Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCO, Neil
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592
Resumo: Este estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabelecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presença de professoras trans na escola pode desencadear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar.
id UFMT-3_ff25a2dcdb02f5c3af6b6cd2e6abac01
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6592
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discenteProfessoras Trans. LGBTfobia. Escola. Alunos/asTransfobia na escolaEste estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabelecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presença de professoras trans na escola pode desencadear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/659210.29286/rep.v27i65/1.6592Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/1 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/1, maio/ago. 2018; 469-4862238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592/4283Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessFRANCO, Neil2018-04-30T22:24:54Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6592Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-04-30T22:24:54Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
title Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
spellingShingle Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
FRANCO, Neil
Professoras Trans. LGBTfobia. Escola. Alunos/as
Transfobia na escola
title_short Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
title_full Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
title_fullStr Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
title_full_unstemmed Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
title_sort Transfobia e cotidiano escolar: impactos na relação docente/discente
author FRANCO, Neil
author_facet FRANCO, Neil
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCO, Neil
dc.subject.por.fl_str_mv Professoras Trans. LGBTfobia. Escola. Alunos/as
Transfobia na escola
topic Professoras Trans. LGBTfobia. Escola. Alunos/as
Transfobia na escola
description Este estudo contextualiza sobre manifestações de preconceito e discriminação nas relações estabelecidas entre professoras travestis, transexuais e transgêneros e corpo discente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram analisadas fontes bibliográficas, documentais e empíricas. Destacam-se as teorias pós-críticas como campo teórico, em especial, a teoria queer. Concluiu-se que a transfobia é um fenômeno que habita o contexto escolar, exigindo medidas pontuais para que esse processo de segregação do humano seja amenizado. Nesse trajeto, a presença de professoras trans na escola pode desencadear novas perspectivas de pertencimento para o segmento LGBT no âmbito escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592
10.29286/rep.v27i65/1.6592
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i65/1.6592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6592/4283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/1 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/1, maio/ago. 2018; 469-486
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i65/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216451452928