Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867 |
Resumo: | Este artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações que envolviam as ideias da divisão de partilha e quota. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário diagnóstico. A análise das informações coletadas foi fundamentada em estudos que versam sobre a divisão e seu ensino. As respostas dos estudantes investigados mostraram evidências de que eles, no geral, compreenderam situações que englobavam a ideia de divisão entre números naturais; reconheceram a operação como a que resolvia as situações. Todavia, a maioria deles encontrava dificuldades para realizar os procedimentos de cálculo. Quanto as estratégias, a maioria utilizou-se da divisão apoiando-se na multiplicação. |
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Significados de Divisão: análise de estratégias de estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino FundamentalThe Meanings of Division: An analysis of the strategies of fourth and fifth-grade studentsSignificados de la división: análisis de las estrategias de los estudiantes de cuarto y quinto año de primariaMathematics educationEarly yearsDivision learningStudents’ strategiesEducación matemáticaEnseñanza primariaAprendizaje de la divisiónEstrategias del alumnoEducação MatemáticaAnos IniciaisAprendizagem da divisãoEstratégias de alunosEste artigo teve o objetivo de investigar estratégias utilizadas por alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações que envolviam as ideias da divisão de partilha e quota. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário diagnóstico. A análise das informações coletadas foi fundamentada em estudos que versam sobre a divisão e seu ensino. As respostas dos estudantes investigados mostraram evidências de que eles, no geral, compreenderam situações que englobavam a ideia de divisão entre números naturais; reconheceram a operação como a que resolvia as situações. Todavia, a maioria deles encontrava dificuldades para realizar os procedimentos de cálculo. Quanto as estratégias, a maioria utilizou-se da divisão apoiando-se na multiplicação.This article investigated strategies used by students of the 4th and 5th grade of elementary school when solving situations that involved the ideas of the division of share and quota. The data were collected through of a diagnostic questionnaire. The analysis of the information collected was based on studies that deal with the division and its teaching. The answers of the students investigated showed evidence that they generally understood situations that encompassed the idea of division between natural numbers; they recognised the division operation as the one that solved the situations. However, most of them found it difficult to perform the calculation procedures. Regarding the resolution strategies, most of them used division based on the multiplication.El objetivo de este artículo es investigar las estrategias utilizadas por los alumnos de 4º y 5º de la enseñanza primaria para resolver situaciones que envolvían las ideas de división de reparto y cuota. Los datos fueron recolectados mediante la aplicación de un cuestionario de diagnóstico. El análisis de la información recopilada se basó en estudios que abordan la división y su enseñanza. Las respuestas de los estudiantes investigados indicaron que ellos, en general, comprendieron situaciones que englobaban la idea de división entre números naturales y reconocieron la operación como la que solucionó las situaciones. Sin embargo, a la mayoría de ellos les resultó difícil realizar los procedimientos de cálculo. En cuanto a las estrategias, la mayoría utilizó la división, apoyándose en la multiplicación.Editora da UFOP2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/486710.33532/revemop.e202201Revemop; v. 4 (2022): Rolling Pass; e2022012596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/4867/3915Copyright (c) 2021 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Angelica da Fontoura GarciaAndrade, Daiane Silva2022-05-30T17:02:34Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4867Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2022-05-30T17:02:34Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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