O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Simone Estigarribia de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Scaff, Elisangela Alves da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1288
Resumo: RESUMO:Constitui objetivo deste texto, analisar a atuação do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação. O estudo foi elaborado a partir de metodologia qualitativa, por meio de levantamento e análise de documentos emanados do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, como atas, relatórios, documentos orientadores, ofícios, entre outros. Os documentos analisados permitem verificar que o Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul se constituiu em um espaço de estudos, debates e sistematização de propostas para o Plano Estadual de Educação 2014-2024. Contudo, esse processo histórico, de conflitos e de consensos, construído por inúmeros sujeitos, não se encerra com sua legitimação legal, uma vez que o planejamento, enquanto política pública, é uma série histórica de ações e intenções de muitos participantes e não se resume a uma Lei ou projeto, mas requer o mesmo entusiasmo participativo nas outras fases dessa política, consubstanciadas nos processos de monitoramento e avaliação do plano aprovado.Palavras-chave: Planejamento Educacional, Plano Estadual de Educação, Fórum Estadual de Educação.
id UFOPA-1_0312831cfa7159ce6d893b8bf1bf3036
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1288
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do SulRESUMO:Constitui objetivo deste texto, analisar a atuação do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação. O estudo foi elaborado a partir de metodologia qualitativa, por meio de levantamento e análise de documentos emanados do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, como atas, relatórios, documentos orientadores, ofícios, entre outros. Os documentos analisados permitem verificar que o Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul se constituiu em um espaço de estudos, debates e sistematização de propostas para o Plano Estadual de Educação 2014-2024. Contudo, esse processo histórico, de conflitos e de consensos, construído por inúmeros sujeitos, não se encerra com sua legitimação legal, uma vez que o planejamento, enquanto política pública, é uma série histórica de ações e intenções de muitos participantes e não se resume a uma Lei ou projeto, mas requer o mesmo entusiasmo participativo nas outras fases dessa política, consubstanciadas nos processos de monitoramento e avaliação do plano aprovado.Palavras-chave: Planejamento Educacional, Plano Estadual de Educação, Fórum Estadual de Educação.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/128810.24065/2237-9460.2020v10n0ID1288Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200402237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1288/700Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Simone Estigarribia deScaff, Elisangela Alves da Silva2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1288Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:23.149936Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
title O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
spellingShingle O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
Lima, Simone Estigarribia de
title_short O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
title_full O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
title_fullStr O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
title_sort O protagonismo do Fórum Estadual de Educação na elaboração do plano estadual de educação de Mato Grosso do Sul
author Lima, Simone Estigarribia de
author_facet Lima, Simone Estigarribia de
Scaff, Elisangela Alves da Silva
author_role author
author2 Scaff, Elisangela Alves da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Simone Estigarribia de
Scaff, Elisangela Alves da Silva
description RESUMO:Constitui objetivo deste texto, analisar a atuação do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação. O estudo foi elaborado a partir de metodologia qualitativa, por meio de levantamento e análise de documentos emanados do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, como atas, relatórios, documentos orientadores, ofícios, entre outros. Os documentos analisados permitem verificar que o Fórum Estadual de Mato Grosso do Sul se constituiu em um espaço de estudos, debates e sistematização de propostas para o Plano Estadual de Educação 2014-2024. Contudo, esse processo histórico, de conflitos e de consensos, construído por inúmeros sujeitos, não se encerra com sua legitimação legal, uma vez que o planejamento, enquanto política pública, é uma série histórica de ações e intenções de muitos participantes e não se resume a uma Lei ou projeto, mas requer o mesmo entusiasmo participativo nas outras fases dessa política, consubstanciadas nos processos de monitoramento e avaliação do plano aprovado.Palavras-chave: Planejamento Educacional, Plano Estadual de Educação, Fórum Estadual de Educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1288
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1288
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1288
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1288/700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus ISSN 2237-9460
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020040
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038411636736