Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTILHO, Suely Dulce de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PEREIRA, Luciano da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885
Resumo: professora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida.
id UFMT-3_fdabd1284028c913391f50416a37dff9
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6885
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MTQuilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de VidaEducação quilombolaprofessora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida.Universidade Federal de Mato Grosso2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/688510.29286/rep.v27i65/2.6885Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 591-6112238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885/4456Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCASTILHO, Suely Dulce dePEREIRA, Luciano da Silva2018-06-26T12:28:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6885Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-06-26T12:28:21Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
title Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
spellingShingle Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
CASTILHO, Suely Dulce de
Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida
Educação quilombola
title_short Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
title_full Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
title_fullStr Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
title_full_unstemmed Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
title_sort Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
author CASTILHO, Suely Dulce de
author_facet CASTILHO, Suely Dulce de
PEREIRA, Luciano da Silva
author_role author
author2 PEREIRA, Luciano da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTILHO, Suely Dulce de
PEREIRA, Luciano da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida
Educação quilombola
topic Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida
Educação quilombola
description professora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885
10.29286/rep.v27i65/2.6885
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i65/2.6885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885/4456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 591-611
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i65/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216737714176