Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Jader Janer Moreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MARTIN, Maria Renata Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620
Resumo: Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.
id UFMT-3_f57dfc675b27c1ab734613739c40f4c2
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4620
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?Geografia da InfânciaMapas vivenciaisEspaços EducacionaisCrianças e EspacialidadesEste artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.Universidade Federal de Mato Grosso2019-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de Campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/462010.29286/rep.v28i69.4620Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 625-6492238-20970104-596210.29286/rep.v28i69reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620/pdfCopyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, Jader Janer MoreiraMARTIN, Maria Renata Prado2019-09-26T18:01:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4620Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-09-26T18:01:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
title Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
spellingShingle Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
LOPES, Jader Janer Moreira
Geografia da Infância
Mapas vivenciais
Espaços Educacionais
Crianças e Espacialidades
title_short Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
title_full Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
title_fullStr Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
title_full_unstemmed Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
title_sort Os espaços do brincar em uma escola sem brinquedos: o que nos falam as crianças?
author LOPES, Jader Janer Moreira
author_facet LOPES, Jader Janer Moreira
MARTIN, Maria Renata Prado
author_role author
author2 MARTIN, Maria Renata Prado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Jader Janer Moreira
MARTIN, Maria Renata Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da Infância
Mapas vivenciais
Espaços Educacionais
Crianças e Espacialidades
topic Geografia da Infância
Mapas vivenciais
Espaços Educacionais
Crianças e Espacialidades
description Este artigo parte de uma pesquisa de pós-doutorado que pretende analisar o ponto de vista de crianças de 6 anos sobre os espaços do brincar dentro de uma escola sem brinquedos. Para isso, utiliza-se do aporte teórico do campo de estudos da Sociologia da Infância e da Geografia da Infância, além de referências da Teoria Histórico Cultural e dos teóricos que tratam do brincar. Foram realizadas observações, registro de entrevistas e desenhos produzidos pelas crianças de uma escola da cidade de Vitória-ES. Para a compreensão das vivências das crianças a metodologia adotada foi a elaboração de mapas vivenciais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620
10.29286/rep.v28i69.4620
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i69.4620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4620/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 69 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 69, set./dez. 2019; 625-649
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i69
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216369664000