O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141 |
Resumo: | Este artigo discute o trabalho como princípio educativo e a atualidade da educação politécnica perante o projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Neste cenário, a ofensiva do capital na busca frenética pela redução de custos e o aumento da competitividade empresarial têm significado, para os trabalhadores, precarização do trabalho e das relações de emprego. No âmbito da educação, as propostas vinculadas ao discurso pós-moderno, irmão siamês das proposições neoliberais, deve ser entendido no quadro de luta intensa do capital por sua perpetuação, esvaziando a função social da educação e reforçando a mercantilização do processo escolar. Dessa forma, a classe dominante providencia para que os trabalhadores tenham acesso apenas ao conhecimento necessário que o possibilitem produzir, mas não desvendar o mundo em que vive. Diante desta constatação, o presente artigo tem como objetivo apontar as principais características da educação politécnica e discutir sua atualidade diante do projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Por fim, reiteramos a necessidade urgente de novas estratégias de luta, na qual persistem os desafios de mudanças estruturais na sociedade, tendo como intento superar a lacuna histórica produzida entre trabalho manual e trabalho intelectual, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo. Educação politécnica. Projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. |
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O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnicaEste artigo discute o trabalho como princípio educativo e a atualidade da educação politécnica perante o projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Neste cenário, a ofensiva do capital na busca frenética pela redução de custos e o aumento da competitividade empresarial têm significado, para os trabalhadores, precarização do trabalho e das relações de emprego. No âmbito da educação, as propostas vinculadas ao discurso pós-moderno, irmão siamês das proposições neoliberais, deve ser entendido no quadro de luta intensa do capital por sua perpetuação, esvaziando a função social da educação e reforçando a mercantilização do processo escolar. Dessa forma, a classe dominante providencia para que os trabalhadores tenham acesso apenas ao conhecimento necessário que o possibilitem produzir, mas não desvendar o mundo em que vive. Diante desta constatação, o presente artigo tem como objetivo apontar as principais características da educação politécnica e discutir sua atualidade diante do projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Por fim, reiteramos a necessidade urgente de novas estratégias de luta, na qual persistem os desafios de mudanças estruturais na sociedade, tendo como intento superar a lacuna histórica produzida entre trabalho manual e trabalho intelectual, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo. Educação politécnica. Projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 255-2742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141/141Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marco Antônio de OliveiraMaciel, Antônio CarlosFrança, Rosângela de Fátima CavalcanteFerrazzo, Gedeli2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.361057Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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