Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000300005 |
Resumo: | O artigo argumenta que o federalismo brasileiro apresenta uma dinâmica institucional favorável à construção de um Sistema Nacional de Educação, não necessariamente sob o controle centralizador do governo federal. Primeiro, introduzo algumas observações sobre uma distinção de natureza conceitual entre federalismo e Federação. Depois, argumento que o modelo original de federalismo construído pelos Estados Unidos foi arranjo institucional concebido especificamente para tornar possível a construção de um Estado nacional. A seguir, procuro demonstrar que o federalismo foi utilizado pelas elites políticas brasileiras como um arranjo que permitiu formar Estados nacionais a partir de governos regionais oligárquicos. Discuto, por fim, o novo sentido que o federalismo vem adquirindo atualmente para a construção das políticas públicas no Brasil. |
id |
CEDES-1_eca62ee14937a5603a2408e469dd7929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302010000300005 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no BrasilFederalismoRelações intergovernamentaisPolíticas públicasPolíticas educacionaisO artigo argumenta que o federalismo brasileiro apresenta uma dinâmica institucional favorável à construção de um Sistema Nacional de Educação, não necessariamente sob o controle centralizador do governo federal. Primeiro, introduzo algumas observações sobre uma distinção de natureza conceitual entre federalismo e Federação. Depois, argumento que o modelo original de federalismo construído pelos Estados Unidos foi arranjo institucional concebido especificamente para tornar possível a construção de um Estado nacional. A seguir, procuro demonstrar que o federalismo foi utilizado pelas elites políticas brasileiras como um arranjo que permitiu formar Estados nacionais a partir de governos regionais oligárquicos. Discuto, por fim, o novo sentido que o federalismo vem adquirindo atualmente para a construção das políticas públicas no Brasil.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000300005Educação & Sociedade v.31 n.112 2010reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302010000300005info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Valeriano Mendes Ferreirapor2010-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302010000300005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2010-11-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
title |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
spellingShingle |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil Costa,Valeriano Mendes Ferreira Federalismo Relações intergovernamentais Políticas públicas Políticas educacionais |
title_short |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
title_full |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
title_fullStr |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
title_sort |
Federalismo e relações intergovernamentais: implicações para a reforma da educação no Brasil |
author |
Costa,Valeriano Mendes Ferreira |
author_facet |
Costa,Valeriano Mendes Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Valeriano Mendes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Federalismo Relações intergovernamentais Políticas públicas Políticas educacionais |
topic |
Federalismo Relações intergovernamentais Políticas públicas Políticas educacionais |
description |
O artigo argumenta que o federalismo brasileiro apresenta uma dinâmica institucional favorável à construção de um Sistema Nacional de Educação, não necessariamente sob o controle centralizador do governo federal. Primeiro, introduzo algumas observações sobre uma distinção de natureza conceitual entre federalismo e Federação. Depois, argumento que o modelo original de federalismo construído pelos Estados Unidos foi arranjo institucional concebido especificamente para tornar possível a construção de um Estado nacional. A seguir, procuro demonstrar que o federalismo foi utilizado pelas elites políticas brasileiras como um arranjo que permitiu formar Estados nacionais a partir de governos regionais oligárquicos. Discuto, por fim, o novo sentido que o federalismo vem adquirindo atualmente para a construção das políticas públicas no Brasil. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302010000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.31 n.112 2010 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122554851721216 |