Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321 |
Resumo: | The article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture. |
id |
UFMT-3_f69d2422b13bfedb6dbd83ec260efafc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12321 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantilEducação InfantilCidadeInfânciaPatrimônio culturalThe article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture.O artigo apresenta parte de uma pesquisa que buscou compreender as dimensões teóricas e práticas que compõem a relação criança, cidade e patrimônio no âmbito da educação infantil e abrangeu duas cidades históricas. A análise decorre da pesquisa de cunho etnográfico realizada em Penedo, AL, envolvendo o acompanhamento das crianças de duas escolas municipais em suas saídas às ruas da cidade, mobilizadas por diversos motivos. Cinco episódios que dimensionam a força da cultura local são considerados esteio para a participação, significação e/ou ressignificação do patrimônio cultural pelas crianças rompendo com a distância que separa os saberes e fazeres da cultura local da cultura escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2021-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1232110.29286/rep.v30ijan/dez.12321Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-212238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/9743https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10884https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10885https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10886https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10888https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10887Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta AMARAL, Jeane HADDAD, Lenira Assunção FOLQUE, Maria 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12321Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
title |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
spellingShingle |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil Costa AMARAL, Jeane Educação Infantil Cidade Infância Patrimônio cultural |
title_short |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
title_full |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
title_fullStr |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
title_sort |
Patrimônio cultural e pertencimento: contribuição para pensar o currículo na educação infantil |
author |
Costa AMARAL, Jeane |
author_facet |
Costa AMARAL, Jeane HADDAD, Lenira Assunção FOLQUE, Maria |
author_role |
author |
author2 |
HADDAD, Lenira Assunção FOLQUE, Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa AMARAL, Jeane HADDAD, Lenira Assunção FOLQUE, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Cidade Infância Patrimônio cultural |
topic |
Educação Infantil Cidade Infância Patrimônio cultural |
description |
The article presents part of a research that sought to understand the theoretical and practical dimensions that make up the relationship between child, city and heritage in the context of early childhood education and covered two historic cities. The analysis stems from the collaborative research carried out in Penedo, AL, involving the monitoring of children from two municipal pre-schools on their way out onto the streets, mobilized for several reasons. Five episodes that measure the strength of local culture are considered the mainstay for the participation, meaning and / or resignification of cultural heritage by children, breaking the distance that separates knowledge and practices from local culture from school culture. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321 10.29286/rep.v30ijan/dez.12321 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.12321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/9743 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10884 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10885 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10886 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10888 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12321/10887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-21 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217479057408 |