O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5088 |
Resumo: | In recent decades, social relations have been profoundly altered with the arrival of information and communication technologies. The internet era has made it possible for human beings to shorten distances, optimize time and share information like never before. Faced with this new era, there are great pedagogical opportunities for teaching Physics, among them, the visual and interactive approach to physical concepts relevant to teaching practice, but which are difficult to be learned by the student. In this sense, computational modeling linked to the theory proposed in textbooks, combined with different instructional materials, allows an interpretation of various phenomena in a simple and easy way. In this sense, this work is based on the development of a Teaching-Learning Sequence as an alternative for teaching electrical resistors in high school. For that, we used the Arduino platform and programming resources to develop a script with computational commands (programming) capable of reading and graphing the studied devices, allowing students to visualize such phenomena. |
id |
UFMT_393db91d1b11cdeaadcfcbc67a1d6367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5088 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistoresEnsino de físicaAusubelArduinoResistência elétricaResistoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAResistorsArduinoElectrical resistanceAusubelPhysics teachingIn recent decades, social relations have been profoundly altered with the arrival of information and communication technologies. The internet era has made it possible for human beings to shorten distances, optimize time and share information like never before. Faced with this new era, there are great pedagogical opportunities for teaching Physics, among them, the visual and interactive approach to physical concepts relevant to teaching practice, but which are difficult to be learned by the student. In this sense, computational modeling linked to the theory proposed in textbooks, combined with different instructional materials, allows an interpretation of various phenomena in a simple and easy way. In this sense, this work is based on the development of a Teaching-Learning Sequence as an alternative for teaching electrical resistors in high school. For that, we used the Arduino platform and programming resources to develop a script with computational commands (programming) capable of reading and graphing the studied devices, allowing students to visualize such phenomena.CAPESNas últimas décadas, as relações sociais foram profundamente alteradas com a chegada das tecnologias da informação e comunicação. A era da internet possibilitou ao ser humano diminuir distâncias, otimizar tempo e compartilhar informações como jamais visto. Diante desse novo tempo, observa-se grandes oportunidades pedagógicas para o ensino de Física, dentre elas, a abordagem visual e interativa de conceitos físicos relevantes para a prática docente, mas de difícil aprendizagem por parte do educando. Nesse sentido, a modelagem computacional atrelada à teoria proposta nos livros didáticos, combinados com diferentes materiais instrucionais, possibilita uma interpretação do fenômeno de forma simples e fácil. Nesse sentido, este trabalho baseia-se na elaboração de uma Sequência de Ensino Aprendizagem tendo como referência a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel como alternativa para o ensino de resistores elétricos no ensino médio. Para tanto, utilizamos a plataforma de Arduino e recursos de programação para elaborar um roteiro com comandos computacionais (programação) capaz de fazer leituras e gráficos da resistência dos dispositivos estudados, permitindo a visualização do fenômeno por parte dos educandos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFBonfim, André Correia Riserio dohttp://lattes.cnpq.br/5012575440533253Bonfim, André Correia Risério do294.581.948-04http://lattes.cnpq.br/5012575440533253Maionchi, Daniela de Oliveira287.296.538-60http://lattes.cnpq.br/4561236303105430294.581.948-04Mariani, Fábio028.279.749-16http://lattes.cnpq.br/8188243790537926Solorzano, Pablo Edilberto Munayco057.017.317-58http://lattes.cnpq.br/0866307566384055Ferreira, Ricardo Vanjura2024-02-07T13:26:13Z2020-09-042024-02-07T13:26:13Z2020-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFERREIRA, Ricardo Vanjura. O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/5088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-02-12T06:01:17Zoai:localhost:1/5088Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-02-12T06:01:17Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
title |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
spellingShingle |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores Ferreira, Ricardo Vanjura Ensino de física Ausubel Arduino Resistência elétrica Resistores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Resistors Arduino Electrical resistance Ausubel Physics teaching |
title_short |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
title_full |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
title_fullStr |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
title_full_unstemmed |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
title_sort |
O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores |
author |
Ferreira, Ricardo Vanjura |
author_facet |
Ferreira, Ricardo Vanjura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bonfim, André Correia Riserio do http://lattes.cnpq.br/5012575440533253 Bonfim, André Correia Risério do 294.581.948-04 http://lattes.cnpq.br/5012575440533253 Maionchi, Daniela de Oliveira 287.296.538-60 http://lattes.cnpq.br/4561236303105430 294.581.948-04 Mariani, Fábio 028.279.749-16 http://lattes.cnpq.br/8188243790537926 Solorzano, Pablo Edilberto Munayco 057.017.317-58 http://lattes.cnpq.br/0866307566384055 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ricardo Vanjura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ausubel Arduino Resistência elétrica Resistores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Resistors Arduino Electrical resistance Ausubel Physics teaching |
topic |
Ensino de física Ausubel Arduino Resistência elétrica Resistores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Resistors Arduino Electrical resistance Ausubel Physics teaching |
description |
In recent decades, social relations have been profoundly altered with the arrival of information and communication technologies. The internet era has made it possible for human beings to shorten distances, optimize time and share information like never before. Faced with this new era, there are great pedagogical opportunities for teaching Physics, among them, the visual and interactive approach to physical concepts relevant to teaching practice, but which are difficult to be learned by the student. In this sense, computational modeling linked to the theory proposed in textbooks, combined with different instructional materials, allows an interpretation of various phenomena in a simple and easy way. In this sense, this work is based on the development of a Teaching-Learning Sequence as an alternative for teaching electrical resistors in high school. For that, we used the Arduino platform and programming resources to develop a script with computational commands (programming) capable of reading and graphing the studied devices, allowing students to visualize such phenomena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-04 2020-06-05 2024-02-07T13:26:13Z 2024-02-07T13:26:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Ricardo Vanjura. O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/5088 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Ricardo Vanjura. O Arduino como recurso didático para o ensino de resistores. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/5088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648528027320320 |