Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885 |
Resumo: | professora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida. |
id |
UFMT-3_fdabd1284028c913391f50416a37dff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6885 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MTQuilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de VidaEducação quilombolaprofessora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida.Universidade Federal de Mato Grosso2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/688510.29286/rep.v27i65/2.6885Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 591-6112238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885/4456Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCASTILHO, Suely Dulce dePEREIRA, Luciano da Silva2018-06-26T12:28:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6885Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-06-26T12:28:21Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
title |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
spellingShingle |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT CASTILHO, Suely Dulce de Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida Educação quilombola |
title_short |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
title_full |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
title_fullStr |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
title_full_unstemmed |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
title_sort |
Trajetória de vida e estratégia de superação de uma professora do Quilombo Chumbo – Poconé-MT |
author |
CASTILHO, Suely Dulce de |
author_facet |
CASTILHO, Suely Dulce de PEREIRA, Luciano da Silva |
author_role |
author |
author2 |
PEREIRA, Luciano da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASTILHO, Suely Dulce de PEREIRA, Luciano da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida Educação quilombola |
topic |
Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida Educação quilombola |
description |
professora quilombola. Por meio dela procurou- se compreender os processos de resistência construídos diante de exclusões e discriminações raciais vividas. Metodologicamente, essa é uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de coletas foram a observação e a entrevista. Os resultados apontam uma trajetória marcada pela pobreza, estigmatização, racismos, preconceito de gênero e de região. Revela também que a escolarização e a participação nos movimentos sociais quilombolas foram as principais estratégias utilizadas pela docente para resistir e reestabelecer sua autoimagem, sua autoestima, autoconfiança e profissionalizar-se, transformando, assim, suas condições globais de vida.Palavra-chave: Quilombo. Mulher Negra. Preconceito Racial. Trajetória de Vida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885 10.29286/rep.v27i65/2.6885 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v27i65/2.6885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6885/4456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 591-611 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v27i65/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216737714176 |