Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim Junior, Jorge Washington de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Urnau, Lílian Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1257
Resumo: Neste trabalho, o objetivo é analisar os sentidos que estudantes atribuem à sua formação em um curso técnico integrado ao ensino médio. À luz do referencial da Psicologia Histórico-Cultural e por meio de entrevistas semiestruturadas, realizamos uma pesquisa com quatro adolescentes, estudantes do último ano do Curso de Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os resultados demonstram que a contradição atravessa a formação profissional ofertada e recebida pelos estudantes, uma vez que seu objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, auxiliar na preparação e na continuidade da escolarização no ensino superior. Tal dualidade estrutural impacta significativamente na formação de sentidos para os alunos, os quais acreditam estar em vantagem no cenário competitivo do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que observam desvantagens no ingresso ao ensino superior. Em vez da ênfase no ensino propedêutico, em um curso técnico, o foco maior é nos conhecimentos técnicos específicos à formação em engenharia civil e arquitetura, por exemplo. Além disso, os sentidos predominantes revelaram a contraposição entre oportunidades educativas e perspectivas de futuro para esses jovens de camadas populares. O excesso de atividades de estudo e de cobranças é por eles considerado como meio para que atinjam mais autonomia e responsabilidade, entendidas como requisitos importantes na inserção competitiva. Palavras-chave: Adolescência. Educação Técnica integrada ao Ensino Médio. Sentidos.
id UFOPA-1_0e79b628a81815f2428a37c27e16068b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1257
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantesNeste trabalho, o objetivo é analisar os sentidos que estudantes atribuem à sua formação em um curso técnico integrado ao ensino médio. À luz do referencial da Psicologia Histórico-Cultural e por meio de entrevistas semiestruturadas, realizamos uma pesquisa com quatro adolescentes, estudantes do último ano do Curso de Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os resultados demonstram que a contradição atravessa a formação profissional ofertada e recebida pelos estudantes, uma vez que seu objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, auxiliar na preparação e na continuidade da escolarização no ensino superior. Tal dualidade estrutural impacta significativamente na formação de sentidos para os alunos, os quais acreditam estar em vantagem no cenário competitivo do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que observam desvantagens no ingresso ao ensino superior. Em vez da ênfase no ensino propedêutico, em um curso técnico, o foco maior é nos conhecimentos técnicos específicos à formação em engenharia civil e arquitetura, por exemplo. Além disso, os sentidos predominantes revelaram a contraposição entre oportunidades educativas e perspectivas de futuro para esses jovens de camadas populares. O excesso de atividades de estudo e de cobranças é por eles considerado como meio para que atinjam mais autonomia e responsabilidade, entendidas como requisitos importantes na inserção competitiva. Palavras-chave: Adolescência. Educação Técnica integrada ao Ensino Médio. Sentidos.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/125710.24065/2237-9460.2020v10n0ID1257Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200332237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1257/693Copyright (c) 2020 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim Junior, Jorge Washington deUrnau, Lílian Caroline2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1257Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:22.293953Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
title Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
spellingShingle Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
Amorim Junior, Jorge Washington de
title_short Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
title_full Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
title_fullStr Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
title_full_unstemmed Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
title_sort Sentidos atribuídos à formação técnica integrada ao Ensino Médio por estudantes
author Amorim Junior, Jorge Washington de
author_facet Amorim Junior, Jorge Washington de
Urnau, Lílian Caroline
author_role author
author2 Urnau, Lílian Caroline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim Junior, Jorge Washington de
Urnau, Lílian Caroline
description Neste trabalho, o objetivo é analisar os sentidos que estudantes atribuem à sua formação em um curso técnico integrado ao ensino médio. À luz do referencial da Psicologia Histórico-Cultural e por meio de entrevistas semiestruturadas, realizamos uma pesquisa com quatro adolescentes, estudantes do último ano do Curso de Edificações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os resultados demonstram que a contradição atravessa a formação profissional ofertada e recebida pelos estudantes, uma vez que seu objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, auxiliar na preparação e na continuidade da escolarização no ensino superior. Tal dualidade estrutural impacta significativamente na formação de sentidos para os alunos, os quais acreditam estar em vantagem no cenário competitivo do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que observam desvantagens no ingresso ao ensino superior. Em vez da ênfase no ensino propedêutico, em um curso técnico, o foco maior é nos conhecimentos técnicos específicos à formação em engenharia civil e arquitetura, por exemplo. Além disso, os sentidos predominantes revelaram a contraposição entre oportunidades educativas e perspectivas de futuro para esses jovens de camadas populares. O excesso de atividades de estudo e de cobranças é por eles considerado como meio para que atinjam mais autonomia e responsabilidade, entendidas como requisitos importantes na inserção competitiva. Palavras-chave: Adolescência. Educação Técnica integrada ao Ensino Médio. Sentidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1257
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1257
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1257
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1257/693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020033
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038381228032