Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/473 |
Resumo: | O artigo discute a encenação de Fim de partida realizada por Samuel Beckett no Schiller Theater de Berlim em 1967. O ponto de partida é o debate recente entre a autonomia do drama, proposta pela teoria da tragédia de Christoph Menke, a teoria do teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann. O artigo sustenta que nenhuma das duas abordagens é suficiente para compreender o trabalho de Beckett como encenador, pois este exige tanto a análise da materialidade da cena, ausente no estudo sobre a autonomia do drama, quanto elementos dos gêneros épico e dramático, os quais são pouco discutidos pela teoria do teatro pós-dramático. O artigo busca demonstrar que o trabalho de Beckett como encenador, para além de sua relevância para os estudos sobre o autor, tem muito a contribuir para o debate sobre teatro contemporâneo. |
id |
UFOP-1_8e845fcb0291f5cd57069079bf186098 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/473 |
network_acronym_str |
UFOP-1 |
network_name_str |
Artefilosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett.Samuel Beckettautonomia do dramateatro pós - dramáticoO artigo discute a encenação de Fim de partida realizada por Samuel Beckett no Schiller Theater de Berlim em 1967. O ponto de partida é o debate recente entre a autonomia do drama, proposta pela teoria da tragédia de Christoph Menke, a teoria do teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann. O artigo sustenta que nenhuma das duas abordagens é suficiente para compreender o trabalho de Beckett como encenador, pois este exige tanto a análise da materialidade da cena, ausente no estudo sobre a autonomia do drama, quanto elementos dos gêneros épico e dramático, os quais são pouco discutidos pela teoria do teatro pós-dramático. O artigo busca demonstrar que o trabalho de Beckett como encenador, para além de sua relevância para os estudos sobre o autor, tem muito a contribuir para o debate sobre teatro contemporâneo.Universidade Federal de Ouro Preto2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/473Artefilosofia; v. 10 n. 19 (2015); 129-155Artefilosofia; Vol. 10 No. 19 (2015); 129-1552526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/473/429Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Luciano2022-03-25T11:21:59Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/473Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-03-25T11:21:59Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
title |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
spellingShingle |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. Gatti, Luciano Samuel Beckett autonomia do drama teatro pós - dramático |
title_short |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
title_full |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
title_fullStr |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
title_full_unstemmed |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
title_sort |
Coreografia da Desobediência: : Fim de partida de Samuel Beckett. |
author |
Gatti, Luciano |
author_facet |
Gatti, Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Samuel Beckett autonomia do drama teatro pós - dramático |
topic |
Samuel Beckett autonomia do drama teatro pós - dramático |
description |
O artigo discute a encenação de Fim de partida realizada por Samuel Beckett no Schiller Theater de Berlim em 1967. O ponto de partida é o debate recente entre a autonomia do drama, proposta pela teoria da tragédia de Christoph Menke, a teoria do teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann. O artigo sustenta que nenhuma das duas abordagens é suficiente para compreender o trabalho de Beckett como encenador, pois este exige tanto a análise da materialidade da cena, ausente no estudo sobre a autonomia do drama, quanto elementos dos gêneros épico e dramático, os quais são pouco discutidos pela teoria do teatro pós-dramático. O artigo busca demonstrar que o trabalho de Beckett como encenador, para além de sua relevância para os estudos sobre o autor, tem muito a contribuir para o debate sobre teatro contemporâneo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/473 |
url |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/473/429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Artefilosofia; v. 10 n. 19 (2015); 129-155 Artefilosofia; Vol. 10 No. 19 (2015); 129-155 2526-7892 1809-8274 reponame:Artefilosofia instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Artefilosofia |
collection |
Artefilosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br |
_version_ |
1798313557032435712 |