Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4141 |
Resumo: | The present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society. |
id |
UFMT_31ce3e224537eeb98cff845a0e74fd2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4141 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativasAprendizagem significativaEnsino de físicaFísica moderna e contemporâneaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRASignificant learningPhysics teachingModern and contemporaryThe present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society.O presente trabalho aborda uma pesquisa feita com alunos do quarto ano do ensino fundamental em uma escola da rede privada de ensino do município de Cuiabá-MT. Esta pesquisa tem o intuito de analisar se os alunos do quarto ano do ensino fundamental têm condições de entender um conteúdo abstrato nesta etapa do ensino. O desenvolvimento se dá através de uma proposta de ensino de física com o tema: partículas elementares, utilizando uma UEPS (Unidade De Ensino Potencialmente Significativa) desenvolvida para esta etapa de ensino, adequada e acessível ao nível cognitivo do aluno. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, caderno de campo, fotografias das atividades realizadas. A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários aplicados aos alunos, registros das atividades e seu desenvolvimento. Posteriormente os dados foram sistematizados e analisados. Percebemos que apesar de abstrato, o conceito de partículas elementares pode ser inserido no ensino fundamental como forma do aluno se apropriar de conhecimentos científicos e transformadores da sociedade.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências NaturaisPaulo, Iramaia Jorge Cabral dehttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427Paulo, Iramaia Jorge Cabral de378.612.551-15http://lattes.cnpq.br/4357894521892427Paulo, Sérgio Roberto de102.103.168-29http://lattes.cnpq.br/4267460859773462378.612.551-15Novais, Jonathan Willian Zangeski016.698.881-26http://lattes.cnpq.br/5665663207008673Ormond, Célia Mônica Pinheiro2023-06-12T16:23:05Z20172023-06-12T16:23:05Z2017-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-21T07:11:35Zoai:localhost:1/4141Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-06-21T07:11:35Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
title |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
spellingShingle |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas Ormond, Célia Mônica Pinheiro Aprendizagem significativa Ensino de física Física moderna e contemporânea CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Significant learning Physics teaching Modern and contemporary |
title_short |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
title_full |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
title_fullStr |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
title_full_unstemmed |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
title_sort |
Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental : uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas |
author |
Ormond, Célia Mônica Pinheiro |
author_facet |
Ormond, Célia Mônica Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paulo, Iramaia Jorge Cabral de http://lattes.cnpq.br/4357894521892427 Paulo, Iramaia Jorge Cabral de 378.612.551-15 http://lattes.cnpq.br/4357894521892427 Paulo, Sérgio Roberto de 102.103.168-29 http://lattes.cnpq.br/4267460859773462 378.612.551-15 Novais, Jonathan Willian Zangeski 016.698.881-26 http://lattes.cnpq.br/5665663207008673 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ormond, Célia Mônica Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Ensino de física Física moderna e contemporânea CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Significant learning Physics teaching Modern and contemporary |
topic |
Aprendizagem significativa Ensino de física Física moderna e contemporânea CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Significant learning Physics teaching Modern and contemporary |
description |
The present study addresses a research done with students of the fourth year of primary education in a private school in the municipality of Cuiabá-MT. This research intends to analyze if the students of the fourth year of elementary school are able to understand an abstract content at this stage of teaching. The development takes place through a proposal of teaching of physics with the theme: elementary particles, using a LIFO (Potentially Significant Teaching Unit) developed for this stage of education, adequate and accessible at the cognitive level of the student. The instruments of data collection used were questionnaires, field notes, photographs of the activities carried out. The research was carried out using a qualitative research methodology. The research data were collected through questionnaires applied to students, records of activities and their development. Subsequently the data were systematized and analyzed. We realized that although abstract, the concept of elementary particles can be inserted in elementary education as a way for the student to appropriate scientific knowledge and transforming society. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-06-22 2023-06-12T16:23:05Z 2023-06-12T16:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017. http://ri.ufmt.br/handle/1/4141 |
identifier_str_mv |
ORMOND, Célia Mônica Pinheiro. Partículas elementares no 4º ano do ensino fundamental: uma primeira abordagem via unidades de ensino potencialmente significativas. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648515462234112 |