ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Thiago Beirigo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: FELIX, Ana Paula Nunes, SÁ, Pedro Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais.
id UFMT-3_f795bb633f216a6a08c97a2b489e3c8a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13651
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAISEnsino de MatemáticaEscolha da operaçãoQuestões aditivasNúmeros NaturaisNúmeros DecimaisEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1365110.29286/rep.v32ijan/dez.13651Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 821-8432238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651/13238Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, Thiago BeirigoFELIX, Ana Paula NunesSÁ, Pedro Franco de2023-07-27T16:55:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13651Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-27T16:55:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
title ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
spellingShingle ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
LOPES, Thiago Beirigo
Ensino de Matemática
Escolha da operação
Questões aditivas
Números Naturais
Números Decimais
title_short ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
title_full ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
title_fullStr ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
title_full_unstemmed ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
title_sort ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
author LOPES, Thiago Beirigo
author_facet LOPES, Thiago Beirigo
FELIX, Ana Paula Nunes
SÁ, Pedro Franco de
author_role author
author2 FELIX, Ana Paula Nunes
SÁ, Pedro Franco de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Thiago Beirigo
FELIX, Ana Paula Nunes
SÁ, Pedro Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Escolha da operação
Questões aditivas
Números Naturais
Números Decimais
topic Ensino de Matemática
Escolha da operação
Questões aditivas
Números Naturais
Números Decimais
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651
10.29286/rep.v32ijan/dez.13651
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.13651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651/13238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 821-843
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217663606784