Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6884 |
Resumo: | Neste artigo estuda-se o conhecimento em Probabilidade de alunos brasileiros do ensino médio, após terem frequentado as aulas de Probabilidade. No estudo participaram 203 alunos do 3.º ano do ensino médio, que frequentavam uma escola pública e uma escola privada da região de Brasília. Os alunos resolveram várias questões de Probabilidades, das quais vamos aqui analisar duas. Em ambas as questões, de entre dois acontecimentos, os alunos deviam identificar o mais provável ou se eram ambos igualmente prováveis. Em termos de resultados, verificou-se um fraco desempenho dos alunos, claramente pior no caso dos alunos da escola pública. Fundamentalmente, os alunos basearam as respostas corretas na determinação de probabilidades ou na comparação do número de casos favoráveis, enquanto as respostas incorretas resultaram da equiprobabilidade de obter qualquer face do dado, ignorar a ordem dos resultados, comparar o número de bolas brancas e pretas e comparar probabilidades simples. |
id |
UFOP-3_a531a969246ccbca50ff1a586ccb19f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/6884 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o EnsinoThe Probability Knowledge of Secondary School Students After TeachingConocimiento de probabilidad de estudiantes de bachillerato después de la enseñanzaProbabilityKnowledgeRandom compound experimentsSecondary schoolProbabilidadConocimientoExperimentos aleatorios compuestosBachilleratoProbabilidadeConhecimentoExperiências aleatórias compostasEnsino MédioNeste artigo estuda-se o conhecimento em Probabilidade de alunos brasileiros do ensino médio, após terem frequentado as aulas de Probabilidade. No estudo participaram 203 alunos do 3.º ano do ensino médio, que frequentavam uma escola pública e uma escola privada da região de Brasília. Os alunos resolveram várias questões de Probabilidades, das quais vamos aqui analisar duas. Em ambas as questões, de entre dois acontecimentos, os alunos deviam identificar o mais provável ou se eram ambos igualmente prováveis. Em termos de resultados, verificou-se um fraco desempenho dos alunos, claramente pior no caso dos alunos da escola pública. Fundamentalmente, os alunos basearam as respostas corretas na determinação de probabilidades ou na comparação do número de casos favoráveis, enquanto as respostas incorretas resultaram da equiprobabilidade de obter qualquer face do dado, ignorar a ordem dos resultados, comparar o número de bolas brancas e pretas e comparar probabilidades simples.This article studies the knowledge on Probability of Brazilian secondary school students, after having attended Probability classes. 203 students from the 3rd year of secondary school participated in the study, who attended a public school and a private school in the region of Brasília. The students solved several Probability questions, of which we will analyse two here. In both questions, between two events, the students were asked to identify the most likely or whether both were equally likely. In terms of results, there was a poor student performance, clearly worse in the case of public-school students. Fundamentally, students based the correct answers on determining probabilities or comparing the number of favourable cases, while incorrect answers resulted from the equiprobability of getting any side of the die, ignoring the order of results, comparing the number of white and black balls, and comparing simple probabilities.En este artículo estudiamos el conocimiento de estudiantes brasileños de bachillerato en Probabilidad, después de haber asistido a clases de probabilidad El estudio involucró a 203 alumnos de último año de bachillerato, que frecuentaban una escuela pública y una escuela privada de la región de Brasilia. Los estudiantes resolvieron varias preguntas de Probabilidad, de las cuales vamos a analizar dos aquí. En ambas preguntas, entre dos sucesos, los estudiantes tenían que identificar el más probable o si ambos eran igualmente probables. En cuanto a los resultados, hubo un bajo rendimiento de los estudiantes, claramente peor en el caso de los estudiantes de escuelas públicas. Fundamentalmente, los estudiantes basaban las respuestas correctas en determinar probabilidades o comparar el número de casos favorables, mientras que las respuestas incorrectas resultaban de la equiprobabilidad de obtener cualquier lado del dado, ignorar el orden de los resultados, comparar el número de bolas blancas y negras y comparar probabilidades simples.Editora da UFOP2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/688410.33532/revemop.e202311Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023112596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6884/5457Copyright (c) 2023 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, José AntónioBraga, Bruno Marx2023-12-22T21:35:14Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/6884Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2023-12-22T21:35:14Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino The Probability Knowledge of Secondary School Students After Teaching Conocimiento de probabilidad de estudiantes de bachillerato después de la enseñanza |
title |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino |
spellingShingle |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino Fernandes, José António Probability Knowledge Random compound experiments Secondary school Probabilidad Conocimiento Experimentos aleatorios compuestos Bachillerato Probabilidade Conhecimento Experiências aleatórias compostas Ensino Médio |
title_short |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino |
title_full |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino |
title_fullStr |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino |
title_sort |
Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Braga, Bruno Marx |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Bruno Marx |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Braga, Bruno Marx |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Probability Knowledge Random compound experiments Secondary school Probabilidad Conocimiento Experimentos aleatorios compuestos Bachillerato Probabilidade Conhecimento Experiências aleatórias compostas Ensino Médio |
topic |
Probability Knowledge Random compound experiments Secondary school Probabilidad Conocimiento Experimentos aleatorios compuestos Bachillerato Probabilidade Conhecimento Experiências aleatórias compostas Ensino Médio |
description |
Neste artigo estuda-se o conhecimento em Probabilidade de alunos brasileiros do ensino médio, após terem frequentado as aulas de Probabilidade. No estudo participaram 203 alunos do 3.º ano do ensino médio, que frequentavam uma escola pública e uma escola privada da região de Brasília. Os alunos resolveram várias questões de Probabilidades, das quais vamos aqui analisar duas. Em ambas as questões, de entre dois acontecimentos, os alunos deviam identificar o mais provável ou se eram ambos igualmente prováveis. Em termos de resultados, verificou-se um fraco desempenho dos alunos, claramente pior no caso dos alunos da escola pública. Fundamentalmente, os alunos basearam as respostas corretas na determinação de probabilidades ou na comparação do número de casos favoráveis, enquanto as respostas incorretas resultaram da equiprobabilidade de obter qualquer face do dado, ignorar a ordem dos resultados, comparar o número de bolas brancas e pretas e comparar probabilidades simples. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6884 10.33532/revemop.e202311 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6884 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e202311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/6884/5457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202311 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970800447488 |