ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572 |
Resumo: | As principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores. |
id |
UFMT-4_cd5516f513433ceb5eeab9d66bd9e882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8572 |
network_acronym_str |
UFMT-4 |
network_name_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MTTreinamentodesenvolvimentocolaboradores.Satisfação dos ColaboradoresAs principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMétodoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/857210.30781/repad.v3i2.8572Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-95Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-952594-755910.30781/repad.v3i2reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6210https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6127Copyright (c) 2019 Rosicley Nicolao de Siqueira, Fabricio Cesar DE MORAES, ANDREY SARTORY, LEDIANE CHEILA DE GODOY, MOISES PHILLIP BOTELHOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Rosicley Nicolao deMoraes, Fabricio Cesar deSartory, AndreyGodoy, Ledian Cheila deBotelho, Moises Phillip2020-03-15T16:24:08Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8572Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:24:08Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
title |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
spellingShingle |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT Siqueira, Rosicley Nicolao de Treinamento desenvolvimento colaboradores. Satisfação dos Colaboradores |
title_short |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
title_full |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
title_fullStr |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
title_sort |
ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT |
author |
Siqueira, Rosicley Nicolao de |
author_facet |
Siqueira, Rosicley Nicolao de Moraes, Fabricio Cesar de Sartory, Andrey Godoy, Ledian Cheila de Botelho, Moises Phillip |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Fabricio Cesar de Sartory, Andrey Godoy, Ledian Cheila de Botelho, Moises Phillip |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Rosicley Nicolao de Moraes, Fabricio Cesar de Sartory, Andrey Godoy, Ledian Cheila de Botelho, Moises Phillip |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento desenvolvimento colaboradores. Satisfação dos Colaboradores |
topic |
Treinamento desenvolvimento colaboradores. Satisfação dos Colaboradores |
description |
As principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Método |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572 10.30781/repad.v3i2.8572 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572 |
identifier_str_mv |
10.30781/repad.v3i2.8572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6210 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-95 Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-95 2594-7559 10.30781/repad.v3i2 reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
collection |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com |
_version_ |
1797239962148536320 |