INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389 |
Resumo: | O tipo de mídia mais comum usado para atingir o público infantil é a televisão, e é por este meio que as empresas procuram conquistar mais consumidores infantis e conservá-los fiéis à marca, principalmente no que diz respeito a alimentos, sendo este o campo de estudo da presente pesquisa, a qual teve por objetivo identificar os fatores determinantes da influência da propaganda televisiva de alimentos no comportamento do consumidor infantil. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa empírica, de caráter quantitativo-descritivo, com 283 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 11 anos, devidamente autorizadas a responder um questionário estruturado adaptado para crianças. Para a análise dos dados foi utilizada Estatística descritiva, Teste Qui-quadrado e Regressão Logística Binária. Através destes, foi possível a criação de um modelo estatístico, que que revela que, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de persuadir, mais elas podem ser influenciadas por esse tipo de mídia; também, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de entreter, mais a propaganda as influencia e; quanto maior o desejo evidente de compra após assistir à propaganda, mais a criança pode ser influenciada. |
id |
UFMT-4_c6fe2f82e462fb382af3745178e08fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13389 |
network_acronym_str |
UFMT-4 |
network_name_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTILPropaganda televisiva de alimentosInfluência da propagandaConsumidor infantilFood TV advertisementAdvertising influenceChild consumerO tipo de mídia mais comum usado para atingir o público infantil é a televisão, e é por este meio que as empresas procuram conquistar mais consumidores infantis e conservá-los fiéis à marca, principalmente no que diz respeito a alimentos, sendo este o campo de estudo da presente pesquisa, a qual teve por objetivo identificar os fatores determinantes da influência da propaganda televisiva de alimentos no comportamento do consumidor infantil. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa empírica, de caráter quantitativo-descritivo, com 283 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 11 anos, devidamente autorizadas a responder um questionário estruturado adaptado para crianças. Para a análise dos dados foi utilizada Estatística descritiva, Teste Qui-quadrado e Regressão Logística Binária. Através destes, foi possível a criação de um modelo estatístico, que que revela que, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de persuadir, mais elas podem ser influenciadas por esse tipo de mídia; também, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de entreter, mais a propaganda as influencia e; quanto maior o desejo evidente de compra após assistir à propaganda, mais a criança pode ser influenciada.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/1338910.30781/repad.v6i2.13389Journal Study and Research in Administration; Vol. 6 No. 2 (2022): Edição v. 6 n. 2 (Maio-Agosto/2022)Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 6 n. 2 (2022): Edição v. 6 n. 2 (Maio-Agosto/2022)2594-7559reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389/11416https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389/11417Copyright (c) 2022 Danilo Moraes de Oliveira, Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Arthur Caldeira Sanches, Yasmin Gomes Casagrandahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes de Oliveira, Danilo Ravelli Elizeu Maciel, WilsonCaldeira Sanches, ArthurGomes Casagranda, Yasmin2022-08-31T22:09:54Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13389Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2022-08-31T22:09:54Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
title |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL Moraes de Oliveira, Danilo Propaganda televisiva de alimentos Influência da propaganda Consumidor infantil Food TV advertisement Advertising influence Child consumer |
title_short |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
title_full |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA TELEVISIVA DE ALIMENTOS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INFANTIL |
author |
Moraes de Oliveira, Danilo |
author_facet |
Moraes de Oliveira, Danilo Ravelli Elizeu Maciel, Wilson Caldeira Sanches, Arthur Gomes Casagranda, Yasmin |
author_role |
author |
author2 |
Ravelli Elizeu Maciel, Wilson Caldeira Sanches, Arthur Gomes Casagranda, Yasmin |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes de Oliveira, Danilo Ravelli Elizeu Maciel, Wilson Caldeira Sanches, Arthur Gomes Casagranda, Yasmin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propaganda televisiva de alimentos Influência da propaganda Consumidor infantil Food TV advertisement Advertising influence Child consumer |
topic |
Propaganda televisiva de alimentos Influência da propaganda Consumidor infantil Food TV advertisement Advertising influence Child consumer |
description |
O tipo de mídia mais comum usado para atingir o público infantil é a televisão, e é por este meio que as empresas procuram conquistar mais consumidores infantis e conservá-los fiéis à marca, principalmente no que diz respeito a alimentos, sendo este o campo de estudo da presente pesquisa, a qual teve por objetivo identificar os fatores determinantes da influência da propaganda televisiva de alimentos no comportamento do consumidor infantil. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa empírica, de caráter quantitativo-descritivo, com 283 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 11 anos, devidamente autorizadas a responder um questionário estruturado adaptado para crianças. Para a análise dos dados foi utilizada Estatística descritiva, Teste Qui-quadrado e Regressão Logística Binária. Através destes, foi possível a criação de um modelo estatístico, que que revela que, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de persuadir, mais elas podem ser influenciadas por esse tipo de mídia; também, quanto mais as crianças concordam que a propaganda na televisão tem intenção de entreter, mais a propaganda as influencia e; quanto maior o desejo evidente de compra após assistir à propaganda, mais a criança pode ser influenciada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389 10.30781/repad.v6i2.13389 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389 |
identifier_str_mv |
10.30781/repad.v6i2.13389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389/11416 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/13389/11417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Study and Research in Administration; Vol. 6 No. 2 (2022): Edição v. 6 n. 2 (Maio-Agosto/2022) Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 6 n. 2 (2022): Edição v. 6 n. 2 (Maio-Agosto/2022) 2594-7559 reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
collection |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com |
_version_ |
1797239962456817664 |