A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5201 |
Resumo: | This work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed. |
id |
UFMT_dc3085ed9678597272fa9147eb9e7c2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5201 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A geometria não euclidiana e formação do professor de MatemáticaFormação de professoresHistória da geometriaGeometria não euclidianaGeometria hiperbólicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATeacher formationNon euclidean geometryHyperbolic geometrySpherical geometryThis work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed.Pretende-se com este trabalho colaborar para inserção do ensino de conteúdo das Geometrias Não Euclidianas na formação do Professor de Matemática. Nesse contexto, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a formação do professor e sobre a história da Geometria Euclidiana, explorando os fatos em torno do Quinto Postulado do Livro I de Os Elementos de Euclides, até o aparecimento das Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Elíptica, em seu caso particular a Geometria Esférica. Em seguida, apresenta-se uma sequência de conteúdos vinculados à Geometria Hiperbólica e a Geometria Esférica na qual abordam-se os principais modelos hiperbólicos, em especial o modelo de Eugenio Beltrami, que confirma a consistência desta Geometria, como também alguns dos principais tópicos da Geometria Esférica elencados como estrutura básica na Formação do Professor de Matemática. Na estrutura do texto, procurou-se mostrar que a teoria euclidiana tinha deficiência em relação ao cálculo de grandes distâncias, além de não amparar o conhecimento revolucionário como a Teoria da Relatividade. Tem-se como objetivo propor, na formação de professores, através da Teoria Antropológica do Didático – TAD, uma sequência didática cujas atividades mostrem a relação interdisciplinar existente entre as Geometrias Não Euclidianas, Hiperbólica e Esférica, e a Geometria Euclidiana, bem como a necessidade de inclusão deste conhecimento na formação do Professor de Matemática. Na Sequência Didática, as Praxeologias constituem-se a construção de uma base que deve ser entendida como uma proposta através da qual a Questão Norteadora e o Objetivo da Pesquisa permeiam a inserção desses conteúdos como modelo atual de formação de professores de Matemática e de Educação Continuada. O resultado da pesquisa foi estimulado pela realização de Oficinas de Práticas Matemáticas - OPM, que demonstraram que a hipótese está confirmada.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMGuerra, Renato Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3199659904537033Guerra, Renato Borges023.626.002-20http://lattes.cnpq.br/3199659904537033Gonçalves, Tadeu Oliver019.500.372-15http://lattes.cnpq.br/6789250569319668023.626.002-20Nunes, José Messildo Viana443.130.042-20http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Silva, Denivaldo Pantoja da330.802.752-68http://lattes.cnpq.br/0767953869085054Sodré, Gleison de Jesus Marinho948.669.702-78http://lattes.cnpq.br/3552794530305795Sousa, Alexandre Pereira2024-02-23T16:13:20Z2020-07-012024-02-23T16:13:20Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.http://ri.ufmt.br/handle/1/5201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2024-02-27T07:01:54Zoai:localhost:1/5201Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2024-02-27T07:01:54Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
title |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
spellingShingle |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática Sousa, Alexandre Pereira Formação de professores História da geometria Geometria não euclidiana Geometria hiperbólica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Teacher formation Non euclidean geometry Hyperbolic geometry Spherical geometry |
title_short |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
title_full |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
title_fullStr |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
title_sort |
A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática |
author |
Sousa, Alexandre Pereira |
author_facet |
Sousa, Alexandre Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerra, Renato Borges http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Guerra, Renato Borges 023.626.002-20 http://lattes.cnpq.br/3199659904537033 Gonçalves, Tadeu Oliver 019.500.372-15 http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 023.626.002-20 Nunes, José Messildo Viana 443.130.042-20 http://lattes.cnpq.br/5188612973174798 Silva, Denivaldo Pantoja da 330.802.752-68 http://lattes.cnpq.br/0767953869085054 Sodré, Gleison de Jesus Marinho 948.669.702-78 http://lattes.cnpq.br/3552794530305795 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Alexandre Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores História da geometria Geometria não euclidiana Geometria hiperbólica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Teacher formation Non euclidean geometry Hyperbolic geometry Spherical geometry |
topic |
Formação de professores História da geometria Geometria não euclidiana Geometria hiperbólica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Teacher formation Non euclidean geometry Hyperbolic geometry Spherical geometry |
description |
This work aims to collaborate in the insertion of the teaching of Non-Euclidean Geometries in the formation of the mathematics teacher. In this context, we carry out bibliographical research on the teacher formation and on the Euclidean Geometry history, observing the facts about the fifth postulate, until the appearance of Non-Euclidean, Hyperbolic and Elliptic Geometries in their particular case of Spherical Geometry. Next, there is a sequence of contents linked to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry where we approach the main hyperbolic models, in particular Eugenio Beltrami's model that confirms the consistency of this Geometry, as well as some of the main topics of Spherical Geometry that we list as the basic structure in the Mathematics Teacher formation. In the text structure, we try to show that the Euclidean theory was deficient in relation, for example, to the calculation of great distances, but also does not support revolutionary knowledge as the theory of relativity. Our goal is through the Didactics of Anthropological Theory – DAT to build a praxeology that should be understood as a proposal, through which the Questioning Question and the research objective, which permeate the insertion of these contents, related to Hyperbolic Geometry and Spherical Geometry, as Current model of mathematics teacher formation. The result of the research is stimulated through Mathematical Practice Workshops - MPW, which demonstrate that our hypothesis is confirmed. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 2020-07-01 2024-02-23T16:13:20Z 2024-02-23T16:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. http://ri.ufmt.br/handle/1/5201 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Alexandre Pereira. A geometria não euclidiana e formação do professor de Matemática. 2019. 254 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/5201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648529126227968 |