Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592 |
Resumo: | Este estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabelecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presença de professoras trans na escola pode desencadear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar. |
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Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discenteProfessoras Trans. LGBTfobia. Escola. Alunos/asTransfobia na escolaEste estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabelecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presença de professoras trans na escola pode desencadear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/659210.29286/rep.v27i65/1.6592Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/1 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/1, maio/ago. 2018; 469-4862238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592/4283Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFRANCO, Neil2018-04-30T22:24:54Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6592Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-04-30T22:24:54Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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