Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acosta, Carmen Lúcia Coelho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/901
Resumo: .
id UFMT_b921544bccb7c3b33b6dea7925e62ffd
oai_identifier_str oai:localhost:1/901
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricularFormação de professoresUniversidade aberta do BrasilIntegração curricularCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO...CAPESA presente pesquisa refere-se à análise da integração curricular no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade a distância, no contexto da política nacional para formação dos profissionais do magistério, instituída pelo Decreto 6.755/2009. Trata-se de um estudo que busca investigar concepções relativas à integração curricular em um curso que se caracteriza como uma licenciatura que integra conhecimentos da área das Ciências Naturais e Matemática. A metodologia adotada pode ser caracterizada como um estudo de caso ancorado em autores que consideram a educação como uma prática social articulada com o ciclo contínuo de políticas. Os dados foram obtidos com base na análise de textos que orientam o currículo do curso de LCNM (Projeto Pedagógico do curso) bem como em depoimentos (entrevistas) de profissionais que nele atuam. Os resultados das análises remetem ao entendimento de que a oferta de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática pela UFMT no âmbito da UAB é uma resposta ao problema da escassez de professores observado no Estado de Mato Grosso e no Brasil como um todo. A integração curricular é assumida como um princípio metodológico pela própria natureza do curso e pelo entendimento de que essa forma de organização curricular permite melhor compreensão da complexidade do nosso tempo e, por conseguinte, a atuação docente mais critica e ética no mundo em constantes transformações. Os discursos em defesa da integração curricular expressos nos textos analisados e nas falas dos entrevistados pautam-se tanto na tendência de organização do currículo com base na interdisciplinaridade (eixos temáticos) como também, com base nas competências requeridas pelo mundo do trabalho docente. Isso explica o esforço em sintonizar o currículo do curso com as políticas curriculares para a educação básica, especialmente com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências e de Matemática. Em suma, a integração curricular é buscada pelo diálogo entre diferentes disciplinas organizadas em torno de eixos temáticos num discurso que hibridiza teorias construtivistas e teorias comportamentalistas defendidas no léxico das atuais reformas educacionais de viés economicista.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBeraldo, Tânia Maria de Limahttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684Beraldo, Tânia Maria de Lima275.001.791-20http://lattes.cnpq.br/1003388291863684Peixoto, Joana252.613.471-49http://lattes.cnpq.br/5636200472384576275.001.791-20Musis, Carlo Ralph de545.383.511-72http://lattes.cnpq.br/2229878954372934Acosta, Carmen Lúcia Coelho2019-03-07T16:18:39Z2013-07-012019-03-07T16:18:39Z2013-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-09-04T08:08:42Zoai:localhost:1/901Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-09-04T08:08:42Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
title Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
spellingShingle Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
Acosta, Carmen Lúcia Coelho
Formação de professores
Universidade aberta do Brasil
Integração curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
title_short Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
title_full Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
title_fullStr Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
title_full_unstemmed Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
title_sort Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
author Acosta, Carmen Lúcia Coelho
author_facet Acosta, Carmen Lúcia Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beraldo, Tânia Maria de Lima
http://lattes.cnpq.br/1003388291863684
Beraldo, Tânia Maria de Lima
275.001.791-20
http://lattes.cnpq.br/1003388291863684
Peixoto, Joana
252.613.471-49
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
275.001.791-20
Musis, Carlo Ralph de
545.383.511-72
http://lattes.cnpq.br/2229878954372934
dc.contributor.author.fl_str_mv Acosta, Carmen Lúcia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Universidade aberta do Brasil
Integração curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
topic Formação de professores
Universidade aberta do Brasil
Integração curricular
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
description .
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
2013-04-20
2019-03-07T16:18:39Z
2019-03-07T16:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
http://ri.ufmt.br/handle/1/901
identifier_str_mv ACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648493292191744