Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucas Emanuel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1462
Resumo: A presente pesquisa investigou a contribuição da Modelagem Matemática (MM) para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no Ensino Médio. Conduzida em uma escola pública em Anápolis-GO, utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação foi motivada pelo persistente desempenho insatisfatório dos estudantes brasileiros em avaliações externas de matemática. Diante desse cenário desafiador, a MM emerge como uma abordagem promissora para o ensino da Matemática, promovendo o desenvolvimento de habilidades cruciais para a formação cidadã, especialmente as relacionadas à resolução de problemas. O objetivo central da pesquisa consistiu em examinar de que maneira a MM influencia habilidades específicas, tais como a identificação de problemas, a formulação ou manipulação de modelos, a execução de procedimentos matemáticos e a avaliação de soluções. A pesquisa envolveu a aplicação de atividades de MM junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, cujos resultados foram avaliados por meio de questionários e entrevistas. Os achados destacaram as contribuições da MM no desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas, na compreensão aprimorada de situações-problemas do mundo real, na capacidade de identificação e formulação de modelos matemáticos, na elaboração de estratégias para solucionar problemas e na avaliação da validade das soluções por meio da aplicação de conceitos matemáticos. Adicionalmente, os resultados evidenciaram a influência positiva da MM na motivação dos estudantes para se engajarem nos estudos de Matemática, na promoção do pensamento crítico e na facilitação da compreensão de conceitos matemáticos. Diante dessas constatações, a MM emerge como uma estratégia eficaz para o ensino de Matemática no Ensino Médio.
id UEG-2_fbad7b98d5cd3271418dac72092ea21d
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1462
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médioContributions of mathematical modeling to the development of problem-solving skills in high schoolEducação MatemáticaModelagem matemáticaEnsino-aprendizagemMathematics educationMathematical modelingTeaching-learningCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa investigou a contribuição da Modelagem Matemática (MM) para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no Ensino Médio. Conduzida em uma escola pública em Anápolis-GO, utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação foi motivada pelo persistente desempenho insatisfatório dos estudantes brasileiros em avaliações externas de matemática. Diante desse cenário desafiador, a MM emerge como uma abordagem promissora para o ensino da Matemática, promovendo o desenvolvimento de habilidades cruciais para a formação cidadã, especialmente as relacionadas à resolução de problemas. O objetivo central da pesquisa consistiu em examinar de que maneira a MM influencia habilidades específicas, tais como a identificação de problemas, a formulação ou manipulação de modelos, a execução de procedimentos matemáticos e a avaliação de soluções. A pesquisa envolveu a aplicação de atividades de MM junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, cujos resultados foram avaliados por meio de questionários e entrevistas. Os achados destacaram as contribuições da MM no desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas, na compreensão aprimorada de situações-problemas do mundo real, na capacidade de identificação e formulação de modelos matemáticos, na elaboração de estratégias para solucionar problemas e na avaliação da validade das soluções por meio da aplicação de conceitos matemáticos. Adicionalmente, os resultados evidenciaram a influência positiva da MM na motivação dos estudantes para se engajarem nos estudos de Matemática, na promoção do pensamento crítico e na facilitação da compreensão de conceitos matemáticos. Diante dessas constatações, a MM emerge como uma estratégia eficaz para o ensino de Matemática no Ensino Médio.This research investigated the contribution of Mathematical Modeling (MM) to the development of problem-solving skills in high school. Conducted in a public school in Anápolis-GO, using a qualitative approach, the investigation was motivated by the persistent unsatisfactory performance of Brazilian students in external mathematics assessments. Faced with this challenging scenario, MM emerges as a promising approach to teaching Mathematics, promoting the development of crucial skills for citizenship training, especially those related to problem solving. The central objective of the research was to examine how MM influences specific skills, such as identifying problems, formulating or manipulating models, executing mathematical procedures and evaluating solutions. The research involved the application of MM activities to third-year high school students, the results of which were evaluated through questionnaires and interviews. The findings highlighted the contributions of MM in the development of problem-solving skills, in the improved understanding of problem situations in the real world, in the ability to identify and formulate mathematical models, in the development of strategies to solve problems and in the assessment of the validity of solutions through the application of mathematical concepts. Additionally, the results showed the positive influence of MM on students' motivation to engage in Mathematics studies, promoting critical thinking and facilitating the understanding of mathematical concepts. Given these findings, MM emerges as an effective strategy for teaching Mathematics in High School.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Souza, Roberto Barcelos dehttp://lattes.cnpq.br/4853908842861334Souza, Roberto Barcelos deSantos, Mirley Luciene dosPimenta, Adelino CândidoPereira, Lucas Emanuel2024-03-20T12:04:04Z2023-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Lucas Emanuel. Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1462porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-03-20T12:04:04Zoai:tede2:tede/1462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-03-20T12:04:04Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
Contributions of mathematical modeling to the development of problem-solving skills in high school
title Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
spellingShingle Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
Pereira, Lucas Emanuel
Educação Matemática
Modelagem matemática
Ensino-aprendizagem
Mathematics education
Mathematical modeling
Teaching-learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
title_full Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
title_fullStr Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
title_full_unstemmed Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
title_sort Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio
author Pereira, Lucas Emanuel
author_facet Pereira, Lucas Emanuel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Roberto Barcelos de
http://lattes.cnpq.br/4853908842861334
Souza, Roberto Barcelos de
Santos, Mirley Luciene dos
Pimenta, Adelino Cândido
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lucas Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem matemática
Ensino-aprendizagem
Mathematics education
Mathematical modeling
Teaching-learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação Matemática
Modelagem matemática
Ensino-aprendizagem
Mathematics education
Mathematical modeling
Teaching-learning
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa investigou a contribuição da Modelagem Matemática (MM) para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no Ensino Médio. Conduzida em uma escola pública em Anápolis-GO, utilizando uma abordagem qualitativa, a investigação foi motivada pelo persistente desempenho insatisfatório dos estudantes brasileiros em avaliações externas de matemática. Diante desse cenário desafiador, a MM emerge como uma abordagem promissora para o ensino da Matemática, promovendo o desenvolvimento de habilidades cruciais para a formação cidadã, especialmente as relacionadas à resolução de problemas. O objetivo central da pesquisa consistiu em examinar de que maneira a MM influencia habilidades específicas, tais como a identificação de problemas, a formulação ou manipulação de modelos, a execução de procedimentos matemáticos e a avaliação de soluções. A pesquisa envolveu a aplicação de atividades de MM junto a alunos do terceiro ano do Ensino Médio, cujos resultados foram avaliados por meio de questionários e entrevistas. Os achados destacaram as contribuições da MM no desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas, na compreensão aprimorada de situações-problemas do mundo real, na capacidade de identificação e formulação de modelos matemáticos, na elaboração de estratégias para solucionar problemas e na avaliação da validade das soluções por meio da aplicação de conceitos matemáticos. Adicionalmente, os resultados evidenciaram a influência positiva da MM na motivação dos estudantes para se engajarem nos estudos de Matemática, na promoção do pensamento crítico e na facilitação da compreensão de conceitos matemáticos. Diante dessas constatações, a MM emerge como uma estratégia eficaz para o ensino de Matemática no Ensino Médio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
2024-03-20T12:04:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Lucas Emanuel. Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1462
identifier_str_mv PEREIRA, Lucas Emanuel. Contribuições da modelagem matemática para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas no ensino médio. 2023. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093998887829504