ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
DOI: | 10.29286/rep.v32ijan/dez.13651 |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais. |
id |
UFMT-3_f795bb633f216a6a08c97a2b489e3c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13651 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
spelling |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAISEnsino de MatemáticaEscolha da operaçãoQuestões aditivasNúmeros NaturaisNúmeros DecimaisEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1365110.29286/rep.v32ijan/dez.13651Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 821-8432238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651/13238Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, Thiago BeirigoFELIX, Ana Paula NunesSÁ, Pedro Franco de2023-07-27T16:55:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13651Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-27T16:55:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
spellingShingle |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS LOPES, Thiago Beirigo Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais LOPES, Thiago Beirigo Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais |
title_short |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_full |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_fullStr |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_full_unstemmed |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
title_sort |
ASSOCIAÇÃO ESTATÍSTICA ENTRE ESCOLHA DA OPERAÇÃO EM QUESTÕES ADITIVAS COM NÚMEROS NATURAIS E COM NÚMEROS DECIMAIS |
author |
LOPES, Thiago Beirigo |
author_facet |
LOPES, Thiago Beirigo LOPES, Thiago Beirigo FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de |
author_role |
author |
author2 |
FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Thiago Beirigo FELIX, Ana Paula Nunes SÁ, Pedro Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais |
topic |
Ensino de Matemática Escolha da operação Questões aditivas Números Naturais Números Decimais |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado focada em questões aditivas, multiplicativas e socioeducacionais. Especificamente, investiga-se se a habilidade de escolher a operação correta em questões aditivas com números naturais está relacionada à habilidade em questões aditivas com números decimais. Utilizando testes como metodologia e análise estatística via Qui-Quadrado, os resultados sugerem que estudantes que acertam a operação em questões aditivas com números naturais, sejam aritméticas ou algébricas, tendem a acertar também em questões aditivas com números decimais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651 10.29286/rep.v32ijan/dez.13651 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.13651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13651/13238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 821-843 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1822182907558494208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.13651 |