COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6369 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo apontar as competências percebidas pelos estudantes de Administração do estado do Maranhão que foram desenvolvidas durante seus cursos. Utilizou uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, com corte transversal, por meio da coleta de dados primários por acessibilidade. Os resultados foram obtidos através de estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. As estatísticas descritivas apontaram que alguns alunos da IES Pública e das Privadas tenderam a concordar quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades; enquanto outros não - os desvios-padrão das médias das respostas indicaram dispersão entre opiniões. As estimativas da regressão, ao nível de 5% de confiança, apontaram que, para a IES pública, somente o Perfil Profissiográfico mostrou-se estatisticamente significante para explicar o perfil do egresso. Para as IES Privadas, mostraram-se estatisticamente significantes, ao nível de 5% de confiança, as variáveis, Perfil Profissiográfico, Job Description e "trabalhar na área administrativa". Esses resultados sugerem que os alunos das IES públicas percebem menos competências e habilidades que estão lhes sendo desenvolvidas do que os alunos das IES Privadas. |
id |
UFMT-4_35f174cf0f9b33be59c721f61569d4bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6369 |
network_acronym_str |
UFMT-4 |
network_name_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOSEnsino SuperiorAdministraçãoDesenvolvimento de CompetênciasPercepção dos alunos.Este estudo teve como objetivo apontar as competências percebidas pelos estudantes de Administração do estado do Maranhão que foram desenvolvidas durante seus cursos. Utilizou uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, com corte transversal, por meio da coleta de dados primários por acessibilidade. Os resultados foram obtidos através de estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. As estatísticas descritivas apontaram que alguns alunos da IES Pública e das Privadas tenderam a concordar quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades; enquanto outros não - os desvios-padrão das médias das respostas indicaram dispersão entre opiniões. As estimativas da regressão, ao nível de 5% de confiança, apontaram que, para a IES pública, somente o Perfil Profissiográfico mostrou-se estatisticamente significante para explicar o perfil do egresso. Para as IES Privadas, mostraram-se estatisticamente significantes, ao nível de 5% de confiança, as variáveis, Perfil Profissiográfico, Job Description e "trabalhar na área administrativa". Esses resultados sugerem que os alunos das IES públicas percebem menos competências e habilidades que estão lhes sendo desenvolvidas do que os alunos das IES Privadas.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/636910.30781/repad.v2i2.6369Journal Study and Research in Administration; Vol. 2 No. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 53-74Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 2 n. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 53-742594-755910.30781/repad.v2i2reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6369/4741Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Camila BittencourtTeixeira, Arilda Magna Campagnaro2020-03-15T16:26:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6369Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:26:17Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
title |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
spellingShingle |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS do Nascimento, Camila Bittencourt Ensino Superior Administração Desenvolvimento de Competências Percepção dos alunos. |
title_short |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
title_full |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
title_fullStr |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
title_full_unstemmed |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
title_sort |
COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR DESENVOLVIDAS DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS |
author |
do Nascimento, Camila Bittencourt |
author_facet |
do Nascimento, Camila Bittencourt Teixeira, Arilda Magna Campagnaro |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Arilda Magna Campagnaro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Camila Bittencourt Teixeira, Arilda Magna Campagnaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Administração Desenvolvimento de Competências Percepção dos alunos. |
topic |
Ensino Superior Administração Desenvolvimento de Competências Percepção dos alunos. |
description |
Este estudo teve como objetivo apontar as competências percebidas pelos estudantes de Administração do estado do Maranhão que foram desenvolvidas durante seus cursos. Utilizou uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo, com corte transversal, por meio da coleta de dados primários por acessibilidade. Os resultados foram obtidos através de estatísticas descritivas e regressão linear múltipla. As estatísticas descritivas apontaram que alguns alunos da IES Pública e das Privadas tenderam a concordar quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades; enquanto outros não - os desvios-padrão das médias das respostas indicaram dispersão entre opiniões. As estimativas da regressão, ao nível de 5% de confiança, apontaram que, para a IES pública, somente o Perfil Profissiográfico mostrou-se estatisticamente significante para explicar o perfil do egresso. Para as IES Privadas, mostraram-se estatisticamente significantes, ao nível de 5% de confiança, as variáveis, Perfil Profissiográfico, Job Description e "trabalhar na área administrativa". Esses resultados sugerem que os alunos das IES públicas percebem menos competências e habilidades que estão lhes sendo desenvolvidas do que os alunos das IES Privadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6369 10.30781/repad.v2i2.6369 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6369 |
identifier_str_mv |
10.30781/repad.v2i2.6369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/6369/4741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administração info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Study and Research in Administration; Vol. 2 No. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 53-74 Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 2 n. 2 (2018): Maio-Agosto (2018); 53-74 2594-7559 10.30781/repad.v2i2 reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
collection |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com |
_version_ |
1797239962012221440 |