Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620 |
Resumo: | Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais. |
id |
UFMT-3_f57dfc675b27c1ab734613739c40f4c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4620 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?Geografia da InfânciaMapas vivenciaisEspaços EducacionaisCrianças e EspacialidadesEste artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.Universidade Federal de Mato Grosso2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/462010.29286/rep.v28i69.4620Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 625-6492238-20970104-596210.29286/rep.v28i69reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, Jader Janer MoreiraMARTIN, Maria Renata Prado2019-09-26T18:01:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4620Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-09-26T18:01:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
title |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
spellingShingle |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? LOPES, Jader Janer Moreira Geografia da Infância Mapas vivenciais Espaços Educacionais Crianças e Espacialidades |
title_short |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
title_full |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
title_fullStr |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
title_full_unstemmed |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
title_sort |
Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças? |
author |
LOPES, Jader Janer Moreira |
author_facet |
LOPES, Jader Janer Moreira MARTIN, Maria Renata Prado |
author_role |
author |
author2 |
MARTIN, Maria Renata Prado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Jader Janer Moreira MARTIN, Maria Renata Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia da Infância Mapas vivenciais Espaços Educacionais Crianças e Espacialidades |
topic |
Geografia da Infância Mapas vivenciais Espaços Educacionais Crianças e Espacialidades |
description |
Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620 10.29286/rep.v28i69.4620 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i69.4620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 625-649 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i69 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216369664000 |