Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783 |
Resumo: | Este artigo centra-se na construção de um tambor de mão por um fabricante de tambor nativo americano e na construção de uma anastomose por um cirurgião cardiovascular torácico. Nenhuma das atividades ocorrerram com instruções ou ilustrações escritas. Cada construção ocorreu através da sua capacidade de mover imagens e procedimentos mentais na ponta dos dedos com a utilização do raciocínio visuoespacial (Owens, 2015). Para o fabricante do tambor, o aprendizado ocorreu por meio da orientação, da observação e da prática. Cada um deles, o fabricante do tambor e o cirurgião, desenvolveu ricas habilidades de raciocínio espacial baseadas em relacionamentos. Para o fabricante de tambor, os relacionamentos têm a ver com a geometria do tambor e os seus componentes, assim como as relações de geometria cirúrgica existem na sala de operação. Para a resistência do tambor, as tensões são sentidas com a ponta dos dedos, a mesma experiência do cirurgião. Paralelos são destacados entre essas atividades aparentemente não relacionadas com a discussão de possíveis implicações para a Educação Matemática. |
id |
UFOP-3_53d1da543615201bc580d604f1c14916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1783 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgicaRazonamiento visuoespacial: una comparación entre la construcción de un tambor de mano nativo americano y la geometría quirúrgicaVisuospatial reasoning: a comparison between the construction of a native american hand drum and surgical geometryEthnomathematicsDrum MakingEmicEticVisuospatial ReasoningEthnomathematicsDrum MakingEmicEticVisuospatial ReasoningEtnomatemáticaConstruindo TamboresÊmicaÉticaRaciocínio VisuoespacialEste artigo centra-se na construção de um tambor de mão por um fabricante de tambor nativo americano e na construção de uma anastomose por um cirurgião cardiovascular torácico. Nenhuma das atividades ocorrerram com instruções ou ilustrações escritas. Cada construção ocorreu através da sua capacidade de mover imagens e procedimentos mentais na ponta dos dedos com a utilização do raciocínio visuoespacial (Owens, 2015). Para o fabricante do tambor, o aprendizado ocorreu por meio da orientação, da observação e da prática. Cada um deles, o fabricante do tambor e o cirurgião, desenvolveu ricas habilidades de raciocínio espacial baseadas em relacionamentos. Para o fabricante de tambor, os relacionamentos têm a ver com a geometria do tambor e os seus componentes, assim como as relações de geometria cirúrgica existem na sala de operação. Para a resistência do tambor, as tensões são sentidas com a ponta dos dedos, a mesma experiência do cirurgião. Paralelos são destacados entre essas atividades aparentemente não relacionadas com a discussão de possíveis implicações para a Educação Matemática.Este artículo se centra en la construcción de un tambor de mano por un fabricante de tambor nativo americano y en la construcción de una anastomosis por un cirujano cardiovascular torácico. Ninguna de las actividades ocurrió con instrucciones o ilustraciones escritas. Cada construcción ocurrió a través de su capacidad para mover imágenes y procedimientos mentales en la punta de los dedos con la utilización del raciocinio visuoespacial (Owens, 2015). Para el fabricante del tambor, el aprendizaje ocurrió por medio de la orientación, la observación y la práctica. Cada uno de ellos, el fabricante del tambor y el cirujano, desarrolló ricas habilidades de raciocinio espacial basadas en relaciones. Para el fabricante de tambor, las relaciones tienen que ver con la geometría del tambor y sus componentes, así como las relaciones de geometría quirúrgica existen en la sala de operación. Para la resistencia del tambor, las tensiones se sienten con la punta de los dedos, la misma experiencia del cirujano. Los paralelos se destacan entre estas actividades aparentemente no relacionadas con la discusión de posibles implicaciones para la Educación Matemática.This paper focuses on the construction of a hand drum by a Native American drum maker, and the construction of an anastomosis by a thoracic cardiovascular surgeon. Neither activity occurred with written instructions or illustrations. Each construction occurred through the ability to move mental images and procedures to their fingertips using their visuospatial reasoning (Owens, 2015). For the drum maker, learning was through mentorship, observation, and practice. Each of them, the drum maker and surgeon, developed rich spatial reasoning skills that are built on relationships. For the drum maker the relationships have to do with the geometry of the drum and it’s components just as the surgical geometry relationships exist in the operating room. For the drum maker tensions are felt with the fingertips, the same experience of the surgeon. Parallels are highlighted between these seemingly unrelated activities with a discussion of possible implications for Mathematics Education.Editora da UFOP2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/178310.33532/revemop.v1n1a5Revemop; v. 1 n. 1: jan./abr. 2019; 85 - 1042596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPenghttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/1459https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/4091https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessShockey, TodMitchell, John Bear2021-05-15T09:54:50Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1783Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:54:50Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica Razonamiento visuoespacial: una comparación entre la construcción de un tambor de mano nativo americano y la geometría quirúrgica Visuospatial reasoning: a comparison between the construction of a native american hand drum and surgical geometry |
title |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica |
spellingShingle |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica Shockey, Tod Ethnomathematics Drum Making Emic Etic Visuospatial Reasoning Ethnomathematics Drum Making Emic Etic Visuospatial Reasoning Etnomatemática Construindo Tambores Êmica Ética Raciocínio Visuoespacial |
title_short |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica |
title_full |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica |
title_fullStr |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica |
title_full_unstemmed |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica |
title_sort |
Raciocínio visuoespacial: uma comparação entre a construção de um tambor de mão nativo americano e a geometria cirúrgica |
author |
Shockey, Tod |
author_facet |
Shockey, Tod Mitchell, John Bear |
author_role |
author |
author2 |
Mitchell, John Bear |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Shockey, Tod Mitchell, John Bear |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethnomathematics Drum Making Emic Etic Visuospatial Reasoning Ethnomathematics Drum Making Emic Etic Visuospatial Reasoning Etnomatemática Construindo Tambores Êmica Ética Raciocínio Visuoespacial |
topic |
Ethnomathematics Drum Making Emic Etic Visuospatial Reasoning Ethnomathematics Drum Making Emic Etic Visuospatial Reasoning Etnomatemática Construindo Tambores Êmica Ética Raciocínio Visuoespacial |
description |
Este artigo centra-se na construção de um tambor de mão por um fabricante de tambor nativo americano e na construção de uma anastomose por um cirurgião cardiovascular torácico. Nenhuma das atividades ocorrerram com instruções ou ilustrações escritas. Cada construção ocorreu através da sua capacidade de mover imagens e procedimentos mentais na ponta dos dedos com a utilização do raciocínio visuoespacial (Owens, 2015). Para o fabricante do tambor, o aprendizado ocorreu por meio da orientação, da observação e da prática. Cada um deles, o fabricante do tambor e o cirurgião, desenvolveu ricas habilidades de raciocínio espacial baseadas em relacionamentos. Para o fabricante de tambor, os relacionamentos têm a ver com a geometria do tambor e os seus componentes, assim como as relações de geometria cirúrgica existem na sala de operação. Para a resistência do tambor, as tensões são sentidas com a ponta dos dedos, a mesma experiência do cirurgião. Paralelos são destacados entre essas atividades aparentemente não relacionadas com a discussão de possíveis implicações para a Educação Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783 10.33532/revemop.v1n1a5 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.v1n1a5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/1459 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1783/4091 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 1 n. 1: jan./abr. 2019; 85 - 104 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970871750656 |