O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marco Antônio de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maciel, Antônio Carlos, França, Rosângela de Fátima Cavalcante, Ferrazzo, Gedeli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141
Resumo: Este artigo discute o trabalho como princípio educativo e a atualidade da educação politécnica perante o projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Neste cenário, a ofensiva do capital na busca frenética pela redução de custos e o aumento da competitividade empresarial têm significado, para os trabalhadores, precarização do trabalho e das relações de emprego. No âmbito da educação, as propostas vinculadas ao discurso pós-moderno, irmão siamês das proposições neoliberais, deve ser entendido no quadro de luta intensa do capital por sua perpetuação, esvaziando a função social da educação e reforçando a mercantilização do processo escolar. Dessa forma, a classe dominante providencia para que os trabalhadores tenham acesso apenas ao conhecimento necessário que o possibilitem produzir, mas não desvendar o mundo em que vive. Diante desta constatação, o presente artigo tem como objetivo apontar as principais características da educação politécnica e discutir sua atualidade diante do projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Por fim, reiteramos a necessidade urgente de novas estratégias de luta, na qual persistem os desafios de mudanças estruturais na sociedade, tendo como intento superar a lacuna histórica produzida entre trabalho manual e trabalho intelectual, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo. Educação politécnica. Projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno.
id UFOPA-1_123d62026c8c8953f68ab15dae58b209
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnicaEste artigo discute o trabalho como princípio educativo e a atualidade da educação politécnica perante o projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Neste cenário, a ofensiva do capital na busca frenética pela redução de custos e o aumento da competitividade empresarial têm significado, para os trabalhadores, precarização do trabalho e das relações de emprego. No âmbito da educação, as propostas vinculadas ao discurso pós-moderno, irmão siamês das proposições neoliberais, deve ser entendido no quadro de luta intensa do capital por sua perpetuação, esvaziando a função social da educação e reforçando a mercantilização do processo escolar. Dessa forma, a classe dominante providencia para que os trabalhadores tenham acesso apenas ao conhecimento necessário que o possibilitem produzir, mas não desvendar o mundo em que vive. Diante desta constatação, o presente artigo tem como objetivo apontar as principais características da educação politécnica e discutir sua atualidade diante do projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Por fim, reiteramos a necessidade urgente de novas estratégias de luta, na qual persistem os desafios de mudanças estruturais na sociedade, tendo como intento superar a lacuna histórica produzida entre trabalho manual e trabalho intelectual, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo. Educação politécnica. Projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 255-2742237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141/141Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marco Antônio de OliveiraMaciel, Antônio CarlosFrança, Rosângela de Fátima CavalcanteFerrazzo, Gedeli2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/141Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.361057Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
title O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
spellingShingle O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
Gomes, Marco Antônio de Oliveira
title_short O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
title_full O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
title_fullStr O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
title_full_unstemmed O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
title_sort O trabalho como princípio educativo: a atualidade da educação politécnica
author Gomes, Marco Antônio de Oliveira
author_facet Gomes, Marco Antônio de Oliveira
Maciel, Antônio Carlos
França, Rosângela de Fátima Cavalcante
Ferrazzo, Gedeli
author_role author
author2 Maciel, Antônio Carlos
França, Rosângela de Fátima Cavalcante
Ferrazzo, Gedeli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marco Antônio de Oliveira
Maciel, Antônio Carlos
França, Rosângela de Fátima Cavalcante
Ferrazzo, Gedeli
description Este artigo discute o trabalho como princípio educativo e a atualidade da educação politécnica perante o projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Neste cenário, a ofensiva do capital na busca frenética pela redução de custos e o aumento da competitividade empresarial têm significado, para os trabalhadores, precarização do trabalho e das relações de emprego. No âmbito da educação, as propostas vinculadas ao discurso pós-moderno, irmão siamês das proposições neoliberais, deve ser entendido no quadro de luta intensa do capital por sua perpetuação, esvaziando a função social da educação e reforçando a mercantilização do processo escolar. Dessa forma, a classe dominante providencia para que os trabalhadores tenham acesso apenas ao conhecimento necessário que o possibilitem produzir, mas não desvendar o mundo em que vive. Diante desta constatação, o presente artigo tem como objetivo apontar as principais características da educação politécnica e discutir sua atualidade diante do projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno. Por fim, reiteramos a necessidade urgente de novas estratégias de luta, na qual persistem os desafios de mudanças estruturais na sociedade, tendo como intento superar a lacuna histórica produzida entre trabalho manual e trabalho intelectual, com vistas à criação de uma sociedade emancipada, onde será possível a existência de uma educação integral, segundo a concepção marxiana.Palavras-chave: Trabalho como princípio educativo. Educação politécnica. Projeto hegemônico neoliberal e pós-moderno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/141/141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 255-274
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036826189824