Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauso, Ana Paula Truzzi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/5903
Resumo: This research aimed to analyse the specialized mathematical knowledge of mathematics undergraduate students in the distance learning modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT), at the Bela Vista Campus, during a formative action involving spatial geometry, more specifically, the subject of prisms, pyramids, and their relations. The data were collected virtually during a ten-hour formative action synchronous and asynchronous meetings, between March and April, in 2022. The research follows the interpretative paradigm, being exploratory in nature, with an interpretative focus and a qualitative methodological approach. The analysis of the specialised knowledge that participants in their initial mathematics teaching training used in the formative action included systematic comparisons between the units of analysis (excerpts from the transcripts), the definitions of the MTSK categories and subdomains and the theoretical lens of textual discourse analysis. The research identified MTSK domains and subdomains in several moments of the formative action, with a greater presence of Knowledge of Topics and a lesser presence of Knowledge of the Structure of Mathematics, leading us to propose guidelines to strengthen the initial formation of mathematics teachers related to spatial geometry.
id UFMT_a34c67d8b9ac455ed051088643438ec1
oai_identifier_str oai:localhost:1/5903
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacialConhecimento especializado do professor de matemáticaLicenciatura em matemáticaEnsino a distânciaFormação inicialAção formativaGeometria espacialCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMathematics teacher expertiseMathematics undergraduate educationDistance learningInitial trainingFormative actionSpatial geometryThis research aimed to analyse the specialized mathematical knowledge of mathematics undergraduate students in the distance learning modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT), at the Bela Vista Campus, during a formative action involving spatial geometry, more specifically, the subject of prisms, pyramids, and their relations. The data were collected virtually during a ten-hour formative action synchronous and asynchronous meetings, between March and April, in 2022. The research follows the interpretative paradigm, being exploratory in nature, with an interpretative focus and a qualitative methodological approach. The analysis of the specialised knowledge that participants in their initial mathematics teaching training used in the formative action included systematic comparisons between the units of analysis (excerpts from the transcripts), the definitions of the MTSK categories and subdomains and the theoretical lens of textual discourse analysis. The research identified MTSK domains and subdomains in several moments of the formative action, with a greater presence of Knowledge of Topics and a lesser presence of Knowledge of the Structure of Mathematics, leading us to propose guidelines to strengthen the initial formation of mathematics teachers related to spatial geometry.Esta investigação analisou o conhecimento especializado mobilizado por licenciandos do curso superior de Licenciatura em Matemática (Modalidade de Ensino a Distância) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, durante ação formativa envolvendo a geometria espacial, mais especificamente, o conteúdo referente a prismas, pirâmides e suas relações. A coleta de dados ocorreu em ambiente virtual por meio da execução de ação formativa compreendendo uma carga horária total de trinta horas distribuídas em encontros síncronos e assíncrono, no período entre março a abril de 2022. A investigação segue o paradigma interpretativo, possuindo um caráter exploratório, com enfoque interpretativo e encaminhamento metodológico qualitativo. A análise do conhecimento especializado do professor de matemática em situação de formação inicial mobilizado durante a execução da ação formativa envolveu comparações sistemáticas entre as unidades de análise (trechos das transcrições) e as definições das categorias dos subdomínios do MTSK, fazendo uso da lente teórica da análise textual discursiva. A pesquisa mostrou a presença dos domínios e subdomínios do MTSK em diversos momentos da ação formativa, com maior presença do Conhecimento de Tópicos Matemáticos e menor presença do Conhecimento da Estrutura da Matemática, levando-nos a propor orientações para fortalecer a formação inicial de professores de matemática relacionadas à geometria espacial.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMWielewski, Gladys Denisehttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864Wielewski, Gladys Denise502.478.161-91http://lattes.cnpq.br/4154014326253864Darsie, Marta Maria Pontin395.272.639-72http://lattes.cnpq.br/8469435827236724502.478.161-91Souto, Daise Lago Pereira707.804.209-34http://lattes.cnpq.br/5081235663667172Moriel Junior, Jeferson Gomes218.247.408-08http://lattes.cnpq.br/0929859728060256Montes, Miguel Angel RojasPAH881844http://lattes.cnpq.br/6492884206660874Mauso, Ana Paula Truzzi2024-09-09T16:05:05Z2023-12-202024-09-09T16:05:05Z2023-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMAUSO, Ana Paula Truzzi. Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.http://ri.ufmt.br/handle/1/5903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-09-19T07:01:33Zoai:localhost:1/5903Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-09-19T07:01:33Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
title Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
spellingShingle Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
Mauso, Ana Paula Truzzi
Conhecimento especializado do professor de matemática
Licenciatura em matemática
Ensino a distância
Formação inicial
Ação formativa
Geometria espacial
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematics teacher expertise
Mathematics undergraduate education
Distance learning
Initial training
Formative action
Spatial geometry
title_short Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
title_full Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
title_fullStr Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
title_full_unstemmed Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
title_sort Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
author Mauso, Ana Paula Truzzi
author_facet Mauso, Ana Paula Truzzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wielewski, Gladys Denise
http://lattes.cnpq.br/4154014326253864
Wielewski, Gladys Denise
502.478.161-91
http://lattes.cnpq.br/4154014326253864
Darsie, Marta Maria Pontin
395.272.639-72
http://lattes.cnpq.br/8469435827236724
502.478.161-91
Souto, Daise Lago Pereira
707.804.209-34
http://lattes.cnpq.br/5081235663667172
Moriel Junior, Jeferson Gomes
218.247.408-08
http://lattes.cnpq.br/0929859728060256
Montes, Miguel Angel Rojas
PAH881844
http://lattes.cnpq.br/6492884206660874
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauso, Ana Paula Truzzi
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento especializado do professor de matemática
Licenciatura em matemática
Ensino a distância
Formação inicial
Ação formativa
Geometria espacial
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematics teacher expertise
Mathematics undergraduate education
Distance learning
Initial training
Formative action
Spatial geometry
topic Conhecimento especializado do professor de matemática
Licenciatura em matemática
Ensino a distância
Formação inicial
Ação formativa
Geometria espacial
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematics teacher expertise
Mathematics undergraduate education
Distance learning
Initial training
Formative action
Spatial geometry
description This research aimed to analyse the specialized mathematical knowledge of mathematics undergraduate students in the distance learning modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT), at the Bela Vista Campus, during a formative action involving spatial geometry, more specifically, the subject of prisms, pyramids, and their relations. The data were collected virtually during a ten-hour formative action synchronous and asynchronous meetings, between March and April, in 2022. The research follows the interpretative paradigm, being exploratory in nature, with an interpretative focus and a qualitative methodological approach. The analysis of the specialised knowledge that participants in their initial mathematics teaching training used in the formative action included systematic comparisons between the units of analysis (excerpts from the transcripts), the definitions of the MTSK categories and subdomains and the theoretical lens of textual discourse analysis. The research identified MTSK domains and subdomains in several moments of the formative action, with a greater presence of Knowledge of Topics and a lesser presence of Knowledge of the Structure of Mathematics, leading us to propose guidelines to strengthen the initial formation of mathematics teachers related to spatial geometry.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-20
2023-08-30
2024-09-09T16:05:05Z
2024-09-09T16:05:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAUSO, Ana Paula Truzzi. Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
http://ri.ufmt.br/handle/1/5903
identifier_str_mv MAUSO, Ana Paula Truzzi. Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/5903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1813550374975438848