Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Angelica da Fontoura Garcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Andrade, Daiane Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867
Resumo: Este artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações que envolviam as ideias da divisão de partilha e quota.  Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário diagnóstico. A análise das informações coletadas foi fundamentada em estudos que versam sobre a divisão e seu ensino. As respostas dos estudantes investigados mostraram evidências de que eles, no geral, compreenderam situações que englobavam a ideia de divisão entre números naturais; reconheceram a operação como a que resolvia as situações. Todavia, a maioria deles encontrava dificuldades para realizar os procedimentos de cálculo. Quanto as estratégias, a maioria utilizou-se da divisão apoiando-se na multiplicação.
id UFOP-3_c7adb2309acb53c2f1307856f8574959
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4867
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino FundamentalThe Meanings of Division: An analysis of the strategies of fourth and fifth-grade studentsSignificados de la división: análisis de las estrategias de los estudiantes de cuarto y quinto año de primariaMathematics educationEarly yearsDivision learningStudents’ strategiesEducación matemáticaEnseñanza primariaAprendizaje de la divisiónEstrategias del alumnoEducação MatemáticaAnos IniciaisAprendizagem da divisãoEstratégias de alunosEste artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações que envolviam as ideias da divisão de partilha e quota.  Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário diagnóstico. A análise das informações coletadas foi fundamentada em estudos que versam sobre a divisão e seu ensino. As respostas dos estudantes investigados mostraram evidências de que eles, no geral, compreenderam situações que englobavam a ideia de divisão entre números naturais; reconheceram a operação como a que resolvia as situações. Todavia, a maioria deles encontrava dificuldades para realizar os procedimentos de cálculo. Quanto as estratégias, a maioria utilizou-se da divisão apoiando-se na multiplicação.This article investigated strategies used by students of the 4th and 5th grade of elementary school when solving situations that involved the ideas of the division of share and quota. The data were collected through of a diagnostic questionnaire. The analysis of the information collected was based on studies that deal with the division and its teaching. The answers of the students investigated showed evidence that they generally understood situations that encompassed the idea of division between natural numbers; they recognised the division operation as the one that solved the situations. However, most of them found it difficult to perform the calculation procedures. Regarding the resolution strategies, most of them used division based on the multiplication.El objetivo de este artículo es investigar las estrategias utilizadas por los alumnos de 4º y 5º de la enseñanza primaria para resolver situaciones que envolvían las ideas de división de reparto y cuota. Los datos fueron recolectados mediante la aplicación de un cuestionario de diagnóstico. El análisis de la información recopilada se basó en estudios que abordan la división y su enseñanza. Las respuestas de los estudiantes investigados indicaron que ellos, en general, comprendieron situaciones que englobaban la idea de división entre números naturales y reconocieron la operación como la que solucionó las situaciones. Sin embargo, a la mayoría de ellos les resultó difícil realizar los procedimientos de cálculo. En cuanto a las estrategias, la mayoría utilizó la división, apoyándose en la multiplicación.Editora da UFOP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/486710.33532/revemop.e202201Revemop; v. 4 (2022): Rolling Pass; e2022012596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867/3915Copyright (c) 2021 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Angelica da Fontoura GarciaAndrade, Daiane Silva2022-05-30T17:02:34Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4867Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2022-05-30T17:02:34Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
The Meanings of Division: An analysis of the strategies of fourth and fifth-grade students
Significados de la división: análisis de las estrategias de los estudiantes de cuarto y quinto año de primaria
title Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
Silva, Angelica da Fontoura Garcia
Mathematics education
Early years
Division learning
Students’ strategies
Educación matemática
Enseñanza primaria
Aprendizaje de la división
Estrategias del alumno
Educação Matemática
Anos Iniciais
Aprendizagem da divisão
Estratégias de alunos
title_short Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
title_full Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
title_sort Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
author Silva, Angelica da Fontoura Garcia
author_facet Silva, Angelica da Fontoura Garcia
Andrade, Daiane Silva
author_role author
author2 Andrade, Daiane Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Angelica da Fontoura Garcia
Andrade, Daiane Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics education
Early years
Division learning
Students’ strategies
Educación matemática
Enseñanza primaria
Aprendizaje de la división
Estrategias del alumno
Educação Matemática
Anos Iniciais
Aprendizagem da divisão
Estratégias de alunos
topic Mathematics education
Early years
Division learning
Students’ strategies
Educación matemática
Enseñanza primaria
Aprendizaje de la división
Estrategias del alumno
Educação Matemática
Anos Iniciais
Aprendizagem da divisão
Estratégias de alunos
description Este artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações que envolviam as ideias da divisão de partilha e quota.  Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário diagnóstico. A análise das informações coletadas foi fundamentada em estudos que versam sobre a divisão e seu ensino. As respostas dos estudantes investigados mostraram evidências de que eles, no geral, compreenderam situações que englobavam a ideia de divisão entre números naturais; reconheceram a operação como a que resolvia as situações. Todavia, a maioria deles encontrava dificuldades para realizar os procedimentos de cálculo. Quanto as estratégias, a maioria utilizou-se da divisão apoiando-se na multiplicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867
10.33532/revemop.e202201
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e202201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867/3915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 4 (2022): Rolling Pass; e202201
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970990239744