Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marcelo Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/5264
Resumo: The research presented here aims to investigate eighth-year students from the state network, the historical ideas of those in education in Mato Grosso about the racism conveyed in internet memes, while also exploring the possibilities of combating racism through this digital artifact so consumed by young people. The information provided by students in the form of a digital questionnaire will be analyzed in the light of Jörn Rüsen's theory and his concept of "historical consciousness", and the area of History Education, which has historian Peter Lee as one of the main exponents, creator of Fundamental conceptual tools for "this study concepts such as “substantives" and "second order". Finally, they use Professor Adilson Moreira's concept of "recreational racism" to understand the fundamentals of harmful humor propagated by racist memes.
id UFMT_60bff5d3210fac28aeb8c3e4c1633a1d
oai_identifier_str oai:localhost:1/5264
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MTEducação históricaEnsino de históriaMemesRacismoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistory educationHistory TeachingMemesRacismThe research presented here aims to investigate eighth-year students from the state network, the historical ideas of those in education in Mato Grosso about the racism conveyed in internet memes, while also exploring the possibilities of combating racism through this digital artifact so consumed by young people. The information provided by students in the form of a digital questionnaire will be analyzed in the light of Jörn Rüsen's theory and his concept of "historical consciousness", and the area of History Education, which has historian Peter Lee as one of the main exponents, creator of Fundamental conceptual tools for "this study concepts such as “substantives" and "second order". Finally, they use Professor Adilson Moreira's concept of "recreational racism" to understand the fundamentals of harmful humor propagated by racist memes.A pesquisa aqui apresentada objetiva investigar as ideias históricas dos estudantes de oitava série da rede estadual de educação de Mato Grosso acerca do racismo que é veiculado nos memes de internet, ao passo que também explora as possibilidades de combate ao racismo através desse artefato digital tão consumido pelo público jovem. As informações fornecidas pelos estudantes na forma de questionário digital são analisadas à luz da teoria de Jörn Rüsen e seu conceito de “consciência histórica”, e do campo de estudos da Educação Histórica, que tem no historiador Peter Lee um dos principais expoentes, criador de ferramentas conceituais fundamentais para este estudo, como os “conceitos substantivos” e de “segunda ordem”. Por fim, utilizarem o conceito de “racismo recreativo” do professor Adilson Moreira para compreender os fundamentos do humor nocivo propagado pelos memes racistas.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIARodrigues Junior, Osvaldohttp://lattes.cnpq.br/4998638258339975Marques, Ana Maria637.683.309-82http://lattes.cnpq.br/3982340840178047Rodrigues Júnior, Osvaldo334.014.908-93http://lattes.cnpq.br/4998638258339975334.014.908-93Fronza, Marcelo018.070.439-75http://lattes.cnpq.br/0732803418759032Bonete, Wilian Junior056.327.839-01http://lattes.cnpq.br/7339543110127451Rocha, Marcelo Nunes2024-02-27T21:53:12Z2022-08-242024-02-27T21:53:12Z2022-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisROCHA, Marcelo Nunes. Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.http://ri.ufmt.br/handle/1/5264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-02-28T07:01:58Zoai:localhost:1/5264Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-02-28T07:01:58Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
title Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
spellingShingle Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
Rocha, Marcelo Nunes
Educação histórica
Ensino de história
Memes
Racismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History education
History Teaching
Memes
Racism
title_short Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
title_full Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
title_fullStr Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
title_full_unstemmed Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
title_sort Memes, racismo recreativo e educação histórica : um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso - MT
author Rocha, Marcelo Nunes
author_facet Rocha, Marcelo Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues Junior, Osvaldo
http://lattes.cnpq.br/4998638258339975
Marques, Ana Maria
637.683.309-82
http://lattes.cnpq.br/3982340840178047
Rodrigues Júnior, Osvaldo
334.014.908-93
http://lattes.cnpq.br/4998638258339975
334.014.908-93
Fronza, Marcelo
018.070.439-75
http://lattes.cnpq.br/0732803418759032
Bonete, Wilian Junior
056.327.839-01
http://lattes.cnpq.br/7339543110127451
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marcelo Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Ensino de história
Memes
Racismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History education
History Teaching
Memes
Racism
topic Educação histórica
Ensino de história
Memes
Racismo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History education
History Teaching
Memes
Racism
description The research presented here aims to investigate eighth-year students from the state network, the historical ideas of those in education in Mato Grosso about the racism conveyed in internet memes, while also exploring the possibilities of combating racism through this digital artifact so consumed by young people. The information provided by students in the form of a digital questionnaire will be analyzed in the light of Jörn Rüsen's theory and his concept of "historical consciousness", and the area of History Education, which has historian Peter Lee as one of the main exponents, creator of Fundamental conceptual tools for "this study concepts such as “substantives" and "second order". Finally, they use Professor Adilson Moreira's concept of "recreational racism" to understand the fundamentals of harmful humor propagated by racist memes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2022-07-25
2024-02-27T21:53:12Z
2024-02-27T21:53:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Marcelo Nunes. Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
http://ri.ufmt.br/handle/1/5264
identifier_str_mv ROCHA, Marcelo Nunes. Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2022.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/5264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648532609597440