Desempenho escolar e vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214 |
Resumo: | Este artigo discute a dinâmica do desenvolvimento e outros conceitos construídos pelo Enfoque Histórico-Cultural como categorias que permitem compreender de forma mais adequada o desempenho escolar de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Demonstra a contribuição da Psicologia para construir, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e do pensamento complexo uma explicação mais abrangente do desenvolvimento humano e das relações entre aprendizado e desenvolvimento humano. São apresentados fragmentos de ações educativas realizadas com dois sujeitos em situação de risco social.Palavras-chave: Educação. Vulnerabilidade social. Desenvolvimento humano. |
id |
UFOPA-1_04fb840de02e949a207cbd036ed4d9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/214 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho escolar e vulnerabilidade socialEste artigo discute a dinâmica do desenvolvimento e outros conceitos construídos pelo Enfoque Histórico-Cultural como categorias que permitem compreender de forma mais adequada o desempenho escolar de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Demonstra a contribuição da Psicologia para construir, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e do pensamento complexo uma explicação mais abrangente do desenvolvimento humano e das relações entre aprendizado e desenvolvimento humano. São apresentados fragmentos de ações educativas realizadas com dois sujeitos em situação de risco social.Palavras-chave: Educação. Vulnerabilidade social. Desenvolvimento humano.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 146-1642237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214/201Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalejon, Laura Marisa Carnielo2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/214Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.289552Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
title |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
spellingShingle |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social Calejon, Laura Marisa Carnielo |
title_short |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
title_full |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
title_fullStr |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
title_sort |
Desempenho escolar e vulnerabilidade social |
author |
Calejon, Laura Marisa Carnielo |
author_facet |
Calejon, Laura Marisa Carnielo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calejon, Laura Marisa Carnielo |
description |
Este artigo discute a dinâmica do desenvolvimento e outros conceitos construídos pelo Enfoque Histórico-Cultural como categorias que permitem compreender de forma mais adequada o desempenho escolar de sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Demonstra a contribuição da Psicologia para construir, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e do pensamento complexo uma explicação mais abrangente do desenvolvimento humano e das relações entre aprendizado e desenvolvimento humano. São apresentados fragmentos de ações educativas realizadas com dois sujeitos em situação de risco social.Palavras-chave: Educação. Vulnerabilidade social. Desenvolvimento humano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/214/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 146-164 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036913221632 |