Saberes e culturas populares nas contradições da culturalização da sociedade
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5495 |
Resumo: | Na segunda metade do século XX ocorreram profundas transformações nas práticas populares de cultura. Folguedos e músicas que se desenvolviam nos terreiros das casas, foram arrancados das ruas e para ser concebidos segundo a conveniência do controle e da arrecadação em megaeventos. O artigo mostra que não se trata exatamente de uma coincidência temporal, ou reconhecimento social das culturas populares, mas de uma nova estratégia na acumulação do capital, na forma de uma culturalização da economia e da sociedade, que reduz cultura à dinâmica de eventos com grande aporte de recursos públicos sob o pretexto do cultivo da diversidade cultural.Palavras-chave: Culturas Populares. Diversidade Cultural. Culturalização da Sociedade. |
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Saberes e culturas populares nas contradições da culturalização da sociedadeCulturas Populares. Diversidade Cultural. Culturalização da Sociedade.Diversidade culturalNa segunda metade do século XX ocorreram profundas transformações nas práticas populares de cultura. Folguedos e músicas que se desenvolviam nos terreiros das casas, foram arrancados das ruas e para ser concebidos segundo a conveniência do controle e da arrecadação em megaeventos. O artigo mostra que não se trata exatamente de uma coincidência temporal, ou reconhecimento social das culturas populares, mas de uma nova estratégia na acumulação do capital, na forma de uma culturalização da economia e da sociedade, que reduz cultura à dinâmica de eventos com grande aporte de recursos públicos sob o pretexto do cultivo da diversidade cultural.Palavras-chave: Culturas Populares. Diversidade Cultural. Culturalização da Sociedade.Universidade Federal de Mato Grosso2017-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoteórico/empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/549510.29286/rep.v26i62/2.5495Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/2 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/2, maio/ago. 2017; 493-5082238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5495/3619Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPESSOA, Jadir de Morais2017-08-28T10:21:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5495Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-08-28T10:21:17Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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