Modelagem matemática como enfoque para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/4435 |
Resumo: | One of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications. |
id |
UFMT_b6e12b3aa6f5fd2b7892d411ab412ca9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4435 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem matemática como enfoque para o ensinoModelagem matemáticaEnsino e aprendizagemMetodologiaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMathematical modelingTeaching and learningMethodologyOne of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications.CAPESUm dos objetivos principais deste trabalho é articular aspectos teóricos e metodológicos que fundamentam a utilização da modelagem matemática como ferramenta mediadora na resolução de situações-problema no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para esta finalidade, é feita uma abordagem bibliográfica qualitativa focada, além de outros, nas concepções e conceituações da modelagem segundo alguns pesquisadores dessa temática, delineando subsídios para sua implementação em atividades educativas. Como desdobramentos desse processo, é apresentada a modelagem matemática segundo um breve contexto histórico, sequenciado por sua inserção para o ensino, suas perspectivas, suas conceituações e possíveis etapas para sua aplicação, seus desafios e contribuições, bem como algumas aplicações.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATMarchi, Reinaldo dehttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485Marchi, Reinaldo de194.486.548-98http://lattes.cnpq.br/2175330810250485Souza, Aldi Nestor de572.792.094-91http://lattes.cnpq.br/3567566431082998194.486.548-98Soares, Junior Cesar Alves015.723.741-95http://lattes.cnpq.br/4163232137521462Araújo, Gilberto Faria de2023-06-30T16:42:51Z2017-09-252023-06-30T16:42:51Z2017-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4435porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-07-03T07:03:03Zoai:localhost:1/4435Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-07-03T07:03:03Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
title |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
spellingShingle |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino Araújo, Gilberto Faria de Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Metodologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Mathematical modeling Teaching and learning Methodology |
title_short |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
title_full |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
title_fullStr |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
title_full_unstemmed |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
title_sort |
Modelagem matemática como enfoque para o ensino |
author |
Araújo, Gilberto Faria de |
author_facet |
Araújo, Gilberto Faria de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marchi, Reinaldo de http://lattes.cnpq.br/2175330810250485 Marchi, Reinaldo de 194.486.548-98 http://lattes.cnpq.br/2175330810250485 Souza, Aldi Nestor de 572.792.094-91 http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 194.486.548-98 Soares, Junior Cesar Alves 015.723.741-95 http://lattes.cnpq.br/4163232137521462 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Gilberto Faria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Metodologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Mathematical modeling Teaching and learning Methodology |
topic |
Modelagem matemática Ensino e aprendizagem Metodologia CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Mathematical modeling Teaching and learning Methodology |
description |
One of the main objectives of this work is to articulate theoretical and methodological aspects that support the use of mathematical modeling as a mediator tool in solving problem situations in the teaching and learning process of Mathematics.For this purpose, a qualitative bibliographical approach is focused, along with others, in the conceptions and conceptualizations of the modeling according to some researchers of this theme, outlining subsidies for its implementation in educational activities. As results of this process, mathematical modeling is presented according to a brief historical context, sequenced by its insertion into teaching, its perspectives, its conceptualizations and possible steps for its application, its challenges and contributions, as well as some applications. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-25 2017-08-31 2023-06-30T16:42:51Z 2023-06-30T16:42:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017. http://ri.ufmt.br/handle/1/4435 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Gilberto Faria de. Modelagem matemática como enfoque para o ensino. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2017. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/4435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648519667023872 |