Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vian, Vanessa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Lauren Heineck de, Del Pino, José Claudio, Marchi, Mirian Ines, Oliveira, Eniz Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823
Resumo: O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos.
id UTFPR-7_516fdcd0e75f19f2822080ab6d06f575
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2823
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RSEnsino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos.O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)capesVian, VanessaSouza, Lauren Heineck deDel Pino, José ClaudioMarchi, Mirian InesOliveira, Eniz Conceição2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/282310.3895/rbect.v10n2.2823Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/2823Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
title Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
spellingShingle Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
Vian, Vanessa
Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos.
title_short Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
title_full Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
title_fullStr Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
title_full_unstemmed Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
title_sort Percepções de estudantes quanto os processos de mudança proposto pelo ensino médio politécnico no RS
author Vian, Vanessa
author_facet Vian, Vanessa
Souza, Lauren Heineck de
Del Pino, José Claudio
Marchi, Mirian Ines
Oliveira, Eniz Conceição
author_role author
author2 Souza, Lauren Heineck de
Del Pino, José Claudio
Marchi, Mirian Ines
Oliveira, Eniz Conceição
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Vian, Vanessa
Souza, Lauren Heineck de
Del Pino, José Claudio
Marchi, Mirian Ines
Oliveira, Eniz Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos.
topic Ensino Médio Politécnico; Mudanças educacionais; Alunos.
description O texto analisa documentos relacionados à proposta de reestruturação do ensino médio no RS (2011-2014), denominado ensino médio politécnico. A partir destes e da identificação dos princípios orientadores da proposta, um questionário composto por 22 afirmativas de estilo Likert foi aplicado a 153 alunos concluintes do ensino médio no ano de 2014, em duas escolas públicas no Vale do Taquari, RS. O Objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes entrevistados quanto às mudanças sentidas por eles nas escolas onde estudam. Pelos resultados, podemos observar que os alunos não participaram na construção desta proposta, indicando pouca percepção de mudanças no meio escolar a partir da mesmas. Os alunos também evidenciam que, embora sentissem os professores pouco preparados para trabalhar na perspectiva da pesquisa, os mesmos demonstram envolvimento dentro das disciplinas que desenvolvem trabalhos com o uso da mesma, considerando que esta metodologia contribui para torná-los mais críticos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823
10.3895/rbect.v10n2.2823
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.2823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2823/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871017934848