Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/1867
Resumo: This work presents an investigation into about viability for the introduction of Quantum Atomic Model for high school student, with the support of an educational product, aiming at to promote significant improvement on student learning. The educational product developed is based on new learning technologies, which provides a video tool specially produced for assisting the introduction of this knowledge in chemistry classes in high schools. This research is based on a systematic review of works related to the study and teaching of Quantum Atomic Model and meaningful learning theory, developed by David Ausubel, based on the results of previous studies, which allow the introduction of such content aided by the tool information technologies and communication. The results found, after analysis of the data collected through the application of two tests, one initial and one final allows us to infer that the methodology used provided capture meanings of basic concepts of quantum mechanics, in the sense of meaningful learning.
id UFMT_09789b6f541f8f24d311f7ac1b819659
oai_identifier_str oai:localhost:1/1867
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médioEnsino da mecânica quântica,Modelo atômico quânticoObjeto de aprendizagemAprendizagem significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATeaching of quantum mechanicsQuantum atomic modelObject learningMeaningful learningThis work presents an investigation into about viability for the introduction of Quantum Atomic Model for high school student, with the support of an educational product, aiming at to promote significant improvement on student learning. The educational product developed is based on new learning technologies, which provides a video tool specially produced for assisting the introduction of this knowledge in chemistry classes in high schools. This research is based on a systematic review of works related to the study and teaching of Quantum Atomic Model and meaningful learning theory, developed by David Ausubel, based on the results of previous studies, which allow the introduction of such content aided by the tool information technologies and communication. The results found, after analysis of the data collected through the application of two tests, one initial and one final allows us to infer that the methodology used provided capture meanings of basic concepts of quantum mechanics, in the sense of meaningful learning.Este trabalho apresenta uma investigação sobre a viabilidade de introdução do Modelo Atômico Quântico para aprendizes do Ensino Médio, com o apoio de um produto educacional, visando promover a melhoria significativa na aprendizagem dos estudantes. O produto educacional desenvolvido é baseado em novas tecnologias de aprendizagem, que oferece uma ferramenta de vídeo especialmente produzido para auxiliar a introdução deste conhecimento em aulas de Química no Ensino Médio. Esta pesquisa baseia-se em uma revisão sistemática de trabalhos relacionados ao estudo e ensino do Modelo Atômico Quântico e Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel, com base nos resultados de estudo anteriores, que permitem a introdução de tais conteúdos, auxiliado pela ferramenta de tecnologia de informação e comunicação (TICs). Os resultados encontrados, após análise dos dados coletados através da aplicação de dois testes, um inicial e um final, sugere que a metodologia utilizada, pode ter favorecido a captura de significados de conceitos básicos da Mecânica Quântica, no sentido de uma aprendizagem significativa.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisPaulo, Iramaia Jorge Cabral deBarros, Marcelo Paes dehttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445http://lattes.cnpq.br/4357894521892427Paulo, Iramaia Jorge Cabral de378.612.551-15http://lattes.cnpq.br/4357894521892427Barros, Marcelo Paes de594.274.341-04http://lattes.cnpq.br/0322922106383445378.612.551-15594.274.341-04Curvo, Eduardo Augusto Campos697.437.201-97http://lattes.cnpq.br/8170800329568830Almeida, Luciano Farias de854.745.504-30http://lattes.cnpq.br/9741649526799543Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros2020-03-02T14:05:27Z2014-07-102020-03-02T14:05:27Z2013-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAQUINO JUNIOR, Jairo Luiz Medeiros. Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médio. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/1867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-03-04T07:04:59Zoai:localhost:1/1867Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-03-04T07:04:59Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
title Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
spellingShingle Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros
Ensino da mecânica quântica,
Modelo atômico quântico
Objeto de aprendizagem
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Teaching of quantum mechanics
Quantum atomic model
Object learning
Meaningful learning
title_short Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
title_full Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
title_fullStr Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
title_full_unstemmed Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
title_sort Modelo atômico quântico : uma alternativa para introdução no ensino médio
author Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros
author_facet Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Barros, Marcelo Paes de
http://lattes.cnpq.br/0322922106383445
http://lattes.cnpq.br/4357894521892427
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
378.612.551-15
http://lattes.cnpq.br/4357894521892427
Barros, Marcelo Paes de
594.274.341-04
http://lattes.cnpq.br/0322922106383445
378.612.551-15
594.274.341-04
Curvo, Eduardo Augusto Campos
697.437.201-97
http://lattes.cnpq.br/8170800329568830
Almeida, Luciano Farias de
854.745.504-30
http://lattes.cnpq.br/9741649526799543
dc.contributor.author.fl_str_mv Aquino Junior, Jairo Luiz Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da mecânica quântica,
Modelo atômico quântico
Objeto de aprendizagem
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Teaching of quantum mechanics
Quantum atomic model
Object learning
Meaningful learning
topic Ensino da mecânica quântica,
Modelo atômico quântico
Objeto de aprendizagem
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Teaching of quantum mechanics
Quantum atomic model
Object learning
Meaningful learning
description This work presents an investigation into about viability for the introduction of Quantum Atomic Model for high school student, with the support of an educational product, aiming at to promote significant improvement on student learning. The educational product developed is based on new learning technologies, which provides a video tool specially produced for assisting the introduction of this knowledge in chemistry classes in high schools. This research is based on a systematic review of works related to the study and teaching of Quantum Atomic Model and meaningful learning theory, developed by David Ausubel, based on the results of previous studies, which allow the introduction of such content aided by the tool information technologies and communication. The results found, after analysis of the data collected through the application of two tests, one initial and one final allows us to infer that the methodology used provided capture meanings of basic concepts of quantum mechanics, in the sense of meaningful learning.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-12
2014-07-10
2020-03-02T14:05:27Z
2020-03-02T14:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AQUINO JUNIOR, Jairo Luiz Medeiros. Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médio. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.
http://ri.ufmt.br/handle/1/1867
identifier_str_mv AQUINO JUNIOR, Jairo Luiz Medeiros. Modelo atômico quântico: uma alternativa para introdução no ensino médio. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/1867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846264449892352