Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/901 |
Resumo: | . |
id |
UFMT_b921544bccb7c3b33b6dea7925e62ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/901 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricularFormação de professoresUniversidade aberta do BrasilIntegração curricularCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO...CAPESA presente pesquisa refere-se à análise da integração curricular no curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (LCNM) ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na modalidade a distância, no contexto da política nacional para formação dos profissionais do magistério, instituída pelo Decreto 6.755/2009. Trata-se de um estudo que busca investigar concepções relativas à integração curricular em um curso que se caracteriza como uma licenciatura que integra conhecimentos da área das Ciências Naturais e Matemática. A metodologia adotada pode ser caracterizada como um estudo de caso ancorado em autores que consideram a educação como uma prática social articulada com o ciclo contínuo de políticas. Os dados foram obtidos com base na análise de textos que orientam o currículo do curso de LCNM (Projeto Pedagógico do curso) bem como em depoimentos (entrevistas) de profissionais que nele atuam. Os resultados das análises remetem ao entendimento de que a oferta de um curso de licenciatura em Ciências Naturais e Matemática pela UFMT no âmbito da UAB é uma resposta ao problema da escassez de professores observado no Estado de Mato Grosso e no Brasil como um todo. A integração curricular é assumida como um princípio metodológico pela própria natureza do curso e pelo entendimento de que essa forma de organização curricular permite melhor compreensão da complexidade do nosso tempo e, por conseguinte, a atuação docente mais critica e ética no mundo em constantes transformações. Os discursos em defesa da integração curricular expressos nos textos analisados e nas falas dos entrevistados pautam-se tanto na tendência de organização do currículo com base na interdisciplinaridade (eixos temáticos) como também, com base nas competências requeridas pelo mundo do trabalho docente. Isso explica o esforço em sintonizar o currículo do curso com as políticas curriculares para a educação básica, especialmente com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências e de Matemática. Em suma, a integração curricular é buscada pelo diálogo entre diferentes disciplinas organizadas em torno de eixos temáticos num discurso que hibridiza teorias construtivistas e teorias comportamentalistas defendidas no léxico das atuais reformas educacionais de viés economicista.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBeraldo, Tânia Maria de Limahttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684Beraldo, Tânia Maria de Lima275.001.791-20http://lattes.cnpq.br/1003388291863684Peixoto, Joana252.613.471-49http://lattes.cnpq.br/5636200472384576275.001.791-20Musis, Carlo Ralph de545.383.511-72http://lattes.cnpq.br/2229878954372934Acosta, Carmen Lúcia Coelho2019-03-07T16:18:39Z2013-07-012019-03-07T16:18:39Z2013-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-09-04T08:08:42Zoai:localhost:1/901Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-09-04T08:08:42Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
title |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
spellingShingle |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular Acosta, Carmen Lúcia Coelho Formação de professores Universidade aberta do Brasil Integração curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . |
title_short |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
title_full |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
title_fullStr |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
title_full_unstemmed |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
title_sort |
Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB : uma análise das concepções de integração curricular |
author |
Acosta, Carmen Lúcia Coelho |
author_facet |
Acosta, Carmen Lúcia Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Beraldo, Tânia Maria de Lima http://lattes.cnpq.br/1003388291863684 Beraldo, Tânia Maria de Lima 275.001.791-20 http://lattes.cnpq.br/1003388291863684 Peixoto, Joana 252.613.471-49 http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 275.001.791-20 Musis, Carlo Ralph de 545.383.511-72 http://lattes.cnpq.br/2229878954372934 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Carmen Lúcia Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Universidade aberta do Brasil Integração curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . |
topic |
Formação de professores Universidade aberta do Brasil Integração curricular CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . |
description |
. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-01 2013-04-20 2019-03-07T16:18:39Z 2019-03-07T16:18:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. http://ri.ufmt.br/handle/1/901 |
identifier_str_mv |
ACOSTA, Carmen Lúcia Coelho. Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT /UAB: uma análise das concepções de integração curricular. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648493292191744 |