Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000006w97 |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16071 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011. |
id |
UFSM_9707cfaa44f43511ae73df0a26a7fce3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/16071 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de ItaaraMathematical modeling e ethnomathematics: developing a project in a elementary school of itaaraModelagem matemáticaEtnomatemáticaAprendizagemMathematical modelingEthnomathematicsLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.This work was done in order to make use of mathematical modeling as an alternative to the teaching and learning of mathematics and offer a greater interaction with the ethnomathematics, paying attention to the knowledge acquired by students in their home environment (day by day). The study was conducted at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Pinto Ribas, located in Itaara - RS, with a target composed by students in the 6th grade. The representation through drawings of two different environments (school and home), made by the students, as the first activity, is an important motivating point to continue the subsequent modeling activities as well as the development of mathematical content involved. In order to stimulate the organization and data collection and give the students an opportunity to learn mathematics in a way different from the traditional classroom activities and thus promote the interest of the mathematical content students learned in the classroom.Este trabalho foi elaborado com o propósito de fazer uso de modelagem matemática como uma alternativa ao processo de ensino e aprendizagem da matemática e propor uma maior interação com a etnomatematica, dando atenção ao conhecimento adquirido pelos alunos em seus ambientes familiares (dia a dia). O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides Pinto Ribas, localizada em Itaara – RS, tendo como público alvo os alunos do 6º ano. A representação através de desenhos de dois ambientes (escolar e domiciliar), feito pelos alunos, como primeira atividade, é o ponto motivador para dar continuidade às atividades de modelagem seguintes como também o desenvolvimento do conteúdo matemático envolvido, com o objetivo de estimular a organização e coleta de dados e dar ao aluno oportunidade de aprender matemática de uma maneira diferenciada da aula tradicional e, assim promover o interesse dos estudantes pelos conteúdos matemáticos aprendido na sala de aula.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Naturais e ExatasMagnago, Karine FaverzaniFillipin, Eliane Maria Rosa2019-04-04T15:13:18Z2019-04-04T15:13:18Z2011-08-122011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16071ark:/26339/0013000006w97porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-07-04T11:45:51Zoai:repositorio.ufsm.br:1/16071Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-07-04T11:45:51Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara Mathematical modeling e ethnomathematics: developing a project in a elementary school of itaara |
title |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara |
spellingShingle |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara Fillipin, Eliane Maria Rosa Modelagem matemática Etnomatemática Aprendizagem Mathematical modeling Ethnomathematics Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara |
title_full |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara |
title_fullStr |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara |
title_full_unstemmed |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara |
title_sort |
Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara |
author |
Fillipin, Eliane Maria Rosa |
author_facet |
Fillipin, Eliane Maria Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magnago, Karine Faverzani |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fillipin, Eliane Maria Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Etnomatemática Aprendizagem Mathematical modeling Ethnomathematics Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Modelagem matemática Etnomatemática Aprendizagem Mathematical modeling Ethnomathematics Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-12 2011 2019-04-04T15:13:18Z 2019-04-04T15:13:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16071 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000006w97 |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16071 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000006w97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Naturais e Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Naturais e Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172295585431552 |