Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4669
Resumo: This master's thesis aims to analyze the construction of gender based on the role of women in the History taught in Didactic Collections of the National Plan of Didactic Book / 2018. The choice of this theme is justified by the high rates of violence against women, such as naturalized hierarchies and gender inequality in society. The theoretical and methodological framework of gender is based mainly on the studies of Joan Scott, who explains this category of historical analysis as a social construction and as a way of giving meaning to power relations. Scott understands that the gender category used first to analyze the differences between the sexes, has been extended to the question of differences within difference. In this sense, Angela Davis' work has become essential to research, as it shows how much it is necessary to consider the intersectionality of race, class and gender. In this research, the history textbook is considered as a historical document, while understanding its importance as a physical object of commercial value. The guiding axis of the work is the analysis and reflection of gender relations through the role of women in history taught by textbooks, and on how these approaches are inserted in the context of gender inequality and violence in society.
id UFMT_a20d83ac4f8d5d975f1acdb5ba5436db
oai_identifier_str oai:localhost:1/4669
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinasEnsino de históriaLivros didáticosEnsino médioGêneroInterseccionalidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistory teachingTextbooksHigh schoolGenderIntersectionalityThis master's thesis aims to analyze the construction of gender based on the role of women in the History taught in Didactic Collections of the National Plan of Didactic Book / 2018. The choice of this theme is justified by the high rates of violence against women, such as naturalized hierarchies and gender inequality in society. The theoretical and methodological framework of gender is based mainly on the studies of Joan Scott, who explains this category of historical analysis as a social construction and as a way of giving meaning to power relations. Scott understands that the gender category used first to analyze the differences between the sexes, has been extended to the question of differences within difference. In this sense, Angela Davis' work has become essential to research, as it shows how much it is necessary to consider the intersectionality of race, class and gender. In this research, the history textbook is considered as a historical document, while understanding its importance as a physical object of commercial value. The guiding axis of the work is the analysis and reflection of gender relations through the role of women in history taught by textbooks, and on how these approaches are inserted in the context of gender inequality and violence in society.CAPESEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a construção do gênero a partir do protagonismo das mulheres na História ensinada em Coleções Didáticas do Plano Nacional do Livro Didático/2018. A escolha desse tema se justifica pelos altos índices de violência cometidos contra as mulheres, as hierarquias naturalizadas e a desigualdade de gênero na sociedade. O referencial teórico e metodológico de gênero se baseia principalmente nos estudos de Joan Scott, que explica essa categoria de análise histórica como uma construção social e como forma de dar significado as relações de poder. Scott entende que a categoria gênero usada primeiro para analisar as diferenças entre os sexos, foi estendida à questão das diferenças dentro da diferença. Nesse sentido a obra de Ângela Davis se tornou essencial à pesquisa, pois mostra o quanto é preciso considerar a interseccionalidade de raça, classe e gênero. Nesta pesquisa, considera-se o livro didático de história como documento histórico, sem deixar de compreender sua importância enquanto objeto físico de valor comercial. É eixo norteador do trabalho a análise e reflexão das relações gênero através do protagonismo das mulheres na História ensinada pelos livros didáticos, e sobre como essas abordagens estão inseridas no contexto da desigualdade e da violência de gênero na sociedade.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIAMarques, Ana Mariahttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047Marques, Ana Maria637.683.309-82http://lattes.cnpq.br/3982340840178047Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins016.425.869-86http://lattes.cnpq.br/1215217319481353637.683.309-82Borges, Ana Carolina da Silva959.475.741-87http://lattes.cnpq.br/5376386779095092Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento2023-09-12T16:23:57Z2020-11-072023-09-12T16:23:57Z2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBUQUERQUE, Ana Carolina do Nascimento. Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História?: análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.http://ri.ufmt.br/handle/1/4669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-01T07:01:25Zoai:localhost:1/4669Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-10-01T07:01:25Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
title Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
spellingShingle Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
Ensino de história
Livros didáticos
Ensino médio
Gênero
Interseccionalidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History teaching
Textbooks
High school
Gender
Intersectionality
title_short Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
title_full Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
title_fullStr Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
title_full_unstemmed Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
title_sort Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História? : análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas
author Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
author_facet Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana Maria
http://lattes.cnpq.br/3982340840178047
Marques, Ana Maria
637.683.309-82
http://lattes.cnpq.br/3982340840178047
Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
016.425.869-86
http://lattes.cnpq.br/1215217319481353
637.683.309-82
Borges, Ana Carolina da Silva
959.475.741-87
http://lattes.cnpq.br/5376386779095092
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ana Carolina do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Livros didáticos
Ensino médio
Gênero
Interseccionalidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History teaching
Textbooks
High school
Gender
Intersectionality
topic Ensino de história
Livros didáticos
Ensino médio
Gênero
Interseccionalidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
History teaching
Textbooks
High school
Gender
Intersectionality
description This master's thesis aims to analyze the construction of gender based on the role of women in the History taught in Didactic Collections of the National Plan of Didactic Book / 2018. The choice of this theme is justified by the high rates of violence against women, such as naturalized hierarchies and gender inequality in society. The theoretical and methodological framework of gender is based mainly on the studies of Joan Scott, who explains this category of historical analysis as a social construction and as a way of giving meaning to power relations. Scott understands that the gender category used first to analyze the differences between the sexes, has been extended to the question of differences within difference. In this sense, Angela Davis' work has become essential to research, as it shows how much it is necessary to consider the intersectionality of race, class and gender. In this research, the history textbook is considered as a historical document, while understanding its importance as a physical object of commercial value. The guiding axis of the work is the analysis and reflection of gender relations through the role of women in history taught by textbooks, and on how these approaches are inserted in the context of gender inequality and violence in society.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-07
2020-04-29
2023-09-12T16:23:57Z
2023-09-12T16:23:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Ana Carolina do Nascimento. Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História?: análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4669
identifier_str_mv ALBUQUERQUE, Ana Carolina do Nascimento. Há protagonismo das mulheres nos livros didáticos de História?: análise de duas coleções para o ensino médio e propositura de um conjunto de oficinas. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2020.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648522899783680