Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4362 |
Resumo: | This paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students. |
id |
UFMT_5baf1cefaa36e9a1537cf99528b0a48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4362 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria planaMapa conceitualLATEXProduto para o ensinoGeometria planaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConceptual MapLATEXProduct for teachingFlat geometryThis paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students.Este trabalho tem como objetivo apresentar as diretrizes para a construção de mapa conceitual que possa ser utilizado como recurso pedagógico com abordagem através do ensino de geometria euclidiana plana, utilizando o LATEX como ferramenta de programação, trazendo uma linguagem completa dos comandos e esclarecimentos dos pacotes e bibliotecas utilizados baseando-se na metodologia descrita por Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012). O Conteúdo escolhido foi o de geometria plana. No inicio do trabalho descrevemos, de forma sucinta, o surgimento e desenvolvimento da geometria no decorrer da história. Posteriormente, descrevemos sobre o uso do LATEX como plataforma e os pacotes que foram essenciais na construção de uma linguagem de programação para a confecção do mapa conceitual. Para a construção do mapa utilizamos os conteúdos de geometria plana, com enfoque em seus axiomas, definições e postulados do livro Dolce e Pompeo (2005). Com isso, espera se que esse material fomente a criação de novas ideias para outros produtos baseando-se no uso desta linguagem de programação para auxiliar a obtenção de um ensino-aprendizagem mais construtivo, dinâmico e significativo, tanto para os professores como para os alunos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATKrindges, Andréhttp://lattes.cnpq.br/6745819763260853Krindges, André834.875.571-34http://lattes.cnpq.br/6745819763260853Moura, Liliana Karla Jorge de837.411.941-15http://lattes.cnpq.br/7156925965587052834.875.571-34Gonçalves, Marcos José567.209.391-49http://lattes.cnpq.br/9414747288114730Vieira, Osvaldo de Oliveira2023-06-27T12:59:16Z2019-08-262023-06-27T12:59:16Z2019-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.http://ri.ufmt.br/handle/1/4362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-07T07:03:25Zoai:localhost:1/4362Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-07-07T07:03:25Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
title |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
spellingShingle |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana Vieira, Osvaldo de Oliveira Mapa conceitual LATEX Produto para o ensino Geometria plana CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Conceptual Map LATEX Product for teaching Flat geometry |
title_short |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
title_full |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
title_fullStr |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
title_full_unstemmed |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
title_sort |
Diretrizes para a construção de um mapa conceitual : uma abordagem através da geometria plana |
author |
Vieira, Osvaldo de Oliveira |
author_facet |
Vieira, Osvaldo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Krindges, André http://lattes.cnpq.br/6745819763260853 Krindges, André 834.875.571-34 http://lattes.cnpq.br/6745819763260853 Moura, Liliana Karla Jorge de 837.411.941-15 http://lattes.cnpq.br/7156925965587052 834.875.571-34 Gonçalves, Marcos José 567.209.391-49 http://lattes.cnpq.br/9414747288114730 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Osvaldo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapa conceitual LATEX Produto para o ensino Geometria plana CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Conceptual Map LATEX Product for teaching Flat geometry |
topic |
Mapa conceitual LATEX Produto para o ensino Geometria plana CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Conceptual Map LATEX Product for teaching Flat geometry |
description |
This paper aims to present the guidelines for a conceptual map’s construction, which can be used as a pefagogical resource, with a approach through the teaching of a flat Euclidean Geometry, using LATEX as a programming tool, bringing a complete language of commands and clarifications of the pachages and libraries used, based on the methodology described by Marriott e Torres (2003) e Moreira (2012).The chosen content was the one of flat geometry. In the beginning of the work we briefly describe the emergence and development of geometry throughout history. Later, we describe the use of LATEX as a platform and and the packages that were essential in the construction of a programming language for the construction of the conceptual map. For the construction of the map he used the contents of flat geometry, focusing on his axioms, definitions and postulates of the book Dolce e Pompeo (2005). Therefore, it is expected that this material will foster the creation of new ideas for other products based on the use of this programming language to help obtain a more constructive teaching-learning, dynamic and meaningful teaching-learning for both teachers and students. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-26 2019-08-01 2023-06-27T12:59:16Z 2023-06-27T12:59:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. http://ri.ufmt.br/handle/1/4362 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Osvaldo de Oliveira. Diretrizes para a construção de um mapa conceitual: uma abordagem através da geometria plana. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648518499958784 |