RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo, Vera Sirlene
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Marco Antônio Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
DOI: 10.30781/repad.v3i1.7016
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar a implementação da atual política habitacional brasileira de modo a demonstrar como são efetivadas as relações intergovernamentais numa política top down como é o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A pesquisa é empírico-teórica, qualitativa, estudo de caso, com dados levantados por meio de entrevista e documentos, cuja unidade de análise é o município de Maringá-Pr. Os resultados mostram que foram produzidas no município apenas 26% de unidades habitacionais para a população de baixa renda, enquanto que o padrão nacional de produção para essa população gira em torno de 60%. Concluiu-se que as relações que se estabeleceram entre os entes federativos não foram suficientes de modo a contemplar o contingente da população que o governo central se propunha a atender de forma a contribuir para a redução o déficit habitacional local.
id UFMT-4_3e8a1501924a2561892be9fb9addd940
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7016
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
spelling RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)Relações Intergovernamentais. Políticas Públicas. Implementação. Habitação. Programa Minha Casa Minha Vida.Políticas PúblicasO objetivo desse artigo é analisar a implementação da atual política habitacional brasileira de modo a demonstrar como são efetivadas as relações intergovernamentais numa política top down como é o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A pesquisa é empírico-teórica, qualitativa, estudo de caso, com dados levantados por meio de entrevista e documentos, cuja unidade de análise é o município de Maringá-Pr. Os resultados mostram que foram produzidas no município apenas 26% de unidades habitacionais para a população de baixa renda, enquanto que o padrão nacional de produção para essa população gira em torno de 60%. Concluiu-se que as relações que se estabeleceram entre os entes federativos não foram suficientes de modo a contemplar o contingente da população que o governo central se propunha a atender de forma a contribuir para a redução o déficit habitacional local.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2019-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírico-teórica e qualitativaapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/701610.30781/repad.v3i1.7016Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 1 (2019): Janeiro-Abril (2019); 15-32Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 1 (2019): Janeiro-Abril (2019); 15-322594-755910.30781/repad.v3i1reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016/5646https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016/5669Copyright (c) 2019 Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeonardo, Vera SirleneTeixeira, Marco Antônio Carvalho2020-03-15T16:24:55Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7016Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:24:55Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
title RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
spellingShingle RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
Leonardo, Vera Sirlene
Relações Intergovernamentais. Políticas Públicas. Implementação. Habitação. Programa Minha Casa Minha Vida.
Políticas Públicas
Leonardo, Vera Sirlene
Relações Intergovernamentais. Políticas Públicas. Implementação. Habitação. Programa Minha Casa Minha Vida.
Políticas Públicas
title_short RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
title_full RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
title_fullStr RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
title_full_unstemmed RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
title_sort RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise da implementação do Programa Habitacional brasileiro Minha Casa Minha Vida (PMCMV)
author Leonardo, Vera Sirlene
author_facet Leonardo, Vera Sirlene
Leonardo, Vera Sirlene
Teixeira, Marco Antônio Carvalho
Teixeira, Marco Antônio Carvalho
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antônio Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo, Vera Sirlene
Teixeira, Marco Antônio Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Intergovernamentais. Políticas Públicas. Implementação. Habitação. Programa Minha Casa Minha Vida.
Políticas Públicas
topic Relações Intergovernamentais. Políticas Públicas. Implementação. Habitação. Programa Minha Casa Minha Vida.
Políticas Públicas
description O objetivo desse artigo é analisar a implementação da atual política habitacional brasileira de modo a demonstrar como são efetivadas as relações intergovernamentais numa política top down como é o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A pesquisa é empírico-teórica, qualitativa, estudo de caso, com dados levantados por meio de entrevista e documentos, cuja unidade de análise é o município de Maringá-Pr. Os resultados mostram que foram produzidas no município apenas 26% de unidades habitacionais para a população de baixa renda, enquanto que o padrão nacional de produção para essa população gira em torno de 60%. Concluiu-se que as relações que se estabeleceram entre os entes federativos não foram suficientes de modo a contemplar o contingente da população que o governo central se propunha a atender de forma a contribuir para a redução o déficit habitacional local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírico-teórica e qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016
10.30781/repad.v3i1.7016
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016
identifier_str_mv 10.30781/repad.v3i1.7016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016/5646
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/7016/5669
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Estudos e Pesquisas em Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Estudos e Pesquisas em Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 1 (2019): Janeiro-Abril (2019); 15-32
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 1 (2019): Janeiro-Abril (2019); 15-32
2594-7559
10.30781/repad.v3i1
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1822179674557513728
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30781/repad.v3i1.7016