Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4728 |
Resumo: | The present research deals with the possible uses of the magazine in Black Panther squares with the aim of teaching and learning themes involving the History of Africa for classes at high school levels. The Black Panther was the first African black superhero in the history of comics, this character had an odd meaning in the development of a pedagogical work that seeks to reflect issues such as identity, representativeness, appreciation of African black history and culture. The research interpreted the HQ as chronicles of the everyday concept developed by the historian Fábio Viera Guerra and, also placed this object within the field of thought of the history culture having as main interlocutor the philosopher Jörn Rüsen. |
id |
UFMT_53a9f12ea36514c955f16f28b0a55b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4728 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da ÁfricaEnsino de históriaRevista em quadrinhosPantera NegraHistória da ÁfricaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistory teachingComic book magazineBlack PantherAfrican historyThe present research deals with the possible uses of the magazine in Black Panther squares with the aim of teaching and learning themes involving the History of Africa for classes at high school levels. The Black Panther was the first African black superhero in the history of comics, this character had an odd meaning in the development of a pedagogical work that seeks to reflect issues such as identity, representativeness, appreciation of African black history and culture. The research interpreted the HQ as chronicles of the everyday concept developed by the historian Fábio Viera Guerra and, also placed this object within the field of thought of the history culture having as main interlocutor the philosopher Jörn Rüsen.A presente pesquisa trata dos possíveis usos da revista em quadrinhos do Pantera Negra com o objetivo de realizar o ensino e aprendizagem de temas que envolvem a História da África para as turmas em níveis escolares do Ensino Médio. O Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro africano da história dos quadrinhos tal personagem possuiu um significado ímpar no desenvolvimento de um trabalho pedagógico que procure a refletir questões como identidade, representatividade, valorização da história e cultura negra africana. A pesquisa interpretou a HQ como crônicas do cotidiano conceito desenvolvido pelo historiador Fábio Viera Guerra e, também situou esse objeto dentro do campo de pensamento da cultura história tendo como principal interlocutor o filósofo Jörn Rüsen.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIARodrigues, Bruno Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/1810618693617830Rodrigues, Bruno Pinheiro009.150.081-81http://lattes.cnpq.br/1810618693617830Fronza, Marcelo018.070.439-75http://lattes.cnpq.br/0732803418759032009.150.081-81Cerezer, Osvaldo Mariotto780.577.870-15http://lattes.cnpq.br/8496570910823192Silva, Renato Cavalcante da2023-10-09T16:58:31Z2020-11-142023-10-09T16:58:31Z2020-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Renato Cavalcante da. Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África. 2020. [139] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4728porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-10T07:01:47Zoai:localhost:1/4728Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-10-10T07:01:47Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
title |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
spellingShingle |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África Silva, Renato Cavalcante da Ensino de história Revista em quadrinhos Pantera Negra História da África CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA History teaching Comic book magazine Black Panther African history |
title_short |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
title_full |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
title_fullStr |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
title_sort |
Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África |
author |
Silva, Renato Cavalcante da |
author_facet |
Silva, Renato Cavalcante da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruno Pinheiro http://lattes.cnpq.br/1810618693617830 Rodrigues, Bruno Pinheiro 009.150.081-81 http://lattes.cnpq.br/1810618693617830 Fronza, Marcelo 018.070.439-75 http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 009.150.081-81 Cerezer, Osvaldo Mariotto 780.577.870-15 http://lattes.cnpq.br/8496570910823192 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renato Cavalcante da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Revista em quadrinhos Pantera Negra História da África CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA History teaching Comic book magazine Black Panther African history |
topic |
Ensino de história Revista em quadrinhos Pantera Negra História da África CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA History teaching Comic book magazine Black Panther African history |
description |
The present research deals with the possible uses of the magazine in Black Panther squares with the aim of teaching and learning themes involving the History of Africa for classes at high school levels. The Black Panther was the first African black superhero in the history of comics, this character had an odd meaning in the development of a pedagogical work that seeks to reflect issues such as identity, representativeness, appreciation of African black history and culture. The research interpreted the HQ as chronicles of the everyday concept developed by the historian Fábio Viera Guerra and, also placed this object within the field of thought of the history culture having as main interlocutor the philosopher Jörn Rüsen. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 2020-07-15 2023-10-09T16:58:31Z 2023-10-09T16:58:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Renato Cavalcante da. Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África. 2020. [139] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. http://ri.ufmt.br/handle/1/4728 |
identifier_str_mv |
SILVA, Renato Cavalcante da. Reflexões sobre a HQ do Pantera Negra e suas correlações entre o ensino e aprendizagem a respeito da História da África. 2020. [139] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648523017224192 |