ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais. |
id |
UFMT-3_f795bb633f216a6a08c97a2b489e3c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13651 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAISEnsino de MatemáticaEscolha da operaçãoQuestões aditivasNúmeros NaturaisNúmeros DecimaisEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1365110.29286/rep.v32ijan/dez.13651Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 821-8432238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651/13238Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, Thiago BeirigoFELIX, Ana Paula NunesSÁ, Pedro Franco de2023-07-27T16:55:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13651Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-27T16:55:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
spellingShingle |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS LOPES, Thiago Beirigo Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais |
title_short |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_full |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_fullStr |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_full_unstemmed |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_sort |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
author |
LOPES, Thiago Beirigo |
author_facet |
LOPES, Thiago Beirigo FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de |
author_role |
author |
author2 |
FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Thiago Beirigo FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais |
topic |
Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651 10.29286/rep.v32ijan/dez.13651 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.13651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651/13238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 821-843 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217663606784 |