Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823 |
Resumo: | O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos. |
id |
UTFPR-7_516fdcd0e75f19f2822080ab6d06f575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2823 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RSEnsino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos.O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)capesVian, VanessaSouza, Lauren Heineck deDel Pino, José ClaudioMarchi, Mirian InesOliveira, Eniz Conceição2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/282310.3895/rbect.v10n2.2823Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/2823Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
title |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
spellingShingle |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS Vian, Vanessa Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos. |
title_short |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
title_full |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
title_fullStr |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
title_full_unstemmed |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
title_sort |
Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS |
author |
Vian, Vanessa |
author_facet |
Vian, Vanessa Souza, Lauren Heineck de Del Pino, José Claudio Marchi, Mirian Ines Oliveira, Eniz Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Lauren Heineck de Del Pino, José Claudio Marchi, Mirian Ines Oliveira, Eniz Conceição |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vian, Vanessa Souza, Lauren Heineck de Del Pino, José Claudio Marchi, Mirian Ines Oliveira, Eniz Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos. |
topic |
Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos. |
description |
O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823 10.3895/rbect.v10n2.2823 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n2.2823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871017934848 |