Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Mariah Neves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Burgarelli, Cristóvão Giovani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1010
Resumo: O que nos olha quando vemos a arte? Como é possível pesquisar e escrever sobre isso? Partindo da proposta de uma construção metodológica que aproximasse de forma tensionada os diferentes saberes da arte e da psicanálise, este artigo apresenta uma construção que se deu a partir da relação estabelecida entre metodologias do campo da arte e a metodologia freudiana existente no texto “O ‘Estranho’” (Freud, 1996a), o qual inaugura a aproximação entre esses campos. Assim, esse artigo apresenta a metodologia Entre arte e psicanálise formalizada pelo desejo de escrita da minha experiência de estranhamento diante das fotografias de Diane Arbus. Nessa escrita, parto do meu não-saber, que constitui a minha afetação e escolha por tais fotos tensionada pela formalização da metodologia apresentada por Freud e pelos aspectos técnicos da obra que corroboram para tal efeito de estranhamento. Aqui aproximo os aspectos técnicos da obra fotográfica do que a psicanálise elaborou sobre o tema e construo uma metodologia entre arte, psicanálise e minha experiência (que comporta a angústia que me afeta pelo estranho que experimento), evidenciando o que há de singular na escrita de cada pesquisador e a possiblidade de uma estrutura metodológica que não sobreponha um saber ao outro. 
id UFOP-1_11922dd3133ea3900e888370523e1225
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1010
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologiaBetween art and psychoanalysis:: the writing of the experience as a methodologyArtPsychoanalysisMethodologyDiane ArbusUncannyArtePsicanáliseMetodologiaDiane ArbusEstranhoO que nos olha quando vemos a arte? Como é possível pesquisar e escrever sobre isso? Partindo da proposta de uma construção metodológica que aproximasse de forma tensionada os diferentes saberes da arte e da psicanálise, este artigo apresenta uma construção que se deu a partir da relação estabelecida entre metodologias do campo da arte e a metodologia freudiana existente no texto “O ‘Estranho’” (Freud, 1996a), o qual inaugura a aproximação entre esses campos. Assim, esse artigo apresenta a metodologia Entre arte e psicanálise formalizada pelo desejo de escrita da minha experiência de estranhamento diante das fotografias de Diane Arbus. Nessa escrita, parto do meu não-saber, que constitui a minha afetação e escolha por tais fotos tensionada pela formalização da metodologia apresentada por Freud e pelos aspectos técnicos da obra que corroboram para tal efeito de estranhamento. Aqui aproximo os aspectos técnicos da obra fotográfica do que a psicanálise elaborou sobre o tema e construo uma metodologia entre arte, psicanálise e minha experiência (que comporta a angústia que me afeta pelo estranho que experimento), evidenciando o que há de singular na escrita de cada pesquisador e a possiblidade de uma estrutura metodológica que não sobreponha um saber ao outro. What looks at us when we see art? How is it possible to research it and write about it? Based on the proposal of a methodological framework that could approximate the different knowledges of art and psychoanalysis in a tensioned way, this article presents an analyses originated from the relation between methodologies of the art field and the Freudian methodology in “The ‘Uncanny’”, the text which inaugurates the approximation between these fields.  Thus, this article presents the methodology betweenart and psychoanalysis, materialized by the desire of writing my experience of uncanniness with the photos of Diane Arbus. In this text, I start from my not-knowing, which constitutes my choice for such photos and my affectation by them, tensioned by the formalization of the methodology presented by Freud and by the technical aspects of the work that colaborates for this uncanny effect. Here, I bring together the technical aspects of the photographic work and what psychoanalysis formulated about the theme, to conceive a methodology betweenart, psychoanalysis and my experience (which bears the anguish that affects me through the uncanny that I experience), highlighting what is singular in the writing of each researcher and the possibility of a methodological framework that does not privilege one form of knowledges.Universidade Federal de Ouro Preto2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1010Artefilosofia; v. 13 n. 24 (2018); 237-257Artefilosofia; Vol. 13 No. 24 (2018); 237-2572526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1010/1382Copyright (c) 2018 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Mariah NevesBurgarelli, Cristóvão Giovani2021-06-22T13:22:14Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1010Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:22:14Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
Between art and psychoanalysis:: the writing of the experience as a methodology
title Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
spellingShingle Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
Guerra, Mariah Neves
Art
Psychoanalysis
Methodology
Diane Arbus
Uncanny
Arte
Psicanálise
Metodologia
Diane Arbus
Estranho
title_short Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
title_full Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
title_fullStr Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
title_full_unstemmed Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
title_sort Entre arte e psicanálise:: a escrita da experiência como metodologia
author Guerra, Mariah Neves
author_facet Guerra, Mariah Neves
Burgarelli, Cristóvão Giovani
author_role author
author2 Burgarelli, Cristóvão Giovani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Mariah Neves
Burgarelli, Cristóvão Giovani
dc.subject.por.fl_str_mv Art
Psychoanalysis
Methodology
Diane Arbus
Uncanny
Arte
Psicanálise
Metodologia
Diane Arbus
Estranho
topic Art
Psychoanalysis
Methodology
Diane Arbus
Uncanny
Arte
Psicanálise
Metodologia
Diane Arbus
Estranho
description O que nos olha quando vemos a arte? Como é possível pesquisar e escrever sobre isso? Partindo da proposta de uma construção metodológica que aproximasse de forma tensionada os diferentes saberes da arte e da psicanálise, este artigo apresenta uma construção que se deu a partir da relação estabelecida entre metodologias do campo da arte e a metodologia freudiana existente no texto “O ‘Estranho’” (Freud, 1996a), o qual inaugura a aproximação entre esses campos. Assim, esse artigo apresenta a metodologia Entre arte e psicanálise formalizada pelo desejo de escrita da minha experiência de estranhamento diante das fotografias de Diane Arbus. Nessa escrita, parto do meu não-saber, que constitui a minha afetação e escolha por tais fotos tensionada pela formalização da metodologia apresentada por Freud e pelos aspectos técnicos da obra que corroboram para tal efeito de estranhamento. Aqui aproximo os aspectos técnicos da obra fotográfica do que a psicanálise elaborou sobre o tema e construo uma metodologia entre arte, psicanálise e minha experiência (que comporta a angústia que me afeta pelo estranho que experimento), evidenciando o que há de singular na escrita de cada pesquisador e a possiblidade de uma estrutura metodológica que não sobreponha um saber ao outro. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1010
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1010/1382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 13 n. 24 (2018); 237-257
Artefilosofia; Vol. 13 No. 24 (2018); 237-257
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558503587840