Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1168 |
Resumo: | This study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production. |
id |
UFMT_6cbf4ae1632a9dd16d1eb2ad32c46b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1168 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhosLeituraEnsino-aprendizagemGêneros discursivosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESReadingTeaching-learningDiscourse genresThis study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production.CAPESEsta pesquisa teve como objetivo investigar e discutir as práticas de leitura de alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e seu processo de ensino- aprendizagem em uma escola pública brasileira. Para tal, assumimos como aporte teórico os estudos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), que defendem a linguagem como processo sócio-histórico-cultural, aliado à teoria sócio-interacional de ensino- aprendizagem de Lev Vygotsky (1930; 1934). Com base nesses construtos teóricos, pautamos nossa concepção de leitura em uma perspectiva dialógica, que prevê sempre uma atitude responsiva do leitor. Procuramos, então, investigar quais práticas têm sido desenvolvidas para a efetivação da aprendizagem desse importante componente curricular. Assim, defendemos que os gêneros do discurso podem ser usados como objetos de ensino- aprendizagem de leitura e acreditamos que a formação de leitores é um processo que deve ocorrer durante todos os anos de escola e não somente nos primeiros anos. A abordagem metodológica baseou-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter dialógico e participativo. A observação dos dados demonstrou que a interação e o conhecimento do gênero “histórias em quadrinhos” puderam proporcionar novas possibilidades de leitura e o desenvolvimento de diferentes capacidades pelos alunos. Nossos dados ainda demonstraram que o ensino-aprendizagem de leitura se torna ainda mais profícuo quando aliado a atividades de reflexão e produção escrita.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Linguagens (IL)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagemBarros, Cláudia Graziano Paes dehttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622Barros, Cláudia Graziano Paes de384.399.301-78http://lattes.cnpq.br/1709636702694622Padilha, Simone de Jesus432.858.131-72http://lattes.cnpq.br/3020979926140822384.399.301-78Brait, Elisabeth895.953.358-00http://lattes.cnpq.br/7028238588180059Remonatto, Angélica2019-06-27T16:18:18Z2013-04-192019-06-27T16:18:18Z2013-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/1168porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-06-29T07:02:37Zoai:localhost:1/1168Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-06-29T07:02:37Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
title |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
spellingShingle |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos Remonatto, Angélica Leitura Ensino-aprendizagem Gêneros discursivos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Reading Teaching-learning Discourse genres |
title_short |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
title_full |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
title_fullStr |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
title_sort |
Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem : um projeto com o gênero história em quadrinhos |
author |
Remonatto, Angélica |
author_facet |
Remonatto, Angélica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Cláudia Graziano Paes de http://lattes.cnpq.br/1709636702694622 Barros, Cláudia Graziano Paes de 384.399.301-78 http://lattes.cnpq.br/1709636702694622 Padilha, Simone de Jesus 432.858.131-72 http://lattes.cnpq.br/3020979926140822 384.399.301-78 Brait, Elisabeth 895.953.358-00 http://lattes.cnpq.br/7028238588180059 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Remonatto, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino-aprendizagem Gêneros discursivos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Reading Teaching-learning Discourse genres |
topic |
Leitura Ensino-aprendizagem Gêneros discursivos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Reading Teaching-learning Discourse genres |
description |
This study intends to investigate and discuss the reading practices and the teaching-learning process of students in the 6th grade of elementary school in a Brazilian public school. To this end, we used the theory of Mikhail Bakhtin and his Circle (1929; 1952-53; 1970-1971/1979; 1974/1979), that considers language as process social-cultural-historical, allied to social-interactional theory of teaching-learning of Lev Vygotsky (1930, 1934). Based on such perspectives, we form our conception of reading in a dialogical approach, providing for a responsive attitude of the reader. Thus, we investigated what practices have been developed for effective learning of that important curricular component. We argue that the discourse genres can be used as objects of teaching-learning of the reading and we also believe the formation of readers is a process that should occur during every school year and not only in the first years. The methodology approach has been based on a qualitative study, participative and dialogic character. The data showed that the interaction and knowledge of the genre "comics" could offer news possibilities of reading and the development of different capabilities by the students. Our data also demonstrated that the teaching-learning of reading becomes even most proficient when allied to activities of reflection and written production. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19 2013-03-22 2019-06-27T16:18:18Z 2019-06-27T16:18:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. http://ri.ufmt.br/handle/1/1168 |
identifier_str_mv |
REMONATTO, Angélica. Leitura como atividade dialógica e seu processo de ensino-aprendizagem: um projeto com o gênero história em quadrinhos. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/1168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Linguagens (IL) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648494858764288 |