Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44 |
Resumo: | Este texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia qualitativa, teve como objetivo principal perceber a compreensão dos estudantes em relação à avaliação escolar, no que se refere aos modelos somativo e formativo. Pela análise feita, observa-se que a maioria dos alunos relaciona a avaliação escolar com o desenvolvimento de provas e trabalhos, aproximando suas concepções ao modelo tradicional de avaliação. Palavras-chave: Ensino médio politécnico. Avaliação escolar. |
id |
UFOPA-1_15ab891f78579b9e7aeb816a0f166cfb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avançosEste texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia qualitativa, teve como objetivo principal perceber a compreensão dos estudantes em relação à avaliação escolar, no que se refere aos modelos somativo e formativo. Pela análise feita, observa-se que a maioria dos alunos relaciona a avaliação escolar com o desenvolvimento de provas e trabalhos, aproximando suas concepções ao modelo tradicional de avaliação. Palavras-chave: Ensino médio politécnico. Avaliação escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 138-1502237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44/44Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessVian, VanessaQuartieri, Marli TeresinhaAmado, Nélia Maria Pontes2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.310098Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
title |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
spellingShingle |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços Vian, Vanessa |
title_short |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
title_full |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
title_fullStr |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
title_full_unstemmed |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
title_sort |
Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços |
author |
Vian, Vanessa |
author_facet |
Vian, Vanessa Quartieri, Marli Teresinha Amado, Nélia Maria Pontes |
author_role |
author |
author2 |
Quartieri, Marli Teresinha Amado, Nélia Maria Pontes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vian, Vanessa Quartieri, Marli Teresinha Amado, Nélia Maria Pontes |
description |
Este texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia qualitativa, teve como objetivo principal perceber a compreensão dos estudantes em relação à avaliação escolar, no que se refere aos modelos somativo e formativo. Pela análise feita, observa-se que a maioria dos alunos relaciona a avaliação escolar com o desenvolvimento de provas e trabalhos, aproximando suas concepções ao modelo tradicional de avaliação. Palavras-chave: Ensino médio politécnico. Avaliação escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 138-150 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036286173184 |