Modelagem matemática como enfoque para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gilberto Faria de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4435
Resumo: One of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications.
id UFMT_b6e12b3aa6f5fd2b7892d411ab412ca9
oai_identifier_str oai:localhost:1/4435
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Modelagem matemática como enfoque para o ensinoModelagem matemáticaEnsino e aprendizagemMetodologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMathematical modelingTeaching and learningMethodologyOne of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications.CAPESUm dos objetivos principais deste trabalho é articular aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam a utilização da modelagem matemática como ferramenta mediadora na resolução de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para esta finalidade, é feita uma abordagem bibliográfica qualitativa focada, além de outros, nas concepções e conceituações da modelagem segundo alguns pesquisadores dessa temática, delineando subsídios para sua implementação em atividades educativas. Como desdobramentos desse processo, é apresentada a modelagem matemática segundo um breve contexto histórico, sequenciado por sua inserção para o ensino, suas perspectivas, suas conceituações e possíveis etapas para sua aplicação, seus desafios e contribuições, bem como algumas aplicações.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATMarchi, Reinaldo dehttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485Marchi, Reinaldo de194.486.548-98http://lattes.cnpq.br/2175330810250485Souza, Aldi Nestor de572.792.094-91http://lattes.cnpq.br/3567566431082998194.486.548-98Soares, Junior Cesar Alves015.723.741-95http://lattes.cnpq.br/4163232137521462Araújo, Gilberto Faria de2023-06-30T16:42:51Z2017-09-252023-06-30T16:42:51Z2017-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-03T07:03:03Zoai:localhost:1/4435Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-07-03T07:03:03Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática como enfoque para o ensino
title Modelagem matemática como enfoque para o ensino
spellingShingle Modelagem matemática como enfoque para o ensino
Araújo, Gilberto Faria de
Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Metodologia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematical modeling
Teaching and learning
Methodology
title_short Modelagem matemática como enfoque para o ensino
title_full Modelagem matemática como enfoque para o ensino
title_fullStr Modelagem matemática como enfoque para o ensino
title_full_unstemmed Modelagem matemática como enfoque para o ensino
title_sort Modelagem matemática como enfoque para o ensino
author Araújo, Gilberto Faria de
author_facet Araújo, Gilberto Faria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchi, Reinaldo de
http://lattes.cnpq.br/2175330810250485
Marchi, Reinaldo de
194.486.548-98
http://lattes.cnpq.br/2175330810250485
Souza, Aldi Nestor de
572.792.094-91
http://lattes.cnpq.br/3567566431082998
194.486.548-98
Soares, Junior Cesar Alves
015.723.741-95
http://lattes.cnpq.br/4163232137521462
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gilberto Faria de
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Metodologia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematical modeling
Teaching and learning
Methodology
topic Modelagem matemática
Ensino e aprendizagem
Metodologia
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Mathematical modeling
Teaching and learning
Methodology
description One of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25
2017-08-31
2023-06-30T16:42:51Z
2023-06-30T16:42:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4435
identifier_str_mv ARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648519667023872