Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contin, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4357
Resumo: Among the feasible alternatives of mobilization of the educational practice in Elementary Education Science, there are several alternatives, of which we can mention the Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) which has gained prominence, according to the results obtained, in a national scenario. Given the above mentioned, it is our aim to verify what are the possible contributions of the use of Potentially Significant Teaching Units – UEPS for the development of Physics teaching in Elementary Education; explore and investigate on how using a weather bureau contributes to Significant Learning of Elementary School students; follow, mark and consort the teaching procedures that favor meaningful learning for students; describe and analyze the experiments used in classroom practice with Elementary Education 9th graders and to deepen the concepts that involve Physics. The methodology used for data collection is qualitative in the bias of action - research, based on Trip (2005). Following this point of perspective, we used an important instrument which is a weather bureau for the application of theoretical concepts and practical experiments practiced in the process of teaching and learning, methodological strategy that enabled students to have a meaningful learning. As a result, it was verified the learning of the Elementary School 9th graders through the assay on Thermal Physics.
id UFMT_e0f30373b61d8282fada1747d6ce5898
oai_identifier_str oai:localhost:1/4357
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em FísicaFísica térmicaAprendizagem significativaUEPSCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThermal physicsSignificant learningUEPSAmong the feasible alternatives of mobilization of the educational practice in Elementary Education Science, there are several alternatives, of which we can mention the Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) which has gained prominence, according to the results obtained, in a national scenario. Given the above mentioned, it is our aim to verify what are the possible contributions of the use of Potentially Significant Teaching Units – UEPS for the development of Physics teaching in Elementary Education; explore and investigate on how using a weather bureau contributes to Significant Learning of Elementary School students; follow, mark and consort the teaching procedures that favor meaningful learning for students; describe and analyze the experiments used in classroom practice with Elementary Education 9th graders and to deepen the concepts that involve Physics. The methodology used for data collection is qualitative in the bias of action - research, based on Trip (2005). Following this point of perspective, we used an important instrument which is a weather bureau for the application of theoretical concepts and practical experiments practiced in the process of teaching and learning, methodological strategy that enabled students to have a meaningful learning. As a result, it was verified the learning of the Elementary School 9th graders through the assay on Thermal Physics.Dentre as alternativas viáveis de mobilização da prática educativa em Ciências no Ensino Fundamental, existem diversas alternativas, das quais podemos citar a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) que tem ocupado destaque, diante dos resultados obtidos, em cenário nacional. Perante o exposto, objetivou-se verificar quais as possíveis contribuições do uso das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS para o desenvolvimento do ensino de Física no Ensino Fundamental; investigar como o uso de uma estação meteorológica contribuiu à Aprendizagem Significativa dos alunos do Ensino Fundamental; acompanhar os procedimentos de ensino que favoreceram a aprendizagem significativa dos alunos; descrever e analisar os experimentos utilizados na prática de sala de aula com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e aprofundar os conceitos que envolvem a Física. A metodologia utilizada para coleta de dados foi qualitativa no viés da pesquisa-ação. Nesta perspectiva, nos servimos de um instrumento importante que foi uma estação meteorológica para aplicação de conceitos teóricos e experimentações práticas vivenciadas no processo de ensino e de aprendizagem, estratégia metodológica que favoreceu aos alunos aprenderem de forma significativa. Como resultado, constatou-se a aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir do ensaio sobre Física Térmica.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências NaturaisBarros, Marcelo Paes dehttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445Barros, Marcelo Paes de594.274.341-04http://lattes.cnpq.br/0322922106383445Rinaldi, Carlos556.758.918-20http://lattes.cnpq.br/5080147590223202594.274.341-04Cunha, Marion Machado512.626.060-04http://lattes.cnpq.br/3219438851193034Contin, Rita de Cássia2023-06-26T16:56:52Z2018-01-092023-06-26T16:56:52Z2017-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONTIN, Rita de Cássia. Ensino de conceitos de Termodinâmica: estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.http://ri.ufmt.br/handle/1/4357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-29T07:11:02Zoai:localhost:1/4357Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-06-29T07:11:02Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
title Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
spellingShingle Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
Contin, Rita de Cássia
Física térmica
Aprendizagem significativa
UEPS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Thermal physics
Significant learning
UEPS
title_short Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
title_full Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
title_fullStr Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
title_full_unstemmed Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
title_sort Ensino de conceitos de Termodinâmica : estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física
author Contin, Rita de Cássia
author_facet Contin, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Marcelo Paes de
http://lattes.cnpq.br/0322922106383445
Barros, Marcelo Paes de
594.274.341-04
http://lattes.cnpq.br/0322922106383445
Rinaldi, Carlos
556.758.918-20
http://lattes.cnpq.br/5080147590223202
594.274.341-04
Cunha, Marion Machado
512.626.060-04
http://lattes.cnpq.br/3219438851193034
dc.contributor.author.fl_str_mv Contin, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Física térmica
Aprendizagem significativa
UEPS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Thermal physics
Significant learning
UEPS
topic Física térmica
Aprendizagem significativa
UEPS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Thermal physics
Significant learning
UEPS
description Among the feasible alternatives of mobilization of the educational practice in Elementary Education Science, there are several alternatives, of which we can mention the Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) which has gained prominence, according to the results obtained, in a national scenario. Given the above mentioned, it is our aim to verify what are the possible contributions of the use of Potentially Significant Teaching Units – UEPS for the development of Physics teaching in Elementary Education; explore and investigate on how using a weather bureau contributes to Significant Learning of Elementary School students; follow, mark and consort the teaching procedures that favor meaningful learning for students; describe and analyze the experiments used in classroom practice with Elementary Education 9th graders and to deepen the concepts that involve Physics. The methodology used for data collection is qualitative in the bias of action - research, based on Trip (2005). Following this point of perspective, we used an important instrument which is a weather bureau for the application of theoretical concepts and practical experiments practiced in the process of teaching and learning, methodological strategy that enabled students to have a meaningful learning. As a result, it was verified the learning of the Elementary School 9th graders through the assay on Thermal Physics.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
2018-01-09
2023-06-26T16:56:52Z
2023-06-26T16:56:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONTIN, Rita de Cássia. Ensino de conceitos de Termodinâmica: estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4357
identifier_str_mv CONTIN, Rita de Cássia. Ensino de conceitos de Termodinâmica: estação meteorológica como possibilidade de aprendizagem em Física. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846279945748480