Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vian, Vanessa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Quartieri, Marli Teresinha, Amado, Nélia Maria Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44
Resumo: Este texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia qualitativa, teve como objetivo principal perceber a compreensão dos estudantes em relação à avaliação escolar, no que se refere aos modelos somativo e formativo. Pela análise feita, observa-se que a maioria dos alunos relaciona a avaliação escolar com o desenvolvimento de provas e trabalhos, aproximando suas concepções ao modelo tradicional de avaliação. Palavras-chave: Ensino médio politécnico. Avaliação escolar. 
id UFOPA-1_15ab891f78579b9e7aeb816a0f166cfb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avançosEste texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia qualitativa, teve como objetivo principal perceber a compreensão dos estudantes em relação à avaliação escolar, no que se refere aos modelos somativo e formativo. Pela análise feita, observa-se que a maioria dos alunos relaciona a avaliação escolar com o desenvolvimento de provas e trabalhos, aproximando suas concepções ao modelo tradicional de avaliação. Palavras-chave: Ensino médio politécnico. Avaliação escolar. Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 138-1502237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44/44Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessVian, VanessaQuartieri, Marli TeresinhaAmado, Nélia Maria Pontes2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:05.310098Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
title Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
spellingShingle Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
Vian, Vanessa
title_short Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
title_full Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
title_fullStr Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
title_full_unstemmed Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
title_sort Avaliação escolar no modelo do ensino médio politécnico gaúcho: permanências e avanços
author Vian, Vanessa
author_facet Vian, Vanessa
Quartieri, Marli Teresinha
Amado, Nélia Maria Pontes
author_role author
author2 Quartieri, Marli Teresinha
Amado, Nélia Maria Pontes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vian, Vanessa
Quartieri, Marli Teresinha
Amado, Nélia Maria Pontes
description Este texto é oriundo da aplicação de um questionário aberto para dezoito estudantes de uma escola pública de ensino médio politécnico no Vale do Taquari, RS. O desafio de trabalhar com a temática acerca dos entendimentos da avaliação por parte dos estudantes emergiu na disciplina de Processos de Avaliação, do Mestrado em Ensino da Univates – Centro Universitário. Utilizando-se de metodologia qualitativa, teve como objetivo principal perceber a compreensão dos estudantes em relação à avaliação escolar, no que se refere aos modelos somativo e formativo. Pela análise feita, observa-se que a maioria dos alunos relaciona a avaliação escolar com o desenvolvimento de provas e trabalhos, aproximando suas concepções ao modelo tradicional de avaliação. Palavras-chave: Ensino médio politécnico. Avaliação escolar. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/44/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 6 n. 1 (2016); 138-150
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036286173184