Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shockey, Tod
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mitchell, John Bear
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783
Resumo: Este artigo centra-se na construção de um tambor de mão por um fabricante de tambor nativo americano e na construção de uma anastomose por um cirurgião cardiovascular torácico. Nenhuma das atividades ocorrerram com instruções ou ilustrações escritas. Cada construção ocorreu através da sua capacidade de mover imagens e procedimentos mentais na ponta dos dedos com a utilização do raciocínio visuoespacial (Owens, 2015). Para o fabricante do tambor, o aprendizado ocorreu por meio da orientação, da observação e da prática. Cada um deles, o fabricante do tambor e o cirurgião, desenvolveu ricas habilidades de raciocínio espacial baseadas em relacionamentos. Para o fabricante de tambor, os relacionamentos têm a ver com a geometria do tambor e os seus componentes, assim como as relações de geometria cirúrgica existem na sala de operação. Para a resistência do tambor, as tensões são sentidas com a ponta dos dedos, a mesma experiência do cirurgião. Paralelos são destacados entre essas atividades aparentemente não relacionadas com a discussão de possíveis implicações para a Educação Matemática.
id UFOP-3_53d1da543615201bc580d604f1c14916
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1783
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgicaRazonamiento visuoespacial: una comparación entre la construcción de un tambor de mano nativo americano y la geometría quirúrgicaVisuospatial reasoning: a comparison between the construction of a native american hand drum and surgical geometryEthnomathematicsDrum MakingEmicEticVisuospatial ReasoningEthnomathematicsDrum MakingEmicEticVisuospatial ReasoningEtnomatemáticaConstruindo TamboresÊmicaÉticaRaciocínio VisuoespacialEste artigo centra-se na construção de um tambor de mão por um fabricante de tambor nativo americano e na construção de uma anastomose por um cirurgião cardiovascular torácico. Nenhuma das atividades ocorrerram com instruções ou ilustrações escritas. Cada construção ocorreu através da sua capacidade de mover imagens e procedimentos mentais na ponta dos dedos com a utilização do raciocínio visuoespacial (Owens, 2015). Para o fabricante do tambor, o aprendizado ocorreu por meio da orientação, da observação e da prática. Cada um deles, o fabricante do tambor e o cirurgião, desenvolveu ricas habilidades de raciocínio espacial baseadas em relacionamentos. Para o fabricante de tambor, os relacionamentos têm a ver com a geometria do tambor e os seus componentes, assim como as relações de geometria cirúrgica existem na sala de operação. Para a resistência do tambor, as tensões são sentidas com a ponta dos dedos, a mesma experiência do cirurgião. Paralelos são destacados entre essas atividades aparentemente não relacionadas com a discussão de possíveis implicações para a Educação Matemática.Este artículo se centra en la construcción de un tambor de mano por un fabricante de tambor nativo americano y en la construcción de una anastomosis por un cirujano cardiovascular torácico. Ninguna de las actividades ocurrió con instrucciones o ilustraciones escritas. Cada construcción ocurrió a través de su capacidad para mover imágenes y procedimientos mentales en la punta de los dedos con la utilización del raciocinio visuoespacial (Owens, 2015). Para el fabricante del tambor, el aprendizaje ocurrió por medio de la orientación, la observación y la práctica. Cada uno de ellos, el fabricante del tambor y el cirujano, desarrolló ricas habilidades de raciocinio espacial basadas en relaciones. Para el fabricante de tambor, las relaciones tienen que ver con la geometría del tambor y sus componentes, así como las relaciones de geometría quirúrgica existen en la sala de operación. Para la resistencia del tambor, las tensiones se sienten con la punta de los dedos, la misma experiencia del cirujano. Los paralelos se destacan entre estas actividades aparentemente no relacionadas con la discusión de posibles implicaciones para la Educación Matemática.This paper focuses on the construction of a hand drum by a Native American drum maker, and the construction of an anastomosis by a thoracic cardiovascular surgeon. Neither activity occurred with written instructions or illustrations. Each construction occurred through the ability to move mental images and procedures to their fingertips using their visuospatial reasoning (Owens, 2015). For the drum maker, learning was through mentorship, observation, and practice. Each of them, the drum maker and surgeon, developed rich spatial reasoning skills that are built on relationships. For the drum maker the relationships have to do with the geometry of the drum and it’s components just as the surgical geometry relationships exist in the operating room. For the drum maker tensions are felt with the fingertips, the same experience of the surgeon. Parallels are highlighted between these seemingly unrelated activities with a discussion of possible implications for Mathematics Education.Editora da UFOP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/178310.33532/revemop.v1n1a5Revemop; v. 1 n. 1: jan./abr. 2019; 85 - 1042596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPenghttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/1459https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/4091https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessShockey, TodMitchell, John Bear2021-05-15T09:54:50Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1783Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:54:50Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
Razonamiento visuoespacial: una comparación entre la construcción de un tambor de mano nativo americano y la geometría quirúrgica
Visuospatial reasoning: a comparison between the construction of a native american hand drum and surgical geometry
title Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
spellingShingle Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
Shockey, Tod
Ethnomathematics
Drum Making
Emic
Etic
Visuospatial Reasoning
Ethnomathematics
Drum Making
Emic
Etic
Visuospatial Reasoning
Etnomatemática
Construindo Tambores
Êmica
Ética
Raciocínio Visuoespacial
title_short Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
title_full Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
title_fullStr Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
title_full_unstemmed Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
title_sort Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
author Shockey, Tod
author_facet Shockey, Tod
Mitchell, John Bear
author_role author
author2 Mitchell, John Bear
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Shockey, Tod
Mitchell, John Bear
dc.subject.por.fl_str_mv Ethnomathematics
Drum Making
Emic
Etic
Visuospatial Reasoning
Ethnomathematics
Drum Making
Emic
Etic
Visuospatial Reasoning
Etnomatemática
Construindo Tambores
Êmica
Ética
Raciocínio Visuoespacial
topic Ethnomathematics
Drum Making
Emic
Etic
Visuospatial Reasoning
Ethnomathematics
Drum Making
Emic
Etic
Visuospatial Reasoning
Etnomatemática
Construindo Tambores
Êmica
Ética
Raciocínio Visuoespacial
description Este artigo centra-se na construção de um tambor de mão por um fabricante de tambor nativo americano e na construção de uma anastomose por um cirurgião cardiovascular torácico. Nenhuma das atividades ocorrerram com instruções ou ilustrações escritas. Cada construção ocorreu através da sua capacidade de mover imagens e procedimentos mentais na ponta dos dedos com a utilização do raciocínio visuoespacial (Owens, 2015). Para o fabricante do tambor, o aprendizado ocorreu por meio da orientação, da observação e da prática. Cada um deles, o fabricante do tambor e o cirurgião, desenvolveu ricas habilidades de raciocínio espacial baseadas em relacionamentos. Para o fabricante de tambor, os relacionamentos têm a ver com a geometria do tambor e os seus componentes, assim como as relações de geometria cirúrgica existem na sala de operação. Para a resistência do tambor, as tensões são sentidas com a ponta dos dedos, a mesma experiência do cirurgião. Paralelos são destacados entre essas atividades aparentemente não relacionadas com a discussão de possíveis implicações para a Educação Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783
10.33532/revemop.v1n1a5
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783
identifier_str_mv 10.33532/revemop.v1n1a5
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/1459
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/4091
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 1 n. 1: jan./abr. 2019; 85 - 104
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970871750656