATO, Mauro FELDKERCHER, Nadiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abandono docente Educação superior Professoras iniciantes Pedagogia universitária |
topic |
Abandono docente Educação superior Professoras iniciantes Pedagogia universitária |
description |
No trabalho objetivamos compreender os motivos do abandono da docência das professoras iniciantes na educação superior. A pesquisa, qualitativa e empírica, utilizou entrevistas para a coleta de dados junto a cinco ex-professoras com até cinco anos de experiência na docência superior, as quais se desligaram da profissão por adversidades profissionais e pessoais. O abandono docente é o fim de um longo processo de lutas que envolve múltiplas intercorrências, relacionadas ao nível pessoal, profissional e institucional. Ressaltamos a importância do acompanhamento do ingresso na carreira e de ações formativas que contribuam com a construção de identidades docentes e ambientes de trabalho favoráveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470 10.29286/rep.v30ijan/dez.12470 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.12470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10092 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10923 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10924 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10925 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10927 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12470/10926 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-22 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217486397440 |