Marx e a politecnia, ou: do princípio educativo ao princípio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Antônio Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/530
Resumo: Este artigo tem por objetivo expor a trajetória epistemológica da definição do conceito de politecnia como princípio pedagógico e explicar porque é o fundamento determinante da educação integral politécnica. Analisa a concepção marxiana de educação comparando as versões em língua francesa, inglesa, portuguesa e brasileira (MARX, 1976, 1982, 1983, 1996), bem como algumas das mais importantes obras brasileiras sobre o tema (SAVIANI, 1989, 2003, 2007; KUENZER, 1989, 2005; FRIGOTTO, 2002, 2012; SOARES, 2000, 2004; LOMBARDI, 2008; SANFELICE, 1991; NOGUEIRA, 1990; NOSELLA, 2004, 2007, 2009), passando por Manacorda (2010) para demonstrar a importância, mas, ao mesmo tempo, os limites do conceito de trabalho como princípio educativo. O resultado do estudo aponta para a necessidade de: a) atualizar a concepção marxiana de educação; b) complementar o trabalho como princípio educativo com a politecnia como princípio pedagógico; c) operacionalizar a prática pedagógica pela formulação da politecnia como princípio pedagógico; d) demonstrar a educação integral politécnica, da educação infantil à universidade, como alternativa às propostas pedagógicas de educação escolar estatal. Palavras-chave: Politecnia. Princípio Educativo. Princípio Pedagógico.
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