Modelagem matemática na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sella, Adilson Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
Resumo: This paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work.
id UFMT_9c6c6ed4fbd771e5efe4ffbc2378bd76
oai_identifier_str oai:localhost:1/2116
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Modelagem matemática na educação básicaModelagem matemáticaEtnomatemáticaContextualizaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMathematical modellingEthnomathematicsContextualizationThis paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work.CAPESNeste trabalho ́e apresentada uma ferramenta que vem sendo empregada para o processo de ensino aprendizagem de Matem ́atica na Educa ̧c ̃ao B ́asica. O trabalho apresenta um panorama hist ́orico da modelagem matem ́atica no Brasil e a sua liga ̧c ̃ao com a Etnomatem ́atica, destacando a utiliza ̧c ̃ao da modelagem matem ́atica no ensino de Matem ́atica na sala de aula, apontando etapas para o uso da modelagem, seguindo as ideias de Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Al ́em da aplica ̧c ̃ao desta ferramenta nas aulas de Matem ́atica com os alunos da Escola Estadual 13 de Maio, em Tangar ́a da Serra-MT, cujos resultados foram relatados no final deste trabalho.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATDiniz, Geraldo Luciohttp://lattes.cnpq.br/2259358703656931Diniz, Geraldo Lucio355.165.936-20http://lattes.cnpq.br/2259358703656931Santos, Vinícius Machado Pereira dos082.502.188-09http://lattes.cnpq.br/4543504070083751355.165.936-20Bassanezi, Rodney Carlos042.448.428-53http://lattes.cnpq.br/6541957090000783Sella, Adilson Antonio2020-10-07T13:33:16Z2016-07-222020-10-07T13:33:16Z2016-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.http://ri.ufmt.br/handle/1/2116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-10-10T07:04:05Zoai:localhost:1/2116Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-10-10T07:04:05Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática na educação básica
title Modelagem matemática na educação básica
spellingShingle Modelagem matemática na educação básica
Sella, Adilson Antonio
Modelagem matemática
Etnomatemática
Contextualização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematical modelling
Ethnomathematics
Contextualization
title_short Modelagem matemática na educação básica
title_full Modelagem matemática na educação básica
title_fullStr Modelagem matemática na educação básica
title_full_unstemmed Modelagem matemática na educação básica
title_sort Modelagem matemática na educação básica
author Sella, Adilson Antonio
author_facet Sella, Adilson Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Geraldo Lucio
http://lattes.cnpq.br/2259358703656931
Diniz, Geraldo Lucio
355.165.936-20
http://lattes.cnpq.br/2259358703656931
Santos, Vinícius Machado Pereira dos
082.502.188-09
http://lattes.cnpq.br/4543504070083751
355.165.936-20
Bassanezi, Rodney Carlos
042.448.428-53
http://lattes.cnpq.br/6541957090000783
dc.contributor.author.fl_str_mv Sella, Adilson Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Etnomatemática
Contextualização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematical modelling
Ethnomathematics
Contextualization
topic Modelagem matemática
Etnomatemática
Contextualização
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematical modelling
Ethnomathematics
Contextualization
description This paper presents a tool that has been employed for the process of teaching mathematics learning in basic education. A historical overview is presented of mathe- matical modeling in Brazil and its connection with the Ethnomathematics, highlighting the use of mathematical modeling in mathematics teaching in the classroom, pointing steps for the use of modeling, following the ideas of Hein e Biembengut (2003); Bassanezi (2002); Barbosa (2001a). Besides the application of this tool in math classes with students of the State School 13 de Maio, at Tangar ́a da Serra/MT, whose results were reported at the end of this work.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
2016-06-03
2020-10-07T13:33:16Z
2020-10-07T13:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
identifier_str_mv SELLA, Adilson Antonio. Modelagem matemática na educação básica. 2016. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648503713988608