ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Rosicley Nicolao de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Fabricio Cesar de, Sartory, Andrey, Godoy, Ledian Cheila de, Botelho, Moises Phillip
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572
Resumo: As principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores.
id UFMT-4_cd5516f513433ceb5eeab9d66bd9e882
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8572
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MTTreinamentodesenvolvimentocolaboradores.Satisfação dos ColaboradoresAs principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresMétodoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/857210.30781/repad.v3i2.8572Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-95Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-952594-755910.30781/repad.v3i2reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6210https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6127Copyright (c) 2019 Rosicley Nicolao de Siqueira, Fabricio Cesar DE MORAES, ANDREY SARTORY, LEDIANE CHEILA DE GODOY, MOISES PHILLIP BOTELHOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Rosicley Nicolao deMoraes, Fabricio Cesar deSartory, AndreyGodoy, Ledian Cheila deBotelho, Moises Phillip2020-03-15T16:24:08Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8572Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2020-03-15T16:24:08Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
title ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
spellingShingle ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
Siqueira, Rosicley Nicolao de
Treinamento
desenvolvimento
colaboradores.
Satisfação dos Colaboradores
title_short ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
title_full ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
title_fullStr ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
title_full_unstemmed ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
title_sort ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES EM RELAÇÃO A POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO MULTINACIONAL DE CUIABÁ – MT
author Siqueira, Rosicley Nicolao de
author_facet Siqueira, Rosicley Nicolao de
Moraes, Fabricio Cesar de
Sartory, Andrey
Godoy, Ledian Cheila de
Botelho, Moises Phillip
author_role author
author2 Moraes, Fabricio Cesar de
Sartory, Andrey
Godoy, Ledian Cheila de
Botelho, Moises Phillip
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Rosicley Nicolao de
Moraes, Fabricio Cesar de
Sartory, Andrey
Godoy, Ledian Cheila de
Botelho, Moises Phillip
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
desenvolvimento
colaboradores.
Satisfação dos Colaboradores
topic Treinamento
desenvolvimento
colaboradores.
Satisfação dos Colaboradores
description As principais finalidades do treinamento e desenvolvimento em uma organização corresponde à adequação das pessoas às culturas organizacionais, mudar atitudes que não agreguem valor, desenvolver competências, desenvolver adaptabilidade para lidar com a evolução e modernização da organização. Nadler (1984) faz distinção entre os termos treinamento, desenvolvimento e educação, frequentemente entendidos como sinônimos, por fazerem referência a práticas organizacionais direcionadas ao aumento da aprendizagem. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos colaboradores a respeito dos treinamentos e desenvolvimento proporcionados por uma empresa multinacional no ramo de concessionárias de caminhões e ônibus (transportes) localizados em Cuiabá Mato Grosso. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a Escala Likert, com entrevistas em dois setores administrativos e operacional totalizando 44 colaboradores. Os dados foram confrontados com teste de hipóteses da distribuição T student, sendo estimado no Microsoft Excel versão 2010. Os resultados estatísticos demonstraram nos resultados que as práticas de treinamento e desenvolvimento aplicados pela empresa analisada estão sendo satisfatórias na opinião dos colaboradores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Método
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572
10.30781/repad.v3i2.8572
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572
identifier_str_mv 10.30781/repad.v3i2.8572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6210
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/8572/6127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Journal Study and Research in Administration; Vol. 3 No. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-95
Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 3 n. 2 (2019): Maio-Agosto (2019); 82-95
2594-7559
10.30781/repad.v3i2
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239962148536320