Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remonatto, Angélica
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
Resumo: This study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production.
id UFMT_6cbf4ae1632a9dd16d1eb2ad32c46b6e
oai_identifier_str oai:localhost:1/1168
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhosLeituraEnsino-aprendizagemGêneros discursivosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESReadingTeaching-learningDiscourse genresThis study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production.CAPESEsta pesquisa teve como objetivo investigar e discutir as práticas de leitura de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e seu processo de ensino- aprendizagem em uma escola pública brasileira. Para tal, assumimos como aporte teórico os estudos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), que defendem a linguagem como processo sócio-histórico-cultural, aliado à teoria sócio-interacional de ensino- aprendizagem de Lev Vygotsky (1930; 1934). Com base nesses construtos teóricos, pautamos nossa concepção de leitura em uma perspectiva dialógica, que prevê sempre uma atitude responsiva do leitor. Procuramos, então, investigar quais práticas têm sido desenvolvidas para a efetivação da aprendizagem desse importante componente curricular. Assim, defendemos que os gêneros do discurso podem ser usados como objetos de ensino- aprendizagem de leitura e acreditamos que a formação de leitores é um processo que deve ocorrer durante todos os anos de escola e não somente nos primeiros anos. A abordagem metodológica baseou-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter dialógico e participativo. A observação dos dados demonstrou que a interação e o conhecimento do gênero “histórias em quadrinhos” puderam proporcionar novas possibilidades de leitura e o desenvolvimento de diferentes capacidades pelos alunos. Nossos dados ainda demonstraram que o ensino-aprendizagem de leitura se torna ainda mais profícuo quando aliado a atividades de reflexão e produção escrita.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagemBarros, Cláudia Graziano Paes dehttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622Barros, Cláudia Graziano Paes de384.399.301-78http://lattes.cnpq.br/1709636702694622Padilha, Simone de Jesus432.858.131-72http://lattes.cnpq.br/3020979926140822384.399.301-78Brait, Elisabeth895.953.358-00http://lattes.cnpq.br/7028238588180059Remonatto, Angélica2019-06-27T16:18:18Z2013-04-192019-06-27T16:18:18Z2013-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/1168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-06-29T07:02:37Zoai:localhost:1/1168Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-06-29T07:02:37Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
title Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
spellingShingle Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
Remonatto, Angélica
Leitura
Ensino-aprendizagem
Gêneros discursivos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Reading
Teaching-learning
Discourse genres
title_short Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
title_full Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
title_fullStr Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
title_full_unstemmed Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
title_sort Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
author Remonatto, Angélica
author_facet Remonatto, Angélica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Cláudia Graziano Paes de
http://lattes.cnpq.br/1709636702694622
Barros, Cláudia Graziano Paes de
384.399.301-78
http://lattes.cnpq.br/1709636702694622
Padilha, Simone de Jesus
432.858.131-72
http://lattes.cnpq.br/3020979926140822
384.399.301-78
Brait, Elisabeth
895.953.358-00
http://lattes.cnpq.br/7028238588180059
dc.contributor.author.fl_str_mv Remonatto, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino-aprendizagem
Gêneros discursivos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Reading
Teaching-learning
Discourse genres
topic Leitura
Ensino-aprendizagem
Gêneros discursivos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Reading
Teaching-learning
Discourse genres
description This study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
2013-03-22
2019-06-27T16:18:18Z
2019-06-27T16:18:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
identifier_str_mv REMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/1168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Linguagens (IL)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648494858764288