A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/5201
Resumo: This work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed.
id UFMT_dc3085ed9678597272fa9147eb9e7c2e
oai_identifier_str oai:localhost:1/5201
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A geometria não euclidiana e formação do professor de MatemáticaFormação de professoresHistória da geometriaGeometria não euclidianaGeometria hiperbólicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATeacher formationNon euclidean geometryHyperbolic geometrySpherical geometryThis work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed.Pretende-se com este trabalho colaborar para inserção do ensino de conteúdo das Geometrias Não Euclidianas na formação do Professor de Matemática. Nesse contexto, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a formação do professor e sobre a história da Geometria Euclidiana, explorando os fatos em torno do Quinto Postulado do Livro I de Os Elementos de Euclides, até o aparecimento das Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Elíptica, em seu caso particular a Geometria Esférica. Em seguida, apresenta-se uma sequência de conteúdos vinculados à Geometria Hiperbólica e a Geometria Esférica na qual abordam-se os principais modelos hiperbólicos, em especial o modelo de Eugenio Beltrami, que confirma a consistência desta Geometria, como também alguns dos principais tópicos da Geometria Esférica elencados como estrutura básica na Formação do Professor de Matemática. Na estrutura do texto, procurou-se mostrar que a teoria euclidiana tinha deficiência em relação ao cálculo de grandes distâncias, além de não amparar o conhecimento revolucionário como a Teoria da Relatividade. Tem-se como objetivo propor, na formação de professores, através da Teoria Antropológica do Didático – TAD, uma sequência didática cujas atividades mostrem a relação interdisciplinar existente entre as Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Esférica, e a Geometria Euclidiana, bem como a necessidade de inclusão deste conhecimento na formação do Professor de Matemática. Na Sequência Didática, as Praxeologias constituem-se a construção de uma base que deve ser entendida como uma proposta através da qual a Questão Norteadora e o Objetivo da Pesquisa permeiam a inserção desses conteúdos como modelo atual de formação de professores de Matemática e de Educação Continuada. O resultado da pesquisa foi estimulado pela realização de Oficinas de Práticas Matemáticas - OPM, que demonstraram que a hipótese está confirmada.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMGuerra, Renato Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033Guerra, Renato Borges023.626.002-20http://lattes.cnpq.br/3199659904537033Gonçalves, Tadeu Oliver019.500.372-15http://lattes.cnpq.br/6789250569319668023.626.002-20Nunes, José Messildo Viana443.130.042-20http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Silva, Denivaldo Pantoja da330.802.752-68http://lattes.cnpq.br/0767953869085054Sodré, Gleison de Jesus Marinho948.669.702-78http://lattes.cnpq.br/3552794530305795Sousa, Alexandre Pereira2024-02-23T16:13:20Z2020-07-012024-02-23T16:13:20Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.http://ri.ufmt.br/handle/1/5201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-02-27T07:01:54Zoai:localhost:1/5201Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-02-27T07:01:54Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
title A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
spellingShingle A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
Sousa, Alexandre Pereira
Formação de professores
História da geometria
Geometria não euclidiana
Geometria hiperbólica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Teacher formation
Non euclidean geometry
Hyperbolic geometry
Spherical geometry
title_short A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
title_full A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
title_fullStr A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
title_full_unstemmed A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
title_sort A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
author Sousa, Alexandre Pereira
author_facet Sousa, Alexandre Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guerra, Renato Borges
http://lattes.cnpq.br/3199659904537033
Guerra, Renato Borges
023.626.002-20
http://lattes.cnpq.br/3199659904537033
Gonçalves, Tadeu Oliver
019.500.372-15
http://lattes.cnpq.br/6789250569319668
023.626.002-20
Nunes, José Messildo Viana
443.130.042-20
http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
Silva, Denivaldo Pantoja da
330.802.752-68
http://lattes.cnpq.br/0767953869085054
Sodré, Gleison de Jesus Marinho
948.669.702-78
http://lattes.cnpq.br/3552794530305795
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alexandre Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
História da geometria
Geometria não euclidiana
Geometria hiperbólica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Teacher formation
Non euclidean geometry
Hyperbolic geometry
Spherical geometry
topic Formação de professores
História da geometria
Geometria não euclidiana
Geometria hiperbólica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Teacher formation
Non euclidean geometry
Hyperbolic geometry
Spherical geometry
description This work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
2020-07-01
2024-02-23T16:13:20Z
2024-02-23T16:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
http://ri.ufmt.br/handle/1/5201
identifier_str_mv SOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/5201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648529126227968