Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Osvaldo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4362
Resumo: This paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students.
id UFMT_5baf1cefaa36e9a1537cf99528b0a48b
oai_identifier_str oai:localhost:1/4362
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria planaMapa conceitualLATEXProduto para o ensinoGeometria planaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConceptual MapLATEXProduct for teachingFlat geometryThis paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students.Este trabalho tem como objetivo apresentar as diretrizes para a construção de mapa conceitual que possa ser utilizado como recurso pedagógico com abordagem através do ensino de geometria euclidiana plana, utilizando o LATEX como ferramenta de programação, trazendo uma linguagem completa dos comandos e esclarecimentos dos pacotes e bibliotecas utilizados baseando-se na metodologia descrita por Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012). O Conteúdo escolhido foi o de geometria plana. No inicio do trabalho descrevemos, de forma sucinta, o surgimento e desenvolvimento da geometria no decorrer da história. Posteriormente, descrevemos sobre o uso do LATEX como plataforma e os pacotes que foram essenciais na construção de uma linguagem de programação para a confecção do mapa conceitual. Para a construção do mapa utilizamos os conteúdos de geometria plana, com enfoque em seus axiomas, definições e postulados do livro Dolce e Pompeo (2005). Com isso, espera se que esse material fomente a criação de novas ideias para outros produtos baseando-se no uso desta linguagem de programação para auxiliar a obtenção de um ensino-aprendizagem mais construtivo, dinâmico e significativo, tanto para os professores como para os alunos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATKrindges, Andréhttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853Krindges, André834.875.571-34http://lattes.cnpq.br/6745819763260853Moura, Liliana Karla Jorge de837.411.941-15http://lattes.cnpq.br/7156925965587052834.875.571-34Gonçalves, Marcos José567.209.391-49http://lattes.cnpq.br/9414747288114730Vieira, Osvaldo de Oliveira2023-06-27T12:59:16Z2019-08-262023-06-27T12:59:16Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.http://ri.ufmt.br/handle/1/4362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-07T07:03:25Zoai:localhost:1/4362Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-07-07T07:03:25Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
title Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
spellingShingle Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
Vieira, Osvaldo de Oliveira
Mapa conceitual
LATEX
Produto para o ensino
Geometria plana
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Conceptual Map
LATEX
Product for teaching
Flat geometry
title_short Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
title_full Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
title_fullStr Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
title_full_unstemmed Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
title_sort Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
author Vieira, Osvaldo de Oliveira
author_facet Vieira, Osvaldo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krindges, André
http://lattes.cnpq.br/6745819763260853
Krindges, André
834.875.571-34
http://lattes.cnpq.br/6745819763260853
Moura, Liliana Karla Jorge de
837.411.941-15
http://lattes.cnpq.br/7156925965587052
834.875.571-34
Gonçalves, Marcos José
567.209.391-49
http://lattes.cnpq.br/9414747288114730
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Osvaldo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Mapa conceitual
LATEX
Produto para o ensino
Geometria plana
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Conceptual Map
LATEX
Product for teaching
Flat geometry
topic Mapa conceitual
LATEX
Produto para o ensino
Geometria plana
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Conceptual Map
LATEX
Product for teaching
Flat geometry
description This paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
2019-08-01
2023-06-27T12:59:16Z
2023-06-27T12:59:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4362
identifier_str_mv VIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648518499958784