Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
DOI: | 10.33532/revemop.e202313 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7046 |
Resumo: | Este artigo insere-se no contexto de uma escola estadual de Minas Gerais que aderiu ao programa Ensino Médio em Tempo Integral durante o período de ensino remoto. Nele objetiva-se analisar mudanças na relação de estudantes do Ensino Médio com a matemática. Para tanto, fundamenta-se em autores que discorrem sobre as tecnologias digitais e sobre o conceito de foreground. Dessa maneira, realizou-se uma investigação qualitativa na qual o material empírico foi produzido a partir da observação das disciplinas de matemática e práticas experimentais, da aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas com discentes. Assim, notou-se uma fragilização da relação dos estudantes com a matemática relacionada com acúmulos de conteúdos decorrentes do ensino remoto, bem como uma ampliação do uso da fotografia como estratégia de registro nas aulas observadas. |
id |
UFOP-3_5204b5474e206020f0501e4309838b59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7046 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
spelling |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integralChanges in students' relationship with mathematics: a look at pandemic and full-time developmentsCambios en la relación de los estudiantes con las matemáticas: una mirada a la pandemia en desarrollo y a tiempo completo Mathematics educationFull-Time SchoolForegroundPandemic COVID-19Educación matemáticaEscuela a tiempo completoForegroundPandemia COVID-19Educação MatemáticaEscola de Tempo IntegralForegroundPandemia de Covid-19Este artigo insere-se no contexto de uma escola estadual de Minas Gerais que aderiu ao programa Ensino Médio em Tempo Integral durante o período de ensino remoto. Nele objetiva-se analisar mudanças na relação de estudantes do Ensino Médio com a matemática. Para tanto, fundamenta-se em autores que discorrem sobre as tecnologias digitais e sobre o conceito de foreground. Dessa maneira, realizou-se uma investigação qualitativa na qual o material empírico foi produzido a partir da observação das disciplinas de matemática e práticas experimentais, da aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas com discentes. Assim, notou-se uma fragilização da relação dos estudantes com a matemática relacionada com acúmulos de conteúdos decorrentes do ensino remoto, bem como uma ampliação do uso da fotografia como estratégia de registro nas aulas observadas.This article is set in the context of a state school in Minas Gerais that joined the Full-Time High School program during the Remote Teaching period. It aims to analyze changes in high school students' relationship with mathematics. To this end, it is based on authors who discuss digital technologies and the concept of foreground. Thus, a qualitative investigation was carried out in which the empirical material was produced from the observation of mathematics subjects and experimental practices, the application of a questionnaire and semi-structured interviews with students. Thus, a weakening of the students' relationship with mathematics related to the accumulation of content resulting from Remote Learning was noted, as well as an increase in the use of photography as a recording strategy in the classes observed.Este artículo se sitúa en el contexto de una escuela pública de Minas Gerais que se incorporó al programa de Enseñanza Media a Tiempo Completo durante el período de la Enseñanza a Distancia. Su objetivo es analizar los cambios en la relación de los alumnos de enseñanza media con las matemáticas. Para ello, se basa en autores que discuten las tecnologías digitales y el concepto de primer plano. Se realizó una investigación cualitativa en la que el material empírico se produjo a partir de la observación de las asignaturas de matemáticas y de las prácticas experimentales, la aplicación de un cuestionario y entrevistas semiestructuradas a los alumnos. Esto reveló un debilitamiento de la relación de los alumnos con las matemáticas relacionado con la acumulación de contenidos resultante del Aprendizaje a Distancia, así como un aumento del uso de la fotografía como estrategia de registro en las clases observadas.Editora da UFOP2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/704610.33532/revemop.e202313Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023132596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7046/5459Copyright (c) 2023 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Penna, Pedro de Oliveira RibeiroDeodato, André Augusto2023-12-22T22:04:36Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7046Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2023-12-22T22:04:36Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral Changes in students' relationship with mathematics: a look at pandemic and full-time developments Cambios en la relación de los estudiantes con las matemáticas: una mirada a la pandemia en desarrollo y a tiempo completo |
title |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral |
spellingShingle |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro Mathematics education Full-Time School Foreground Pandemic COVID-19 Educación matemática Escuela a tiempo completo Foreground Pandemia COVID-19 Educação Matemática Escola de Tempo Integral Foreground Pandemia de Covid-19 Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro Mathematics education Full-Time School Foreground Pandemic COVID-19 Educación matemática Escuela a tiempo completo Foreground Pandemia COVID-19 Educação Matemática Escola de Tempo Integral Foreground Pandemia de Covid-19 |
title_short |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral |
title_full |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral |
title_fullStr |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral |
title_full_unstemmed |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral |
title_sort |
Mudanças na relação dos estudantes com a matemática: um olhar para desdobramentos da pandemia e do tempo integral |
author |
Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro |
author_facet |
Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro Deodato, André Augusto Deodato, André Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Deodato, André Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro Deodato, André Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematics education Full-Time School Foreground Pandemic COVID-19 Educación matemática Escuela a tiempo completo Foreground Pandemia COVID-19 Educação Matemática Escola de Tempo Integral Foreground Pandemia de Covid-19 |
topic |
Mathematics education Full-Time School Foreground Pandemic COVID-19 Educación matemática Escuela a tiempo completo Foreground Pandemia COVID-19 Educação Matemática Escola de Tempo Integral Foreground Pandemia de Covid-19 |
description |
Este artigo insere-se no contexto de uma escola estadual de Minas Gerais que aderiu ao programa Ensino Médio em Tempo Integral durante o período de ensino remoto. Nele objetiva-se analisar mudanças na relação de estudantes do Ensino Médio com a matemática. Para tanto, fundamenta-se em autores que discorrem sobre as tecnologias digitais e sobre o conceito de foreground. Dessa maneira, realizou-se uma investigação qualitativa na qual o material empírico foi produzido a partir da observação das disciplinas de matemática e práticas experimentais, da aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas com discentes. Assim, notou-se uma fragilização da relação dos estudantes com a matemática relacionada com acúmulos de conteúdos decorrentes do ensino remoto, bem como uma ampliação do uso da fotografia como estratégia de registro nas aulas observadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7046 10.33532/revemop.e202313 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7046 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e202313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7046/5459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202313 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1822180335747596288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33532/revemop.e202313 |